Tipos de mailing: qual é o ideal para a sua empresa?

Tipos de mailing qual é o ideal para a sua empresa

Você sabia que conhecer os diversos tipos de mailing é uma estratégia vital para o crescimento do seu negócio? Duas coisas fundamentais podem ser tiradas dessa prática. A primeira diz respeito a ter os leads certos a fim de explorar o marketing de forma cada vez mais precisa. Já a segunda, é sobre explorar uma das maiores mídias de comunicação entre empresa e cliente: o envio de e-mails.

Por mais que mídias como as redes sociais, e aplicativos como o WhatsApp e o Telegram sejam tidos como importantes ferramentas de comunicação atualmente, a força do e-mail permanece. De fato, podemos dizer que as pessoas esperam receber novidades e campanhas de uma empresa, através dos e-mails. São mensagens relativamente sucintas e que são lidas diariamente pela maioria dos usuários.

Mas para que uma campanha de e-mail marketing realmente funcione, é necessário trabalhar com os tipos de mailing adequados para a realidade de uma empresa. Se você pensa em alcançar novos clientes, bem como travar relacionamentos duradouros com eles, é necessário saber como o mailing funciona, e como pode ser uma verdadeira semente para colher conversões e vendas recorrentes no futuro.

Portanto, confira a seguir o que são, quais os tipos de mailing, para que servem, quais suas vantagens e desvantagens. Veja também como usar essa ferramenta de marketing importantíssima, e o que você deve fazer e o que precisa evitar para não perder tempo, nem recursos.

O que é mailing e quais os seus tipos?

Mailing é o termo que usamos para nos referirmos a uma lista de leads, cada qual com o seu conjunto de informações respectiva, dentre elas e-mail, telefone, nome completo, nome da mãe, data de nascimento, CPF, CNPJ, entre outras. A quantidade de informações contidas depende, exclusivamente, de quais são fundamentais na sua prospecção.

É interessante notar que a palavra “mailing”, que vem do inglês, se refere ao ato de enviar cartas. Mas no Marketing Digital, após ser associado ao envio de e-mails, esse termo ganhou outro significado: uma da lista de leads devidamente prospectados que serve ao enriquecimento de dados, campanhas de marketing e ações de uma empresa.

O que é mailing e quais os seus tipos
Fonte/Reprodução: original

Quanto aos tipos de mailing, refere-se basicamente aos formatos de mensagem desenvolvidos para estabelecer uma boa relação com o cliente, potencializando a estratégia de prospecção e vendas.

Hoje em dia, a concorrência entre empresas de qualquer segmento é cada vez mais acirrada. Por isso, empresas menores se beneficiam muito de ações estratégicas. Conhecer os diversos tipos de mailing, bem como usá-los em campanhas de e-mail marketing, é uma forma de sair na frente e até mesmo de enfrentar a concorrência com grandes players do mercado.

Logo, os diferentes tipos de mailing são uma verdadeira arma para qualquer empresa. Primeiro porque trazem organização aos processos de venda, já que organizam em uma lista os leads, prospects, ou até mesmo clientes, por nome.

Segundo porque ter um mailing list bem segmentado é ideal para criar conteúdos e estratégias de marketing que realmente atinjam as pessoas certas. Esse último motivo pode ser exemplificado no ato de mandar uma carta, a qual contém um determinado recado.

Se o recado é entregue à pessoa correta, ao destinatário correto, a mensagem é compreendida. Porém, a mensagem certa enviada para a pessoa errada pode ter um efeito nulo, gerando desperdício de tempo e recursos. No ambiente de uma empresa, esse tipo de gasto sem foco deve ser evitado ao máximo.

Para que servem os tipos de mailing?

Os diversos tipos de mailing, utilizados para fazer campanhas de e-mail marketing, servem para que uma empresa obtenha clientes, estabeleça contato com eles e mantenha um relacionamento duradouro ou tente recuperá-los, após um tempo de ausência.

Quem é da área do empreendedorismo sabe que para adquirir um novo cliente o custo pode ser alto. Portanto, é muito mais fácil manter clientes através de um bom relacionamento, para que as vendas sejam recorrentes e para que a marca da empresa ganhe autoridade no mercado e aos olhos dos consumidores.

O fato que o e-mail é o canal favorito de comunicação com uma empresa pela maioria das pessoas, o que torna os diversos tipos de mailing armas poderosas. Se a empresa deve estar onde o cliente está, é óbvio que o e-mail deve ser explorado.

Além disso, é possível criar ações de marketing mais direcionadas, que falem especificamente com o perfil dos leads, clientes ou prospects listados no mailing. Quanto mais se conhece do mailing, mais fácil é se comunicar com cada uma das pessoas na lista, por um canal extremamente favorável, já aceito pela maioria.

Quais são os tipos de mailing?

Os tipos de mailing podem ser divididos entre o mailing gerado através de uma ação orgânica da empresa ou o mailing pronto.

Um mailing construído pela própria empresa é aquele gerado através de outras ações de marketing digital. Por exemplo, quando a empresa oferece material gratuito em troca do contato das pessoas interessadas. Isso pode acontecer facilmente através do preenchimento de um formulário ou até de uma landing page.

Já o mailing pronto é uma lista completa de contatos de leads, que podem ser prospects e clientes em potencial. Nesse caso, não há um trabalho de captação de leads por parte da empresa.

O que evitar ao fazer um mailing?

Mesmo que os tipos de mailing tenham uma origem diferente, não podemos negar a sua importância. Logo, é muito comum que algumas empresas cometam erros ao tentar montar a sua própria lista de contatos. Afinal de contas, essa é uma ferramenta perfeita para obter clientes e, com eles, manter relacionamento.

O que evitar ao fazer um mailing
Fonte/Reprodução: original

No entanto, o custo de uma estratégia mal desenhada pode ser prejudicial para a empresa. Então, evite as seguintes práticas:

  • Negligenciar a validade dos dados
  • Negligenciar os KPIs
  • Exagerar nas promoções
  • Negligenciar a segmentação

O primeiro erro, a negligência da validade dos dados, significa uma coisa: perda de tempo. Não basta apenas obter os contatos, é preciso verificar se os dados de cada um estão corretos. Do contrário, você entrega uma lista cheia de equívocos para sua equipe de vendas e perde o tempo deles e, consequentemente, o seu.

A negligência dos KPIs também é um erro grave, pois os indicadores de desempenho servem para avaliar o andamento de diversas práticas da empresa, e isso inclui o uso das listas de mailing. É preciso verificar quantas pessoas realmente receberam o e-mail, quantas leram, quantas rejeitaram e quantas responderam. Esses quatro indicadores são os principais, logo indispensáveis.

O exagero nas promoções é sobre não se deixar levar pela “sede de vender”. Uma boa venda deve ser compreendida como o ápice de um bom relacionamento com um cliente. Ninguém gosta de receber ofertas de maneira exagerada em sua caixa de entrada e isso pode fazer com que o cliente marque seus e-mails como spam ou cancele a inscrição em sua newsletter.

Por mais que o cliente saiba que a empresa deseja vender, ele tende a não comprar daquelas que forçam demais a venda. A sutileza, o tato e o timing devem ser explorados ao máximo nesse caso.

O último erro é a falta de segmentação. É uma péssima ideia construir, ou até mesmo comprar, uma lista de mailing sem fazer a segmentação da mesma. Por mais que a lista seja recheada de clientes em potencial, é preciso ter em mente que as pessoas diferem umas das outras.

Por exemplo, uma empresa de cosméticos deseja estabelecer contato com os leads do mailing. Na mesma lista há nomes de homens, mulheres, de diferentes idades e hábitos de consumo. É preciso criar grupos, isto é, segmentos, para receber e-mails específicos, bem direcionados às suas necessidades. Quanto maior for a segmentação, maiores as chances do mailing render bons resultados.

Quais as vantagens do mailing?

Já que manter diversos tipos de mailing pode ser uma prática que requer bastante investimento de tempo por parte da empresa, é preciso mostrar as vantagens e desvantagens de manter uma lista assim.

Vantagens

As vantagens em empregar os tipos de mailing no setor de vendas da empresa são múltiplas. Com uma lista de contatos você consegue pensar em campanhas de marketing melhores. Isso vale tanto para nutrir leads com bons conteúdos, para manter o relacionamento vivo, quanto para avisar de promoções, programas de fidelidade, entre outros.

O e-mail ainda é a forma preferida de comunicação com clientes, e por isso o mailing é tão poderoso. As chances de obter respostas são maiores que em qualquer outra mídia.

Desvantagens

Podemos dizer que a única desvantagem do mailing é o trabalho que ele dá. Mesmo que você obtenha uma lista completa de contatos, ainda é necessário verificar as informações de cada um, segmentar e monitorar quais resultados as estratégias de e-mail trazem.

Caso deseje construir seu próprio mailing do zero, é necessário investir em muito marketing de conteúdo e inbound marketing. São formas mais sutis, portanto, mais trabalhosas, de chamar a atenção dos leads e de manter um relacionamento, mas certamente muito compensadores.

Mas se você pode contar com a tecnologia para que este processo seja simplificado, não perca o seu tempo e invista em uma empresa de consulta de dados capacitada para oferecer um mailing list inteligente, que apontará os melhores leads para seu negócio ou campanha, garantindo uma maior probabilidade de sucesso.

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