Dia do Consumidor 2023: se prepare para essa data para vender bastante!
O Dia do Consumidor é um bom período para aumentar as vendas e fazer com que a clientela fique ciente de que a sua empresa possui uma variedade de produtos de alta qualidade. Isto chama atenção e auxilia no processo de vendas, porém para chegar neste patamar é necessário perspicácia.
Há milhares de opções na internet que estão no mesmo nicho que o seu e para ser o favorito dentre tantos nomes poderosos, é essencial fazer diferente e melhor. Veja a seguir como incluir a data em suas estratégias para aumentar as vendas!
O que é o dia do consumidor?
É uma data que visa trabalhar de maneira plena a movimentação de vendas do setor comercial. Ou seja, o dia do consumidor é um momento em que as empresas de todo país começam a apresentar mais ofertas às pessoas, baixar preços e atraí-las de diferentes maneiras, a fim de fidelizá-las.
Para facilitar a compreensão, você pode categorizar este dia como se fosse a Black Friday do começo do ano, quando as pessoas levam mais produtos ou serviços por menores investimentos e encontram milhares de promoções. Este é o momento perfeito para aumentar as vendas na sua empresa e fazer com que os clientes encontrem o que precisam na sua loja.
Para ter um bom controle na hora de vender, é necessário conversar com os colaboradores da empresa do setor de marketing e vendas. Todos devem apresentar estratégias e demais métricas a se adotar, a fim de evitar que as concorrentes tenham maior destaque neste período e abocanhe a parcela do público que poderia ser sua.
No caso de clientes que já possuem cadastro no seu site, opte por enviar e-mail com cupons de desconto de 15% OFF, ou 30% em compras acima de R$ 199,90, por exemplo. Isto faz com que as pessoas fiquem mais interessadas em verificar o site e cogitem a hipótese de comprar com você, ao invés de optar pelas concorrentes e os seus produtos.
Quando é o dia do consumidor?
Na quarta-feira, 15 de março, é celebrado o Dia do Consumidor, porém o esquenta das empresas e varejistas iniciam-se no dia 1 deste mês. Se você quer sair na frente e vender mais do que o esperado, esteja atento quanto a este período, que possui algumas divisões e fará com que se ganhe um valor maior no final de março:
- Mês do consumidor: ocorre em todo o mês de março;
- Semana do consumidor: período de 13 a 19 de março, onde as vendas são mais quentes;
- Dia mundial do consumidor: 15 de março.
Em cada um dos períodos apresentados você deve estudar mais a sua clientela, bem como seus concorrentes, e fazer com que os seus produtos ganhem o devido destaque. Quanto mais as pessoas conhecerem o que é oferecido pela sua marca, maiores as chances de deslanchar as vendas.
Acontece que a propaganda é uma característica essencial que não pode faltar e deve ser bem articulada. A simplicidade é deixada de lado nestes momentos, pois as pessoas querem comprar bons produtos por ótimos valores e você deve mostrar que em sua loja (física ou virtual) as vantagens serão mais atrativas.
É por este motivo que os concorrentes oferecem os cupons de desconto, cortam preço de determinados produtos que estavam em um valor muito alto e chamam atenção dos clientes. Este é um método inteligente que brinca com o subconsciente de cada pessoa através da necessidade, novidade e o medo de acabarem os produtos, por supostamente terem poucas unidades em estoque.
Como vender mais com o dia do consumidor? 5 Dicas que vão ajudar
Se você quiser ter um aumento significativo em suas vendas no Dia do Consumidor, o ideal é investir em estratégias para conquistar novos clientes ou retomar a relação com os antigos e fortalecê-las. Faça como na Black Friday, onde há um bom investimento em estratégias para ter mais clientes convertidos.
Aposte nos cupons de desconto
O primeiro passo é se reunir com a sua equipe e conversar a respeito da quantia de cupons oferecidos pelas outras empresas. Qual o valor disponibilizado? Eles ofereceram frete gratuito? Quais as medidas adotadas? Para ter o controle destas informações, monte uma planilha no Excel.
VALOR DO CUPOM: | FRETE GRATUITO: | REQUISITOS: |
10% de desconto; | Apenas com compras acima de R$ 80,00; | Compras acima de R$ 150,00; |
15% de desconto; | Superior a R$ 180,00; | Acima de R$ 299,00; |
30% de desconto; | Maior que R$ 250,00; | Válido para compras de R$ 399,00. |
Estes são requisitos específicos, de fato, mas através do exemplo facilita resolver a questão dos cupons e a tê-los disponíveis para o cliente usar quando precisar, e quando for elegível fará muita diferença.
Aposte no E-mail Marketing
Através da Stone Station da Data Stone, você consegue enviar uma variedade de e-mails aos seus clientes sem nenhuma dificuldade. Poupa-se tempo e há um controle amplo dos perfis de cada pessoa que receberão determinadas mensagens com benefícios específicos.
Suponha que a sua empresa seja voltada para produtos de beleza, como maquiagens e cremes anti-idade. A questão dos hidratantes para o rosto que auxiliam no combate às rugas são ideais para mulheres de meia-idade, portanto, crie uma mensagem personalizada a este público-alvo.
Apresente os benefícios de comprar determinados produtos que estão com um ótimo desconto em comemoração ao mês do consumidor. Se comprar 3 cremes, o último sai de graça ou outras estratégias que induzam o cliente a aproveitar as vantagens oferecidas para comprar mais.
Frete grátis ou entrega rápida
Hoje em dia, os consumidores se tornaram muito mais exigentes no que diz respeito a entrega ágil. As pessoas não querem esperar por 5 ou mais dias para o produto ser entregue na sua residência, pois se habituaram à prática do Mercado Livre de comprar de manhã cedo e o pedido chegar durante o final da tarde ou noite.
Para se destacar no meio de um dos maiores concorrentes do Brasil, você deve investir em frete gratuito em determinadas compras. Se for acima de R$ 80,00 evita-se a necessidade de pagar R$ 18,00, por exemplo, o que costuma ser muito atrativo para os clientes.
No caso da entrega rápida, é mais uma estratégia a ser levada em consideração. Quanto mais rápido for entregue ao cliente, maiores as chances de você fidelizá-lo. As pessoas gostam de ter os produtos em mãos em pouco tempo e não tem paciência, portanto, investir em uma ótima logística fará total diferença.
Métodos de pagamento
Para ter alto desempenho no Dia do Consumidor, o ideal é disponibilizar diversos métodos de pagamento, além dos tradicionais já conhecidos. Há quem tenha preferência por pagar logo à vista, ao invés de parcelar em diversas vezes e ter de efetuar pagamentos todos os meses. Então você deve oferecer, no mínimo, as opções:
- Cartão de crédito com as principais bandeiras: Mastercard, Visa, Elo, American Express, Hipercard;
- Cartão de débito virtual;
- Boleto;
- Pix.
O grande diferencial do Pix é o fato de aquele dinheiro cair na conta do banco da sua empresa, o qual não levará dias para ficar disponível como acontece com o crédito, boleto e débito, além de também ser um trâmite prático para os clientes.
Propagandas verdadeiras
Evite criar propagandas enganosas, pois é crime e você e a sua marca sairão prejudicados nesta história. Se existem produtos estagnados em estoque, opte por diminuir o preço para ter uma saída recorrente e lucrar em cima do que ficou parado.
Analisar os preços fará diferença na hora de realizar este processo, portanto, veja o que tem em abundância e faça a famosa “queima de estoque”. Divulgue nas mídias sociais como o Instagram e Facebook, envie o conteúdo via e-mail marketing e por WhatsApp.
Como se preparar para o Dia do Consumidor?
Estratégias para vender mais exigem que você tenha atenção, portanto, converse melhor com a sua equipe para juntos estudarem características acerca do que fazer no Dia do Consumidor para atingir mais o público. Analisar a concorrência do seu nicho, ver os preços, o que é oferecido, os tipos de produtos e cupons, são métricas essenciais a se observar.
Verificar o que há parado no estoque é necessário para não perder o dinheiro investido naqueles itens. Dessa forma, você tem a chance de recuperar o que foi perdido sem dificuldades.
Por que o dia do consumidor é importante para as empresas?
O Dia do Consumidor possui tanta importância porque é o momento de movimentar mais a economia, gerar vendas e lucrar, além de fidelizar clientes e fazer com que eles comprem apenas com a sua marca. Quando chega em épocas sazonais como esta, o ideal é fazer com que o investimento nas campanhas de marketing sejam os melhores e mais competitivos possíveis.
Não há método melhor do que estudar os clientes, as marcas que trabalham no mesmo setor e ser o diferencial. Através de preços, produtos, estilo do site, vantagens e métodos de pagamento se atrai clientela fiel, por este motivo a sua empresa deve aproveitar o dia 15 de março.