Cobranças para imobiliárias: 4 dicas de como fazer!
As cobranças para imobiliárias devem ser feitas para ter controle de inadimplentes e evitar a falta de pagamento. Dessa forma, evita dores de cabeça e garante que todos atuem na obrigação estipulada em contrato para não terem problemas. Com isso, neste artigo, você entenderá o que são as taxas, como cobrar de forma inteligente e segura, sem constranger a clientela, confira.
Quais taxas a imobiliária pode cobrar?
A taxa de administração é um tipo de cobrança realizada pelas imobiliárias que tendem a ter uma variância entre 6% a 10%. Existe mais um processo para cobrar os clientes, conhecida por taxa de intermediação ou contratual, onde exige que o locatário pague o valor cheio ou uma parte do primeiro aluguel.
É necessário entender melhor a respeito de cada uma das cobranças feitas por estas empresas, a fim de saber se podem ser realizadas e os motivos para ocorrerem as taxações.
Taxa de administração
Esta é uma taxa cobrada por serviços de gestão onde a imobiliária recebe determinados valores por prestarem serviços aos clientes que a procuram. As quantias, porém, tendem a variar baseadas no tipo de contrato de cada cliente que tenha feito a locação com aquela empresa.
A questão é que esta é uma modalidade de cobrança que necessita de acordo, antes de o contrato ser fechado. Ou seja, fica a cargo da imobiliária definir as taxas de segurança, manutenção e limpeza. Porém, é necessário conversar com os clientes com antecedência a fim de evitar cobrar por valores não discutidos no escritório.
Taxa de intermediação
É o primeiro aluguel que os novos moradores devem arcar com a imobiliária. Os valores ficam retidos com a empresa, porém é uma característica estabelecida entre o dono do imóvel e o cliente que realizou a locação.
No caso do primeiro aluguel, o percentual cobrado varia de 30% a 100%. Há a possibilidade de efetuar o pagamento por um parcelamento feito em 2x. É um valor que faz diferença às imobiliárias por arcarem com determinados custos.
Neste caso, ocorre a cobertura de fotografias profissionais do imóvel, marketing online e offline, documentos e até a vistoria da casa ou apartamento. Dessa forma, não se torna uma cobrança injusta, mas significativa e compreensível.
4 Dicas de como fazer cobranças para imobiliárias
É normal desconhecer como conduzir as cobranças para imobiliárias, porém existem métodos práticos e simples de realizar este processo. Tudo o que a sua empresa deve possuir é um serviço adequado, que seja automatizado e tecnológico, descomplicado de trabalhar e que entregue informações úteis, verdadeiras e organizadas em pouco tempo.
Stone Station para ter informações precisas
O ato de cobrar determinado cliente é essencial quando acontece a falta de um pagamento no período estimado, e existem métodos para realizar o controle. Com auxílio da Stone Station você terá uma diversidade de informações completas sobre todos os seus clientes e deixará de sofrer para localizá-los e realizar a cobrança necessária.
Muitos mudam de telefone ou e-mail, conseguem bloquear os contatos da sua empresa, mas com ajuda da ferramenta criada pela Data Stone, você localiza os inadimplentes em pouco tempo. Todos os dados obtidos são verdadeiros e completos, garantindo um processo de cobrança prático e mais eficiente.
- Telefone fixo;
- Celular;
- E-mail;
- CPF regular;
- Nome e CPF corretos.
Ter todas as informações disponíveis em cobranças para imobiliárias fará com que os seus colaboradores localizem os que devem, exijam o pagamento e realizem um contato regular. Por ser uma ferramenta completa, você consegue resolver tudo o que precisa através do agendamento de e-mails para cobrança.
Não foque apenas nas ligações
Por mais que realizar ligações seja mais prático e, talvez, mais eficiente em determinados casos, existem milhares de pessoas que conseguem usar bloqueadores de chamadas. Dessa forma, você e os funcionários não conseguem entrar em contato, já que cairá apenas na caixa postal.
Quando você tem o telefone desligado após falar um “boa tarde”, ou notou que a chamada não é completada, chegou o momento de usar o método de SMS e WhatsApp. Evita que o cliente tenha de conversar e garante que o processo de pagamento seja feito de forma ágil, já que o link para pagar o que deve, é disponibilizado. Este método faz parte das cobranças para imobiliárias mais utilizadas atualmente.
Cuidado com os horários
Não é a todo instante que você deve fazer ligações, enviar dezenas de mensagens via SMS ou e-mail. Na verdade, a sua empresa precisa estudar os melhores horários em que as pessoas estão com o aparelho nas mãos e desocupadas.
De manhã, por volta de 8h, é o momento perfeito para colocar em prática as cobranças para imobiliárias, porque é certo de que o cliente está livre ou fez determinadas pausas. Se não for por um contato telefônico, o envio de mensagens é o mais adequado a fim de não gerar constrangimento.
Atenção com as cobranças indevidas
Caso aconteça de o cliente inadimplente pagar o que deve, é necessário que sua empresa faça a baixa no sistema quanto antes, a fim de não realizar a cobrança milhares de vezes. Isso pode acarretar sérios problemas.
É um processo fácil de solucionar, pois, através do serviço da Stone Station você consegue saber quem fez pagamentos, quem deve e quais valores foram debitados de determinados locatários. Os processos de cobranças para imobiliárias deve ser fácil, prático e inteligente ao mesmo tempo.
O que acontece se ficar devendo para imobiliária?
Ocorrerá o acréscimo de multas e taxas pelo atraso, portanto, se torna essencial manter a informação explícita no contrato para o inquilino entender o que acontecerá se não quitar a mensalidade ao longo dos meses. É uma estratégia que dá resultados, evita dores de cabeça e faz com que as pessoas não ajam de má-fé.
Caso não aconteça de o cliente pagar pelo que deve, as cobranças para imobiliárias por uma notificação extrajudicial intimarão a pessoa a resolver o que está em aberto. Se o problema não for solucionado, faça a rescisão de contrato e despeje o inquilino para possibilitar a entrada de novas pessoas.
O que o inquilino pode cobrar da imobiliária?
O cliente pode exigir uma ótima moradia para viver, conforme explicitado no marketing do site da imobiliária. Além disso, o interessado no imóvel não precisa arcar com dezenas de despesas que não sejam essenciais, diferente do caso dos serviços de limpeza ou manutenção.
É essencial que o proprietário do local não interfira no negócio, tampouco tente entrar em contato com o inquilino. O novo morador, se estiver com os pagamentos em dia e cumprir com as regras, fará o uso daquele imóvel como quiser.
O que a imobiliária não pode cobrar do locatário?
A imobiliária não deve cobrar por taxas de levantamento cadastral por gerar constrangimento e haver a possibilidade do cliente procurar o Procon. Taxas de reserva para reformar o local, arcar com despesas de pinturas, equipamentos para manter a segurança, na prática de esportes ou nas áreas de lazer, estão fora de questão.
As cobranças para imobiliárias devem ser feitas de maneira correta a fim de evitar dores de cabeça tanto para a imobiliária, quanto para o cliente. Todas as empresas precisam agir conforme a lei para não receberem uma intimação ou perder clientes bons pagadores devido a uma cobrança errada.