Método GTD: o que é?
Todo mundo deseja acabar com a procrastinação e otimizar o tempo do dia a dia, mas você sabia que isso é possível com o Método GTD? Pois é! Com essa estratégia de gestão de tempo, você realiza suas tarefas diárias da melhor forma.
Aprender a organizar o seu dia a dia é a melhor forma de ter disciplina e garantir uma boa produtividade. O método GTD é uma excelente ferramenta que permite que você consiga gerenciar melhor o tempo dentro da sua rotina, de forma que todas as suas tarefas diárias sejam devidamente realizadas, sem nenhuma postergação.
Muitos se perguntam o segredo para ser mais produtivo no dia a dia, e confundem a produtividade com o “fazer demais” ou “fazer tudo ao mesmo tempo”. Entretanto, ser produtivo nunca foi questão de fazer muito, mas sim de ser eficiente e saber como aproveitar o máximo do tempo diário para realizar suas atividades.
Desenvolvida por David Allen, o método GTD surgiu como uma estratégia para responder
essa questão. Ela visa aumentar a produtividade diária de forma que todas as atividades sejam realizadas de forma otimizada. No geral, essa ferramenta faz com que o indivíduo consiga melhorar suas habilidades e criar disciplina dentro de sua rotina.
Que tal aproveitar mais do seu dia a dia, de forma produtiva e eficaz? Interessado? Então venha conhecer o método GTD e saiba mais sobre como aplicá-la na sua rotina!
O que é o Método GTD?
O método GTD pode ser definido como uma ferramenta de produtividade pessoal, com a qual é possível fazer suas tarefas de forma mais eficiente no tempo que você tem. Ou seja, através dela, é possível otimizar o tempo disponível e aumentar sua produtividade dentro desse intervalo.
Desenvolvida por David Allen, GTD significa “Getting Things Done” em seu idioma natal, e apresenta 5 tópicos de grande importância para serem aplicados no dia a dia. Assim, é possível gerenciar todas as tarefas diárias com eficácia e excelência.
Quando utilizamos a metodologia criada por Allen em nossa rotina, é possível notar os resultados com o passar do tempo. Dentre eles, observa-se que não há sobrecarga das tarefas, nem estresse durante a rotina. Além disso, é notável também que a organização melhora e possibilita que o dia renda bem mais que o normal.
A grande missão do método GTD é reduzir ao máximo possível o estresse presente no dia a dia e a procrastinação na realização das tarefas diárias. Enquanto aumenta a produtividade e otimiza o seu tempo.
Para que serve o GTD?
Muitas das vezes, 24 horas parece pouco para a quantidade de tarefas que precisamos realizar no dia, não é mesmo? O método GTD serve para otimizar todo esse tempo e garantir maior produtividade diária, de forma que elas sejam feitas de maneira otimizada e eficaz.
Ou seja, o método GTD tem como principal função garantir que a produtividade aumente através da realização de todas as atividades presentes na rotina do indivíduo. De uma forma geral, a ferramenta permite que você tenha um maior controle sobre as tarefas que precisam ser realizadas.
Assim, observa-se uma redução no estresse diário e na ansiedade que a desorganização das tarefas provocam. Como resultado, garantimos maior proatividade, bem-estar e uma qualidade de vida saudável.
Diante dos momentos atuais, principalmente após a pandemia da COVID-19 e com o aumento na taxa de empregos via home office, essa metodologia se torna aplicável e útil, fazendo uma grande diferença no dia a dia de muitos indivíduos.
Como usar o método GTD?
Mas, como podemos aplicar o método GTD em nossa rotina? Por mais que essa ferramenta pareça complexa de ser utilizada, na verdade, é bem simples quando se compreende o que é e para que serve.
Primeiramente, na prática, Allen cita que há três tipos diferentes de atividades diárias. De acordo com essa divisão, é possível organizar cada uma pela sua relevância e pelo seu grau de prioridade. A divisão ocorre em:
- Atividades não planejadas: aquelas que aparecem com urgência no dia, de acordo com a demanda e devem ser realizadas imediatamente;
- Atividade predefinidas: são aquelas que já foram definidas, marcadas devidamente na agenda e planejadas para o dia, como reuniões ou encontros;
- Atividades que serão definidas: corresponde àquela que ainda não foi planejada, mas que está em andamento para ser definida e devidamente marcada na agenda.
Allen dividiu as atividades nesses três grupos de modo que as demandas sejam organizadas e distribuídas, conforme o grau de urgência para a sua resolução. Através disso, segue-se para a aplicação do método GTD através de 5 tópicos que facilitam a rotina.
Dessa forma, além de não sobrecarregar o dia a dia com tarefas que devem ser cumpridas imediatamente, é possível se ter uma ampla visão do que será feito — tudo isso de uma maneira organizada e eficaz.
O que é GTD no Brasil?
No Brasil, o método GTD é aplicado da mesma forma que nos demais países. Sua definição não muda: continua sendo uma ferramenta que serve como gestão tanto para o cotidiano profissional como, também, para a vida pessoal do indivíduo.
Dessa maneira, é possível oferecer diferentes soluções para que toda a rotina estressante e agitada seja transformada em uma rotina altamente produtiva, sem estresse e com a otimização do tempo diário.
Todas as informações de rotina devem ser organizadas devidamente em seu fluxo, de acordo com seu grau de importância e necessidade. Ou seja, todo o método GTD gira em torno da organização e da disciplina em cumprir as tarefas.
O método GTD sempre é apontado como uma ferramenta eficaz, reconhecida por muitos como a metodologia definitiva para otimizar a produtividade e as atividades diárias.
Por mais que seus conceitos sejam bem simples, quando aplicados, observa-se o grande poder que eles têm de otimizar o seu tempo. Bem como de garantir que todas as atividades estabelecidas sejam devidamente cumpridas no prazo, sem procrastinação e com excelência.
Quais são as etapas do método GTD?
O método GTD consiste em cinco etapas principais:
- Capturar;
- Esclarecer;
- Organizar;
- Refletir;
- Engajar.
Por mais que pareça complexo aplicar cada um desses tópicos, na prática, é bem simples. Antes de aplicar as etapas, é importante organizar as tarefas de acordo com a organização previamente sugerida. Dito isso, entenda melhor cada etapa:
Capturar
Na primeira etapa, realizamos uma captura de todas as atividades que devem ser realizadas. Dessa forma, organizamos as ações, pensamentos e as demais informações que estão na cabeça. Isso pode ser feito em qualquer aplicativo de organização ou, então, ferramentas para isso, como o Trello.
Esclarecer
Depois disso, realizamos a organização dessas tarefas. Separamos cada uma delas conforme o seu grau de prioridade, ou seja, as que devem ser realizadas imediatamente, as que podem esperar e as que devem ser descartadas, de alguma forma.
Organizar
Feito isso, organize todas as tarefas conforme o seu ambiente e o contexto do pré-planejamento realizado. Por exemplo, tarefas de casa na devida aba, as de trabalho em outra, e por aí vai. Tudo isso de acordo com a necessidade do indivíduo.
Refletir
No mínimo uma vez na semana, é necessário rever todas as tarefas e refletir sobre sua importância. Dessa forma, reavaliamos as prioridades e observamos quais devem ser mantidas ou não.
Engajar
Por fim, é hora de se engajar e fazer as tarefas programadas inicialmente. Aqui, fazemos todas as tarefas por ordem de prioridade e com foco total.
O método GTD é uma excelente ferramenta para todos que apresentam inúmeras tarefas que devem ser realizadas no dia a dia, e não sabem por onde começar. Para aumentar o foco, a concentração e a produtividade, todos devem adotar essa metodologia para a rotina.