6 Livros que todo empresário precisa ler
Os livros que todo empresário precisa ler guardam segredos que levam os empresários a, conforme lerem os conteúdos, observar o que fazer para obter sucesso com a sua empresa. conforme lerem os conteúdos, observar o que fazer para obter sucesso com a sua empresa.
Gerir e apenas mandar que colaboradores façam tarefas não auxilia em nada, quando você não tem ótimas técnicas para mostrar a eles o que fazer e como podem superar a si mesmos. Se você quer melhorar e aprimorar o seu aprendizado com mais dados, continue com a leitura a seguir.
Por que a leitura é importante para empresários?
A questão da leitura é uma métrica que garante resultados eficientes a curto prazo. Ler promove aquisição de novos conhecimentos, abre portas para a implementação de melhorias e permite observar o setor de vendas com novos olhos.
Notou que os produtos ou serviços permanecem estagnados? Não sabe o que fazer e toda a sua equipe tentou de tudo? Tire um tempo para realizar uma leitura rica, que agregue novas informações ao seu saber e te auxilie a lidar com o problema de falta de vendas.
Além disso, os livros que todo empresário precisa ler trarão uma base maior e mais ampla sobre o negócio a ser gerido e quais as principais métricas a adotar. Você terá nas suas mãos a chave para fazer a diferença, pois, irá adquirir uma riqueza de informações ignoradas por outros empreendedores, e você é que sairá na frente com a venda de produtos e reconhecimento da marca.
6 Livros que todo empresário precisa ler de imediato
A leitura enriquece, melhora o vocabulário, abre portas para novas ideias e traz conceitos inovadores aos empreendedores. Se você não possui o hábito de ler, nunca tirou um tempo para conhecer artigos científicos ou livros próprios para empresários, recomendamos que você o faça.
Você conhecerá a seguir os melhores e principais títulos de livros que ajudarão na aquisição de conhecimento e ideias para tornar a sua empresa mais versátil. Não tenha medo de inovar e mudar, pois, estas são características fundamentais apresentadas nos livros que todo empresário precisa ler no tempo livre. Veja os principais títulos:
Nasce um Empreendedor
O livro “Nasce um Empreendedor” é indicado para os recém-chegados na área e para os mais experientes. É normal ter dúvidas sobre armadilhas que surgirão no meio do caminho, como evitá-las e como dar o pontapé inicial ao abrir a empresa.
Bob Wollheim e Dony de Nuccio apresentam o que fazer para se dar bem, aprender a lidar com os problemas e como contorná-los de maneira simples, mas efetiva, que gere resultados positivos a longo prazo. Muitos negócios passam por altos e baixos, e você aprenderá a como lidar com cada momento junto de seus colaboradores.
Organizações Exponenciais
Este é um dos livros que todo empresário precisa ler de imediato. Há um diálogo realizado entre 70 líderes de empresas mundialmente famosas, as quais são sucessos de vendas.
A inovação das exponenciais, como são chamadas pelos pesquisadores responsáveis pelo livro, chama muito a atenção de empreendedores iniciantes inspirados pela trajetória de nomes como:
- Uber;
- Netflix;
- Xiaomi;
- Amazon;
- Tesla;
- Airbnb;
- Waze.
Você se questionou sobre como as exponenciais cresceram tão depressa? Salim de Ismail, Michael S. Malone, Yuri van Geest, respondem às suas maiores dúvidas ao apresentarem dados das marcas citadas e toda a trajetória delas.
O Mito do Empreendedor
Entre as dezenas de Livros que todo empresário precisa ler, o Mito do Empreendedor é aquele que fará diferença na maneira como você enxerga o mundo do empreendedorismo. O autor, Michael E. Gerber, apresenta distinções entre empreender, administrar e atuar como técnico, sem fazer os processos sozinho.
Com ajuda deste excelente livro, você aprenderá a como gerir o seu negócio e a moldar os colaboradores para atuar em prol da empresa. Os funcionários aprenderão novas estratégias e as adequarão ao trabalho em pouco tempo, conforme o que for exigido.
Criatividade S.A
Você sabe como se originou a Pixar e quem são os criadores, ou como fazem tanto sucesso? Esse é um dos livros que todo empresário precisa ler, pois, Ed. Catmull conta a respeito da inovação apresentada no mundo cinematográfico e como ele, John Lasseter e Steve Jobs atuaram para criar uma das maiores empresas do ramo.
É uma leitura rica que explica como foram feitos os filmes de Toy Story (1995), Monstros S.A (2001) e Procurando Nemo (2003). Se você não faz ideia de como surgiu a ideia de criar uma empresa focada em longas animados, “Criatividade S.A” dará as respostas de que precisa.
O Jeito Disney de Encantar Clientes
Os filmes da Disney são verdadeiros sucessos, concorda? Mas você já se questionou sobre como a empresa fez para atingir o patamar que se encontra hoje em dia? A marca do Mickey Mouse conquistou milhões de corações de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Não existe distinção de idades entre seus fãs e esta é uma característica muito curiosa.
Escrito pela Disney Institute, esse trata-se de mais um dos livros que todo empresário precisa ler em determinado ponto de sua vida. A companhia é inspiração para muitas empresas e você aprenderá na leitura o que fazer para tornar a sua marca famosa, amada e reconhecida por todo o Brasil e o mundo.
De Zero a Um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício
O autor Peter Thiel explica, em seu livro, como fez para criar empresas de renome e sucesso mundial. Você aprenderá de maneira simples, mas sucinta, como investigar se o seu negócio é ou não inovador por meio de um questionário.
A respeito de um dos livros que todo empresário precisa ler, é uma das nossas principais sugestões, porque quando falamos em Vale do Silício, sabemos que é o lar de poderosas empresas. Se você quer chegar a este nível, precisará ler, estudar, pesquisar, modificar e melhorar as suas técnicas, a fim de auxiliar a sua equipe a evoluir para, juntos, conquistarem melhorias.
Temas que empresários precisam dominar
Os livros que todo empresário precisa ler contém muitas características diferentes, e haverá dúvidas a respeito dos tipos de temas para dominar. Se você desconhece quais são, veja alguns exemplos:
- Marketing digital;
- Vendas;
- Técnicas de vendas;
- Marketing;
- Gatilhos mentais;
- Persuasão.
O estudo teórico é fundamental para garantir excelência no processo de vendas, em como se portar diante dos clientes e como conquistá-los. Não adianta você saber falar com perfeição se não faz ideia de como persuadi-los ao seu favor, nem como usar táticas que os façam querer comprar.
Por que os gatilhos mentais?
A questão dos gatilhos mentais auxiliará você a despertar a vontade e o desejo do cliente de comprar por características específicas. Passar um sentimento positivo com o seu produto e trazer um significado àquelas pessoas faz muita diferença, pois com isso elas comprarão sem pensar duas vezes.
Gatilhos fazem com que as pessoas não cogitem comprar, fenômeno muito bem explicado por Fabiana Fachinetto e Eduardo Pieniz Casagrande, no artigo que apresenta como funciona a mente dos consumidores. Nesse sentido, os autores aformam que:
“As técnicas baseiam-se em tirar proveito dos preceitos morais que norteiam as relações humanas, principalmente aquelas primitivas. Tal prática é descrita por certos pesquisadores como ‘clique-zum’ onde ‘clique’ representa o gatilho a ser ativado e ‘zum’ a ação a disparada.
Isso acontece porque o cérebro humano possui certas reações automáticas frente a determinadas situações, as quais são trazidas ao consumidor para que sua ação seja guiada por seus sentimentos e não pela sua racionalidade”.
Observe que o cliente não usa mais a parte racional e agirá mais pelo lado emocional ao ver produtos que lhes desperte um gatilho positivo, e o faça sentir bem. Pode acontecer com fragrâncias de perfumes, certas peças de roupas, alimentos, artigos decorativos ou um tipo de eletrodoméstico.
A sua equipe deve aprender a usar gatilhos mentais para aplicá-los da maneira correta. Essa é uma das principais práticas do mundo do marketing, que traz resultados positivos a todas as empresas, assim como a Disney que é poderosa e marcou a vida de milhões de pessoas.
Como esses livros podem te ajudar no empreendedorismo?
Os livros auxiliarão na aquisição de compreensão acerca dos temas e a entender como usar as informações obtidas para gerir melhor a empresa. Com os dados fornecidos por cada um dos livros que todo empresário precisa ler, a procura por melhorias tratá resultados concretos, com precisão e sem dúvidas.
Com a Data Stone você aprendeu que os livros que todo empresário precisa ler são essenciais para a formação profissional. É necessário realizar leituras periódicas para aprender cada vez mais, melhorar a maneira com a qual atua na sua empresa e fazer com que ela cresça e seja um sucesso maior que as concorrentes.