Aprenda a abrir sua loja virtual com algumas dicas!

Aprenda a abrir sua loja virtual com algumas dicas!

Abrir sua loja virtual requer estudos para entender o que as pessoas buscam, o que mais compram e compreender as suas necessidades. O ato de montar um site de vendas não deve ser estagnado apenas na colocação de produtos. Você deve entender as dores das pessoas e ver o que elas precisam para acrescentar à loja e fazê-la ter um diferencial no nicho escolhido.

O que é uma loja virtual?

É um site em que constará produtos diversos, com descrições que apresentem ao leitor dados úteis sobre estes. Dentre os principais dados, destacam-se as fotografias dos objetos, preço, métodos de pagamento e período de entrega, que fazem parte de todo setor de vendas online.

O que é uma loja virtual
Fonte/Reprodução: original

Com a loja você garante que os clientes interajam com os produtos, naveguem pelas opções disponíveis, bem como facilita o processo de busca por determinado item. O ideal é que no caso da sua marca, a loja virtual seja prática de navegar e ofereça gêneros de produtos para as pessoas encontrarem.

Como separar os produtos por categorias?

A organização é fundamental ao abrir sua loja virtual, por isso aposte na separação de produtos por tipos. Ou seja, na definição de categorias, que é essencial para deixar o menu organizado, robusto e sem milhares de informações espalhadas. Dados demais confundem o cliente, que perderá o desejo de comprar com você.

Para exemplificar, você deve criar um menu com categorias e subcategorias. Se você for vender cosméticos no geral e se a sua loja for grande, o ideal é que haja a construção de um menu como:

  • Maquiagem: batons, máscaras de cílios, delineadores, blushes, base e corretivo;
  • Skincare: máscaras de argila, óleos em conta-gotas, creme hidratante facial, protetor solar e protetor labial;
  • Cremes corporais: inserir o nome das marcas ou as fragrâncias;
  • Produtos para cabelos: colocar o nome dos produtos, se é solo ou vendidos por kits.

A partir do momento que você faz a implementação de um menu mais interativo e fácil de lidar, as pessoas sentirão vontade de comprar com você.

Por que uma loja virtual é importante para os negócios?

Abrir sua loja virtual facilita o processo de vendas, pois evita o fato de você se ver obrigado a ter uma loja física. Se você não tiver vontade ou julgar como desnecessário atuar em meio físico, o ideal será investir mais nas vendas online, para adquirir mais clientes. Assim, você economiza um valor considerável que será investido em melhorias para o seu site, na divulgação da marca e melhoria de marketing.

Uma questão necessária ao abrir sua loja virtual, é investir mais tempo na descrição de produtos. Não adianta apresentá-lo em seu site sem qualquer informação que chame atenção do cliente e o faça querer comprar. Muitas pessoas são atraídas pelas embalagens, mas outras decidem comprar pela descrição do item.

Como fazer uma descrição de produtos com base em SEO?

Ao abrir sua loja virtual, o ideal é trabalhar na entrega de dados úteis do seu produto, além de usar ao seu favor o SEO (sistema de otimização de busca). O primeiro passo é analisar a marca do produto, o que ele faz de diferente, quais os ingredientes e para qual tipo de pessoa é indicado. Como exemplo, veja como descrever itens de cabelos:

  • Shampoo para cabelos cacheados: produto feito para fortalecer os cachos, dar volume, brilho e balanço aos fios;
  • Insira a palavra-chave “shampoo para cabelos cacheados” de diferentes formas durante a sua produção, para não deixá-la repetitiva;
  • Pesquise dados concretos sobre o produto. Ele deve trazer veracidade ao consumidor que concretizará a compra.

O uso de SEO abre a oportunidade para aumentar as vendas de maneira orgânica. Não é necessário pagar anúncios apenas para divulgar o produto e a marca. Dessa forma, você alcança mais pessoas por muito mais tempo, visto que o seu site permanece no topo enquanto a propaganda já saiu do ar.

Dicas de como abrir sua loja virtual

Chegou o momento de abrir sua loja virtual e você não faz ideia do que fazer? A Data Stone explicará, com ótimas dicas, o que é preciso para realizar a abertura do site e obter sucesso no setor de vendas. Confira:

Registre o domínio

Quando falamos de abrir sua loja virtual e domínio, nos referimos a sua URL. Nenhum site existe sem um endereço para ser encontrado e você definirá características que farão diferença durante as pesquisas de clientes em potencial. Veja:

  • URL curta;
  • Acrescente a palavra-chave, como no exemplo: planetacosmeticos.com.br;
  • Coloque o nome da sua marca.

Não adianta escrever um nome grande que parece mais com descrição do que com um domínio. A sua marca deve aparecer na frente do nicho que você escolheu para trazer mais destaque e facilidade na memorização.

Encontre um servidor

Por se tratar de um site com imagens e muitos dados, o ideal é obter um excelente servidor para armazenar tudo o que você precisar. Ele deve ser completo, conter ótimas ferramentas e características que farão diferença para os clientes:

  • Analise o teto de tráfego;
  • Disponibilidade do servidor;
  • Capacidade para armazenar dados;
  • Valores;
  • Suporte.

A respeito da capacidade de tráfego, caso não seja boa, quanto mais pessoas acessarem o seu site, mais são as chances dele sair do ar. Uma queda brusca por uma limitação baixa desse fator fará com que as pessoas vejam que o seu site é ruim e não suporta um acesso mediano a grande.

“Então, eu devo fazer a compra de uma capacidade enorme logo de cara?” Não. Você analisará a busca pelos produtos do seu site e a quantidade de consumidores que frequentam diariamente, se há modificação de horários e o período de pico que gera lentidão. Anote os dados e realize as melhorias necessárias.

Estruturação do site

O site deve ser estruturado tanto para o cliente como para você, que precisará de ferramentas próprias para auxiliar no processo de inserção de dados e análise de informações simples. Veja o que deve conter no seu site:

  • Plataforma de código aberto ou feita para você, especialmente;
  • A navegação é lenta, rápida ou mediana? Agilidade é essencial;
  • Funções: veja se há como obter relatórios de vendas e acessos de clientes;
  • Certificado SSL;
  • Scan de aplicação.

Os clientes não darão os dados tão facilmente ao seu site se não sentirem confiança. É por este motivo que ter o Scan em conjunto do IP e certificação farão total diferença na hora de realizar uma compra.

Templates

Para abrir sua loja virtual Você também precisará de um ótimo design, que entregue aos clientes uma estética bonita. A primeira característica analisada pelas pessoas quando acessam sites é verificar como é a estilização.

A fonte, cor e logo serão trabalhadas para trazer resultados positivos ao seu site, mas será que não falta nada? Por mais que implementar as características citadas faça a diferença, você lembra do mecanismo de pesquisa? As lojas online, obrigatoriamente, devem possuir a ferramenta que facilita a procura por produtos sem dificuldades.

Métodos de pagamento

É uma das dicas mais essenciais ao abrir sua loja virtual, pois faz com que a clientela tenha opções para pagar. Há os que prefiram pagar por débito, crédito ou Pix que é mais rápido e simples de usar. O boleto não pode faltar porque há clientes, que estão acostumados com o método e sentem segurança apenas com ele.

Como planejar a abertura de uma loja virtual?

Antes de cogitar abrir sua loja virtual, escolha o seu nicho e defina o seu público-alvo. Verifique o nível comportamental de concorrentes, os estilos de produtos vendidos e como funcionam as suas descrições. Nem todas as marcas realizam descrição de produtos com eficiência, o que faz o cliente procurar outro site que tenha o mesmo objeto e com dados íntegros.

Como planejar a abertura de uma loja virtual
Fonte/Reprodução: original

Miguel Righi Almeida, em sua pesquisa sobre o campo do marketing digital e o nível de consumo e comportamental dos consumidores brasileiros acerca dos produtos, descreve que “Além do crescimento de usuários, o país leva o pódio mundial em tempo de conexão média em sites, com um tempo de 48 horas conectadas por mês”.

E conclui que “Esses dados evidenciam aspectos que influenciam diretamente em como se comporta o consumidor brasileiro, pois esses internautas obtêm informações sobre serviços e produtos que pretendem consumir não somente da propaganda, mas com tudo que está disponível na rede — seja pelo boca-a-boca ou revisões opiniáticas”.

O estudo acerca do tema mostra como é importante ser cuidadoso ao construir a loja virtual e atender a demanda desse público, que gosta de estar informado e entender bem o que o produto tem a oferecer, antes de comprar.

Qual o melhor ramo para abrir uma loja virtual?

Atualmente, o setor de cosméticos, no geral, é o mais recomendado para você que quer vender através de plataformas virtuais. Consideramos a área citada como bom investimento por se tratar de produtos para autocuidado com o rosto e corpo, o qual teve aumento massivo de vendas nos últimos dois anos e crescerá cada vez mais, segundo supõe especialistas.

Mas, independente do nicho escolhido para a criação de sua loja, a Data Stone pode te ajudar. A empresa, especializada em consulta e enriquecimento de dados, tem uma plataforma completa, que auxiliará em sua busca por clientes, bem como a entender melhor suas demandas e necessidades. Entre agora no site da Data Stone e garanta acesso a todas as informações que irão otimizar suas estratégias de vendas!