Uma lista para prospecção ajuda todo tipo de negócio?
Encontrar bons clientes no mercado não é tarefa fácil, por isso, ter uma lista para prospecção traz verdadeiros benefícios para qualquer empresa. A prospecção é uma etapa essencial para as vendas, afinal se uma empresa não encontra seus próprios consumidores, como irá fechar novas vendas?
Mas claro, há algumas ferramentas e estratégias que podem facilitar a prospecção ou elevá-las a um grau de excelência, o que aumenta o desempenho da busca por clientes qualificados. Hoje iremos analisar uma delas, a lista para prospecção e como uma empresa pode ter seu trabalho facilitado por ela. Confira!
O que é uma lista para prospecção?
Trata-se da disposição de clientes em forma de listas com detalhes sobre suas características, como: contato, localização, poder de compra, e outras informações preciosas para empresas de variados setores. Com uma lista dessas, seu negócio está muito mais livre para avançar no mercado, conquistando novos clientes e consumidores.
E quando falamos em uma lista para prospecção, não falamos de clientes aleatórios que podem não fazer parte do perfil que sua empresa procura ou ao qual é dedicada. Uma lista para prospecção de qualidade é composta por leads específicos para seu produto ou serviço, com dados segmentados em poucos cliques, que garantem ações mais eficazes.
A prospecção assim se torna muito mais versátil, assertiva e com um desempenho muito melhor. Já que, com a lista, sua prospecção se torna muito mais sadia, organizada e sem a necessidade de perder mais tempo e energia com indivíduos que não fazem parte de seu público alvo.
Só com métodos de prospecção aprimorados utilizados pelas empresas um negócio tem maiores chances de chegar até novos clientes antes que eles sejam cativados por seus concorrentes. Então, para além de uma vantagem dentro do mercado, uma lista para prospecção pode ser um item essencial para o crescimento do seu negócio.
Para que serve a lista para prospecção?
A lista serve para realizar uma prospecção com muito mais efetividade e assertividade. O que queremos dizer com isso é que uma consulta de dados é uma atividade ampla e capaz de apontar prospecções erradas, que desde a base não dão nenhum resultado para empresa.
Além disso, aponta erros de ajustes, ou seja, prospecções que perdem tempo em algum cenário do mercado ou localização onde há poucos clientes interessados, ou que demoram bastante para garantir resultados positivos para a empresa. Em qualquer um desses cenários a prospecção precisa ser imediatamente acertada e sofrer ajustes para se tornar uma prospecção efetiva.
E não há um método que lide diretamente com esse problema melhor que uma lista para prospecção. Com ela você terá novos clientes e leads à sua disposição com todas as informações necessárias para realizar uma abordagem adequada.
Com uma lista para prospecção você tem todas as informações dos clientes – ou futuros clientes – atualizadas e segmentadas por uma série de atributos diferentes, desde o contato do cliente, até suas características relevantes como seu poder de compra, localização e cenário onde está inserido.
Ela não te ajuda apenas com os nomes que constam nessa lista, mas também a ter um panorama do estado do mercado e onde você pode conquistar mais clientes. Sendo assim, uma lista para prospecção não serve apenas para estimular a prospecção e guiá-la, mas também serve para pautar inúmeras outras estratégias da empresa, seja a curto ou longo prazo.
Como uma lista para prospecção ajuda todo tipo de negócio?
Quando falamos de prospecção de clientes, muitas pessoas remetem imediatamente esse tipo de estratégia a grandes empresas ou empresas mais voltadas para tecnologia. Essa perspectiva é completamente infundada e retrógrada e prejudica novos negócios ou até mesmo empresas de menor porte.
A verdade é que todo negócio pode se beneficiar de uma lista para prospecção. O que acontece é que muitos negócios de menor porte não tem tempo ou uma equipe dedicada a realizar esse tipo de coisa. Logo, realmente fica difícil realizar uma prospecção de qualidade. Mas imagina a facilidade que qualquer empresa teria com uma lista de prospecção em mãos?
Toda empresa, independente do seu tamanho ou segmento, precisa crescer, e não há método melhor para o crescimento do que realizar uma prospecção adequada. Uma vez em posse de uma lista para prospecção, saiba que seu negócio irá ter os meios, os melhores e mais efetivos, para encontrar clientes e conquistá-los.
Como fazer uma prospecção B2B ou B2C?
Levando em consideração todas essas vantagens, você deve estar se perguntando: como fazer a lista de prospecção ideal para a minha empresa? Qual a diferença, por exemplo, entre uma prospecção voltada para clientes B2B e uma para B2C?
Antes de mais nada, temos que tomar como ponto de partida que, apesar de seguirem jornadas de vendas parecidas com a estratégia de funil, ambas modalidades B2B e B2C têm suas próprias particularidades. Afinal de contas, os critérios para definir o perfil de uma empresa cliente são completamente diferentes daqueles usados para o consumidor final, certo?
Mas se você está procurando por uma maneira de fazer a sua lista de prospecção com dados precisos, conheça os serviços de consulta e enriquecimento de dados da Data Stone! Através da plataforma da Data Stone, você pode montar a sua própria mailing list de leads prospectados através de filtros personalizados.
Com esses filtros, você pode definir quais os dados essenciais para a sua prospecção — seja ela voltada para B2B ou B2C. Dentre eles, podemos destacar: CPF, CNPJ, nome completo, nome da empresa, domínio URL, placa do veículo, região, entre outros.
Assim, contando com uma plataforma com uma base de dados atualizada, você pode não apenas enriquecer as informações da sua carteira de clientes, como também nutri-la com dados precisos para investir em campanhas de marketing assertivas. Dessa maneira, você garante produtividade e eficiência aos times estratégicos da sua empresa!
Quais os tipos de negócio que uma lista para prospecção pode ajudar?
Vamos agora entender na prática como todo e qualquer negócio pode acabar se beneficiando de uma lista para prospecção. Confira!
Restaurantes
Um negócio como um restaurante só tem a ganhar com uma lista de prospecção em mãos. Com ela você pode direcionar seu marketing para um público com maiores chances de consumir em seu estabelecimento.
Uma lista de prospecção também é um item super interessante se você tem planos de crescer e montar alguma filial ou coisa do tipo, com ela você estará muito mais apto para escolher um lugar bacana e vantajoso, evitando investimento em campanhas ou expansões sem potencial de retorno.
Pizzarias
Pizzarias são uma verdadeira febre! É um negócio bastante rentável, afinal, quem não ama pizzas? O problema é que de tão popular uma pizzaria precisa estar apta para lutar contra seus concorrentes.
Com uma lista para prospecção tudo fica mais fácil, assim você pode prospectar novos clientes, descobrir um novo público para seu estabelecimento e estar apto a lutar por mais espaço com informações que seus concorrentes não têm.
Lojas de eletrônicos
Até mesmo uma loja de eletrônicos pode se favorecer de uma boa lista para prospecção. Uma loja de eletrônicos tem muita variedade em seus produtos e vendas, saber que cliente atingir pode ser um verdadeiro desafio. Por isso mesmo a lista vem como uma grande aliada, capaz de dar um norte definido para uma loja desse segmento e trazer muito mais vantagens em suas vendas.
Loja de roupa
Uma loja de roupas e de moda também deve sempre estar atenta à mudança sofrida por seus consumidores. Afinal, nem toda roupa é para todo tipo de pessoa e moda é algo que evidentemente tem muito a ver com tribos.
Com uma lista para prospecção, uma loja de roupas tem muito mais capacidade para discernir seu público, visto que apesar de todo mundo usar roupas, os gosto e potencial de compra de cada indivíduo varia bastante. Além disso, é possível saber que tipo de produtos e modas determinados clientes buscam.
Basicamente todo negócio pode se beneficiar de uma lista para prospecção, afinal, todo negócio precisa crescer e crescer com mais velocidade, apostando sempre no mercado correto, não é mesmo?
Por isso que independente do seu negócio e do segmento de suas vendas, invista em um serviço de lista para prospecção de qualidade que traga mais assertividade em suas campanhas de venda.
Procure pela Data Stone e tenha em suas mãos um serviço de lista para prospecção de qualidade, confiável e feito para você!