Localizar devedores: como fazer isso?

O que é a Taxa de conversão

O número de inadimplentes no Brasil subiu para 70% em 2021, segundo pesquisa do Poder360 e isso prova que a necessidade de localizar devedores se torna mais urgente para as empresas. Muitas instituições já tomam uma série de cuidados para não ser vítima de devedores, no entanto, muitas vezes não dá para fugir da inadimplência, em especial em determinados setores do mercado.

O mercado de crédito, por exemplo, sempre se expõe aos maus pagadores, e quase que não há solução para este tipo de problema quando consideramos a forma de trabalhar dessas instituições. E se o devedor “some do mapa”, seja por má-fé ou por um desencontro de informações e contato, fica ainda mais difícil para não dizer impossível conseguir o valor da dívida.

Em nosso artigo, iremos analisar opções para encontrar devedores, como uma empresa pode localizar os inadimplentes no mercado e conseguir parte do dinheiro de suas dívidas.

Como localizar devedores?

Como comentamos, o Brasil é um país com alta taxa de inadimplência, e há sempre a possibilidade de um desencontro de informações, contato ou simples má-fé que faz o inadimplente desaparecer do mapa.

Como localizar devedores
Fonte/Reprodução: original

Para lidar com esse tipo de problema não há outra saída além de localizar os devedores. Assim, a equipe de cobranças de uma empresa tem alguma chance de conseguir de volta o valor que não foi pago.

Mas como localizá-los? Existem diversos métodos de localização hoje em dia, com o avanço da internet e da digitalização, a própria empresa pode tentar encontrar o seu cliente inadimplente sozinha. Mas vamos conhecer, de forma completa, como localizar devedores e conseguir informações sobre os inadimplentes mais difíceis do mercado.

Internet

A internet é uma forma muito útil para encontrar qualquer tipo de informação, inclusive sobre seus devedores. No geral, quando uma empresa realiza uma venda ela já tem dados pessoais da negociação, contando com um material muito útil para pesquisas na internet.

Na web é possível procurar pelo nome da pessoa e realizar uma pesquisa em redes sociais, cadastros na internet e até mesmo em plataformas. Também é possível que seu devedor tenha páginas em seu nome, um negócio, site, blog ou qualquer endereço na internet que facilite a sua identificação.

Cartórios

O famoso processo de protesto em cartório também pode ser muito efetivo para encontrar devedores. No cartório o cobrador pode realizar a sua certidão de protesto, um modo efetivo de cobrar, procurar e conseguir retorno da dívida.

Cartórios são ótimos instrumentos para conseguir informações e um reforço para cobrar maus pagadores, e a própria instituição pode auxiliar o cobrador a identificar o devedor. E claro, o cartório reforça a ideia do pagamento negativando o nome do inadimplente.

Birôs

Birôs de crédito são uma excelente forma de conseguir localizar devedores. Eles são instituições que funcionam como banco de dados para informações sobre crédito no mercado, armazenando um enorme catálogo de pessoas físicas e jurídicas e, sua relação com o crédito.

São a fonte mais confiável a respeito da situação fiscal de CPFs do Brasil e eles também oferecem serviços de cobranças, auxiliando empresas a encontrar seus inadimplentes mais teimosos.

Juntas Comerciais

As Juntas comerciais podem, sim, auxiliar a encontrar devedores. No entanto, elas só funcionam fornecendo dados sobre pessoas jurídicas que estejam devendo, mas ainda assim são fontes confiáveis e de fácil acesso.

Fóruns criminais

Caso um cliente inadimplente esteja sendo bem difícil de encontrar, você pode apelar para fóruns criminais. Caso o devedor tenha um processo em seu nome, será mais fácil encontrá-lo com as informações públicas disponíveis na justiça.

Quais são os tipos de devedores?

Quando iniciamos nosso papo sobre localizar devedores, citamos que em alguns casos o cliente inadimplente foge por má-fé. No entanto, em muitos casos não há essa má-fé e o devedor atrasa o pagamento por outros motivos.

Pode parecer irrelevante, mas quando uma empresa entende os motivos que seus clientes se tornaram inadimplentes, ela tem em sua mão informações valiosas e interessantes sobre o mercado.

E com essas informações podem criar formas de se proteger da inadimplência e também para cobrá-la. Por isso, vamos entender quais são os tipos de vendedores e, porque se tornam inadimplentes.

Devedor negligente

Este é um tipo de devedor que “não fez por mal”. Ele não queria dever, mas acabou nesta situação por perder o controle de suas finanças. Se ele não estava planejando a dívida, então também está mais aberto para pagá-la.

A empresa deve acompanhar com cuidado este devedor, se correspondendo com ele formalmente e identificar situações em que ele pode pagar. Também é um devedor que quer se livrar da dívida, então se a empresa oferecer vantagens de pagamentos e formas facilitadas para pagar, é provável que ele aceite de bom grado.

Devedor contumaz

Este é mais complicado de lidar. No geral, ele não liga muito para uma dívida e está sempre fazendo outra de modo serializado. Então é preciso tomar bastante cuidado com este tipo, que ainda assim não deve ser tratado com assédio ou indisposição por parte do cobrador.

É preciso tato para cobrá-lo, porque em algum momento ele ainda terá que pagar suas dívidas. Então a empresa deve tentar se esforçar para estar no topo de suas prioridades.

Como localizar endereço de devedores?

Um modo muito útil de localizar devedores, inclusive o seu endereço é solicitá-lo no momento da venda. Muitas empresas que utilizam plataformas online já colocam esse mecanismo no momento de fechar a venda.

Assim, caso o cliente deixe de pagar, ele será encontrado com base no próprio banco de dados da empresa. Outra forma de conseguir informações sobre seus devedores é entrando em contato com empresas especialistas em banco de dados.

Como localizar endereço de devedores
Fonte/Reprodução: original

Entre essas empresas, se destaca a Data Stone, referência no mercado de dados brasileiros. Ao entrar em contato com a Data Stone você poderá contratar seus serviços de consulta de dados e obter informações relevantes sobre o mercado e sobre seus próprios consumidores inadimplentes.

Dê um fim ao calote, acesse a Data Stone e consiga localizar até mesmo o inadimplente mais “escorregadio”.

Como cobrar devedores antigos?

Nenhuma empresa gosta de ser passada para trás, e após localizar devedores e obter sucesso, é uma tendência natural que essas instituições sintam anseio de obter o mais rápido possível o seu justo pagamento.

No entanto, é preciso ter muita calma na hora de cobrar. Afinal, mesmo estando errado, nenhum devedor gosta de ser cobrado e muito menos acusado, mesmo que indiretamente, de não ter pago de propósito.

Logo a empresa deve treinar muito bem sua equipe de cobranças para realizar esse processo de forma humanizada, inteligente e que leve a negociação a um bom termo. Caso a equipe cause má impressão no inadimplente, consegue tornar o pagamento ainda mais difícil.

Uma ótima forma de cobrar é esperar ao máximo antes de iniciar os procedimentos legais como protesto, e tentar uma negociação mais leve oferecendo oportunidades de pagamento diferenciadas e mais vantajosas para o cliente e para a empresa.

Quais os tipos de cobrança?

As cobranças que uma empresa faz aos seus inadimplentes podem variar conforme o meio e método utilizado. Entre os principais podemos citar:

  • SMS;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Protesto no cartório;
  • Por ação jurídica;
  • Por carta;
  • Por empresa terceirizada.

Independente do método utilizado, lembre-se sempre de realizar cobranças inteligentes. Após localizar devedores é essencial se lembrar de manter uma estratégia que tente ao máximo conseguir um pagamento por parte desses clientes, retomando a negociação.

E agora que já conhece a Data Stone e a melhor forma de localizar seus devedores, sua empresa com certeza terá maiores oportunidades de crescimento no mercado!