Como implementar a cobrança recorrente para evitar inadimplência na empresa?
A cobrança recorrente permite que os clientes não se transformem em inadimplentes e faz com que todos paguem com regularidade pelo conteúdo contratado. No entanto, é necessário entender como adotar a prática e fazer o seu uso correto.
Com a Data Stone você compreenderá a que este termo se refere e terá facilidade na hora de trabalhar com o conceito em sua companhia, para melhor atender os seus clientes.
O que é uma cobrança recorrente e para que serve?
Trata-se de uma forma de pagamento que ocorre todos os meses, mas de maneira automática, sem que a pessoa ou empresa tenha de emitir boletos. Existem, porém, determinados métodos para efetuar a cobrança que variam conforme a necessidade de cada usuário para com o produto ou serviço.
Hoje em dia, adotar este método para cobrar os clientes é muito mais prático, porque evita que as pessoas tenham de fazer os pagamentos por conta própria. Pode acontecer de um usuário esquecer que precisa realizar determinado pagamento, por exemplo, o que gera uma dívida indesejada e, posteriormente, cobranças contínuas até que o nome do cliente seja posto nos órgãos de proteção ao crédito.
Para impedir o problema de inadimplência, a sua empresa precisa trabalhar com alta tecnologia a fim de evitar transtornos. Essa tornou-se uma das práticas mais comuns efetuadas por companhias que sabem que, determinada clientela poderia ficar inadimplente, mas o pagamento é concretizado dentro do prazo, através do desconto automático.
Quais os tipos de cobrança recorrente?
Há dois métodos de cobrança recorrente que apresentam as suas variações e se demonstram úteis a todo tipo de cliente que precise delas. Pode ser, por exemplo, temporário ou por um longo período que dure mais de um ou dois anos, sendo garantido que o pagamento aconteça, de fato.
Estes são bons métodos para evitar a temida falta de pagamento, porém, deve haver flexibilidade se não houver a possibilidade de pagar através do crédito. Muitas empresas exigem os cartões e quem estiver com pouco limite pode pagar com o boleto ou Pix. Vamos ver com mais detalhes as formas mais comuns de pagamento recorrente.
Fixa
É aquela que acontece por intermédio de um contrato de anos, em que o cliente deve arcar com todos os pagamentos ao longo dos meses por um valor de parcela pré-fixada. Como exemplo podemos citar assinaturas de serviços ou pacotes de produtos, cujo valor cheio seria de R$1200,00, mas a cobrança é feita em parcelas mensais de R$ 120,00.
Um bom exemplo para esclarecer seu funcionamento pode ser a contratação de um pacote de depilação a laser, cujo valor total a ser pago para 10 sessões seria de R$ 2.500,00, mas as cobranças serão feitas mensalmente em parcelas de R$ 250,00. Como acordado na contratação, o pagamento é cobrado automaticamente no cartão cadastrado, sem que seja necessário o cliente realizar o pagamento de boletos referente ao serviço.
Regular
No caso da cobrança recorrente regular, esta é feita através de pacotes mensais, trimestrais, semestrais ou quinzenais. O mensal é um dos mais comuns, caracterizado quando a pessoa faz a contratação de determinado serviço para usufruir ao longo de um mês inteiro, mas pode cancelar a qualquer momento, quando não quiser mais usufruir de seus benefícios, sem sofrer com multas contratuais, como ocorreria no fixo.
Haverão determinados serviços, por exemplo, que possibilitam o cliente fazer a assinatura e testar por 30 dias. Após o período de utilização acontecerá a cobrança já estabelecida com o usuário, retirada da conta em débito ou do cartão de crédito, conforme escolhido pela pessoa. Este tipo de cobrança é muito comum em serviços de streaming e plataformas similares.
Como funciona?
A cobrança recorrente tanto fixa quanto regular fornece praticidade aos compradores, através do desconto em conta-corrente ou crédito. Basta inserir os dados pessoais através da aba de cadastro, confirmar as informações pessoais e fazer o primeiro pagamento.
Não esqueça que determinadas empresas solicitam o processo de efetuação apenas após 30 dias de testes, caso goste de todo o conteúdo analisado. Se você gostou, basta aguardar a cobrança que é feita de forma automática, ou seja, não existe a necessidade de correr para pagar em uma lotérica, banco ou instituições similares.
Quais empresas fazem cobrança recorrente?
Atualmente, muitas empresas adotaram o método para fidelizarem os clientes e evitar que estes procurem pelas concorrentes. É uma prática que você também deve ter em sua empresa, a fim de trazer mais pessoas interessadas no que é oferecido por sua marca. Algumas das marcas mais conhecidas que utilizam o método, são:
- Netflix;
- Amazon Prime;
- Spotify;
- Disney+;
- iFood.
Estes são os principais serviços que adotaram a prática de cobrança recorrente, o que evita por parte dos consumidores pagarem pelos em bancos ou casas lotéricas, garantindo mais praticidade para os envolvidos. Todo o processo é feito através do desconto em conta, acordado no dia vigente combinado.
Quais são as vantagens de usar cobranças recorrentes?
Optar por este estilo de pagamento tornará o seu trabalho mais prático, evitará dores de cabeça, bem como que a sua marca seja prejudicada. É um dos serviços essenciais dos tempos atuais, uma vez que trazem praticidade aos compradores. Os principais benefícios do método são:
Sem inadimplência
Uma das principais características que as empresas buscam fugir hoje em dia é dos inadimplentes. Acontece que com a adoção do método em questão, a sua empresa faz a cobrança através do crédito salvo no cadastro e o valor é automaticamente transferido para a empresa.
Assim, nem você, nem o seu cliente tem de se preocupar com o pagamento, tampouco correr o risco de inadimplência por esquecimento. É normal que determinadas pessoas, por terem muitos afazeres ao longo dos dias, esqueçam dos débitos em aberto e falte um ou outro a ser quitado, mas com a cobrança recorrente isso é drasticamente evitado.
Automatização na hora de cobrar
Ao invés de você ou os colaboradores ligarem para o cliente para fazer a cobrança, o sistema da sua companhia fica encarregado de cobrar a todos. Chegou o dia de vencimento, o valor é retirado e as chances das pessoas terem o valor certo disponível são muito maiores, uma vez que a data da cobrança partiu de sua escolha.
Sem erros na hora de cobrar
Se o valor da conta do cliente é R$ 10,90, a cobrança recorrente se encarrega de pegar exatamente esta quantia combinada em ato de contratação do serviço. É dessa forma que o comprador também se mantém seguro, despreocupado com as cobranças e com a certeza de não haver débitos extras.
Nada de atrasos
Dentre as principais características de adotar este método está o fato de não haver atrasos. Lembra da inadimplência? Ela não acontece mais e é um boleto a menos com o qual os clientes têm de se preocupar. Portanto, com o desconto automático as pessoas saberão que não devem arcar com taxas, juros ou boletos de cobrança.
Como implementar a cobrança recorrente para evitar inadimplência na empresa?
Se você nunca cogitou incluir a cobrança recorrente na sua companhia, chegou o momento de colocá-la a fim de evitar que ocorra o problema de maus-pagadores.
Todas as empresas sofrem com esta questão, mas há métodos simples e muito eficazes de lidar com todo tipo de cliente, até mesmo aqueles que nunca pagam pelo que devem.
Política de cobrança
Não adianta apenas trabalhar com a cobrança sem ter uma política adequada que se encarregue de controlar os serviços dos usuários do seu negócio. Quando um cliente não paga, por exemplo, o Spotify, a empresa cancela o serviço de streaming de música e, se a pessoa quiser voltar a usar os benefícios do plano, terá de efetuar um novo pagamento.
É necessário expor as informações a fim de fazer com que as pessoas estejam cientes e concordem com a posição da empresa. Dessa forma, evitarão atrasar os pagamentos e você verá que a inserção da política deu certo, o que é mais eficaz do que ligar para cada pessoa cobrando.
Ofereça benefícios
Se você quer manter o controle dos pagamentos e atrair mais consumidores, oferecer benefícios chama atenção e faz com que as pessoas não queiram perder as vantagens. Neste caso, um bom exemplo é a assinatura da Amazon Prime, que fornece aos seus clientes frete grátis, streaming de séries e música, desconto em compras, entre outros.
Esta é uma maneira de você acrescentar a cobrança recorrente através da política apresentada no tópico acima. Desta forma, você faz com que as pessoas vejam a sua companhia como uma das melhores e mais atrativas para se fazer negócio.
Novos métodos de pagamento
Para fornecer muito mais praticidade aos compradores, você deve trabalhar com mais métodos de pagamento. Nem todos os clientes terão cartão de crédito para usar, e alguns terão preferência pelo Pix como modalidade de efetuação de seu pagamento.
Incluir todos os métodos possíveis permitirá que o cliente escolha o que é melhor para si, incluindo a opção Pix, em que todos os meses o dinheiro sai de sua conta-corrente e quita o débito, evitando dores de cabeça para ambos. Se você nunca cogitou acrescentar métodos como este para os seus clientes, chegou o momento de fazê-lo.
Afinal, como visto, cobrança recorrente não só garante que a empresa sofra menos com a inadimplência, como possibilita mais praticidade para o dia a dia dos clientes, que não precisam realizar a ação ativa do pagamento. O desconto, conforme acordado na contratação, é feito automaticamente no cartão ou conta do cliente, garantindo a manutenção do serviço par este e seu correto pagamento para a empresa