Como organizar uma empresa com CRM?
Ter uma empresa com CRM é quase um requisito para uma instituição continuar competitiva no mercado atual. O uso de ferramentas digitais na administração e gestão de empresas já é, há alguns anos, uma necessidade. Afinal, assim como outros campos da vida social e prática foram engolidos pela tecnologia, o mundo corporativo seguiu pelo mesmo caminho.
O avanço da tecnologia parece inevitável, mas, por mais que para muitos este possa ser um ponto sensível e digno de debate, é inegável que a tecnologia apresenta diversos benefícios para a sociedade em geral.
Para empresas não poderia ser diferente, uma vez que a tecnologia auxilia no ganho de tempo, na automatização, na gestão e no atendimento. E de todos os softwares de gestão, o CRM é um dos que mais se destacam.
Por essas razões, ter uma empresa com CRM vem se tornando uma exigência indireta do mercado, que coloca em grande desvantagem as empresas que não utilizam esta ferramenta digital. Quer saber mais sobre o assunto? Fique conosco no artigo abaixo!
O que é o CRM?
Ter uma empresa com CRM é vantajoso, por conta desse instrumento, cuja sigla significa Customer Relationship Management, que em português se traduz como gestão de relacionamento com o cliente.
Conhecemos o CRM como um software de gestão de vendas, ou como um banco de dados. Uma empresa com CRM utiliza o software que faz o alimentando com informações sobre seus clientes, gerando um catálogo de dados que pode ser utilizado por todos os times e equipes da instituição.
Esse banco de dados é acessado pelas empresas por meio de aplicativo que funciona de forma centralizada. Ou seja, por ele é possível acessar as informações referentes a qualquer consumidor da empresa, o que facilita muito o trabalho dos colaboradores.
Embora esta seja a realidade atual do CRM, a ferramenta existe desde os anos 80, época em que não era tão comum o uso de qualquer software de gestão. Antes de ser um aplicativo digital, o CRM foi concebido como uma metodologia de venda que funcionava segundo uma filosofia bem parecida.
No lugar de banco de dados digitais, o CRM funcionava através de papel e caneta. Mesmo nessa sua forma rudimentar, a metodologia foi um sucesso, por isso, ainda é utilizado. Desde seus primórdios, o CRM também era amplamente utilizado não só pela equipe de vendas como pela equipe de marketing que, por meio das informações a respeito dos clientes, conseguiam promover ofertas e propagandas mais assertivas.
Isso já diz muito sobre a diversidade de uso do CRM, uma ferramenta que pode ser utilizada em inúmeros contextos.
Por que é o CRM é tão importante?
Desde seus primeiros dias o CRM é uma metodologia de vendas utilizada por equipes diferentes e em contextos diferentes. Com a digitalização da metodologia e sua conversão em software de vendas e gestão, a ferramenta se tornou ainda mais versátil.
Um dos pontos centrais que sustenta a importância e a eficiência do CRM é seu foco no relacionamento com o cliente. Empresas se esforçam bastante para se aproximarem de seus consumidores, e o CRM é uma ótima ferramenta para atingir esse benefício.
Afinal, qual a melhor maneira de se aproximar de seus consumidores que não seja conhecendo-os? E esta é a especialidade do CRM! Para dizer a verdade, não são apenas empresas que se interessam por esse aspecto. O próprio consumidor quer ter esse atendimento especial e personalizado para sentir-se valorizado.
Uma pesquisa revelou que cerca de 79% dos consumidores preferem um atendimento personalizado para suas necessidades do que o puro marketing. E mais do que isso, a mesma pesquisa também aponta que 84% dos consumidores também estão dispostos a pagar mais por uma melhor experiência.
Tudo isso só reforça a necessidade de uma empresa implantar o CRM em sua gestão. Afinal, uma empresa com CRM pode, por exemplo, integrar sua equipe de marketing, seu time de vendas, seus gestores e toda a empresa no mesmo software.
Essa integração permite que toda a organização ofereça um serviço personalizado para o cliente, desde a prospecção, até o marketing e, por fim, o fechamento da venda. Tudo personalizado para agradar o cliente. E não é apenas esse benefício que o CRM traz, entre as principais vantagens estão:
- Dados organizados e de fácil leitura;
- Comunicação com o consumidor muito mais fácil;
- Relatórios mais confiáveis;
- Maior proatividade em vendas;
- Agilidade em fechar negócio.
Tudo isso é o que faz do CRM um recurso tão importante e valorizado por empresas do Brasil e do mundo inteiro.
Como implementar o CRM na sua empresa?
O CRM é uma ferramenta imersiva, que influencia setores diferentes de uma empresa. Portanto, para a ferramenta ser implementada em toda organização, é necessário algum tipo de preparação. Vamos analisar os passos mais importantes para a implementação do CRM:
Preparação profissional
O CRM é uma ferramenta digital, e não são todos os colaboradores que conseguem utilizar facilmente um software desta natureza. Então um dos primeiros passos para implementar a ferramenta é capacitar os profissionais da empresa para utilizá-la.
Os colaboradores de uma empresa com CRM também devem ser educados para entender a importância da ferramenta e seu impacto na gestão e vendas.
Pontuar objetivos
Por si só, o CRM não é capaz de fazer muita coisa em uma empresa. A instituição deve aprender quando e como usá-lo. E a melhor forma de nortear o uso do CRM é pontuando os objetivos que a empresa busca alcançar com a interação proposta pela ferramenta.
Clientes em primeiro lugar
Mesmo que o novo recurso seja excitante para toda a corporação, os clientes devem ser sempre lembrados em primeiro lugar. Tanto porque a empresa depende dos seus consumidores, quanto pela própria natureza do CRM que é focada no cliente.
Acompanhe os resultados
Depois da implementação da ferramenta o desafio ainda não terminou. É importante que a equipe de gestão responsável pelo CRM esteja monitorando os resultados alcançados. Assim, brechas na estratégia são corrigidas e novas especificações atendidas. Nesta fase a empresa com CRM também tem a oportunidade de reorientar seus objetivos, caso seja necessário.
Quais os 4 tipos de CRM?
Os softwares de CRM são divididos em 4 tipos. Essa divisão corresponde à funcionalidade da ferramenta, que dá ênfase a um aspecto diferente da empresa. Porém, isso não significa uma mudança total naquilo que é a essência do CRM: atender com excelência os consumidores. Vamos conhecer os 4 tipos de CRM:
CRM Analítico:
este tipo foca em produzir os relatórios mais exatos possíveis, com um banco de dados completo, que pode ser acessado facilmente por diferentes setores da empresa. É um CRM bastante tradicional, que permite uma visualização completa dos consumidores e sua relação com a empresa;
CRM Operacional:
O operacional está mais preocupado em auxiliar os vendedores a realizarem vendas com mais agilidade, melhorando sua comunicação com os clientes. O foco deste CRM é auxiliar os colaboradores em suas operações;
CRM Colaborativo:
Esta categoria é o software de gestão que auxilia os setores mais distantes da empresa a se comunicar em prol do cliente. O CRM colaborativo promove a comunicação interna com muito mais efetividade;
CRM Estratégico:
Dos tipos de CRM, o estratégico é com certeza o mais pretensioso. Esta categoria de software une todos os anteriores para auxiliar a empresa a empreender grandes estratégias, dando todas as ferramentas possíveis para a corporação atingir seus objetivos.
Das ferramentas digitais para gestão e melhoria de vendas, o CRM com certeza se destaca. Unido com outros serviços, como o de prospecção de cliente da Data Stone, focado em melhoria e atualização de dados — função íntima ao próprio CRM —, é capaz de transformar para sempre as vendas de uma empresa.
Ter uma empresa com CRM é uma necessidade de mercado. Não deixe de implementar a ferramenta em sua empresa para seguir crescendo!