Saiba tudo sobre business intelligence e business analytics
Os dados estratégicos se tornaram uma base de grande importância para qualquer negócio, e os tão conhecidos business intelligence e business analytics já fazem parte da rotina de toda empresa de sucesso. Entretanto, para surtir efeitos positivos, é importante saber como cada uma funciona e quais seus benefícios diários.
Em nosso atual mundo globalizado, é inegável que qualquer empresa, independente de seu nicho econômico, tamanho ou porte, precisa possuir informações devidamente analisadas pelos seus responsáveis. Dessa forma, nenhum empreendedor toma decisões equivocadas e que podem, eventualmente, prejudicar a empresa.
Nesse cenário, reconhecer a diferença entre business intelligence e business analytics é de grande importância para compreender, de forma total, a cultura de dados inteligentes na qual vivemos. Por mais que ambos os conceitos tenham definições semelhantes, apresentam funcionalidades e aplicações distintas entre si.
Toda essa coleta de dados estratégicos, tal como suas respectivas análises e estudos, são de grande valor dentro do mercado — especialmente quando se trata de um cenário altamente competitivo e de fortes concorrências. Que tal, então, compreender mais sobre business intelligence e business analytics e aproveitar seus dados valiosos de maneira assertiva? Acompanhe a seguir!
O que são business intelligence e business analytics?
Antes de mais nada, é importante compreender o que são business intelligence e business analytics separadamente. Dessa forma, é possível entender o conceito por trás de cada termo e como eles se complementam.
O business intelligence (BI), com tradução literal para inteligência de negócios, pode ser definido como uma forma utilizar dados coletados e analisados para realizar o monitoramento das métricas da empresa. Com isso, eles poderão ser aplicados nas mais variadas estratégias da empresa para otimizar os processos já existentes.
Enquanto isso, o business analytics (BA) tem relação também com os dados, como sua coleta e avaliação. Entretanto, os dados analisados por esta ferramenta visam utilizar os delinear métricas previstas para cenários futuros, auxiliando na elaboração de estratégias de mercado, lida com consumidores, etc.
Para que servem os business intelligence e analytics?
Em sua forma global, ambos os conceitos têm como função atuar na coleta e no tratamento de dados obtidos pela empresa. Dessa forma, servem para ajudar na análise dessas informações e nas posteriores aplicações que elas podem ter dentro das estratégias da empresa. Entretanto, cada conceito se aplica a uma etapa diferente, assim como cada respectiva função têm etapas diferentes.
No caso do business intelligence, sua principal função é dar apoio e auxílio aos empreendedores através da coleta de dados, como métricas obtidas de acordo com as atividades da empresa. Assim, é possível estabelecer métodos e estratégias que podem ser aplicadas ao cotidiano para otimizar seus resultados.
Qualquer análise das métricas se inicia por meio do BI, pois, este compreende ferramentas e teorias capazes de fazer esse estudo. Já o business analytics serve para permitir a análise desses dados coletados, de forma rápida, prática, que gere resultados.
O BA é responsável por emitir relatórios de desempenho, análises de natureza qualitativa, quantitativa, dentre outros que abordam o tema desejado. No geral, ambos servem para o tratamento de dados estratégicos, com o objetivo de potencializar os resultados da empresa em questão.
Qual a diferença entre business intelligence e business analytics?
Pode-se notar que ambos os termos são bem semelhantes, especialmente por trabalharem com dados e métricas, não é mesmo? Entretanto, por mais que pareçam iguais, o business intelligence e business analytics são considerados etapas evolutivas de um mesmo processo, por isso se diferenciam entre si.
Enquanto o business intelligence faz uso de dados atualizados visando aplicar em estratégias que beneficiam o presente da empresa, o business analytics utiliza essas métricas com o objetivo de preparar o futuro da companhia. No geral, ambos são aplicados para estratégias e ações que otimizam os resultados do negócio.
O uso do BI permite um diagnóstico eficaz dos dados obtidos pela empresa, para aprimorar as campanhas de marketing e demais estratégias de gestão do negócio por meio da captação desses dados. Entretanto, eles podem ser confusos de serem interpretados, então, o BA serve para agilizar e facilitar a análise desses dados para sua aplicação.
Quais são os benefícios do business intelligence e business analytics?
A verdade é que, atualmente, os dados estratégicos são de grande valor para qualquer empresa. Afinal, essas informações sempre podem ser utilizadas para aprimorar os processos internos já existentes e elaborar novos, além de otimizar estratégias de forma que aumente sua eficácia.
O principal benefício no uso do business intelligence e business analytics está, de fato, em transformar os dados estratégicos em conhecimento e planejamento. Entretanto, há outros que se complementam ao seu primário, como:
- Otimiza o crescimento da empresa, baseado em seu cenário atual;
- Organização dos processos internos;
- Criação de estratégias;
- Redução de gastos e de erros;
- Análise do histórico da companhia;
- Estudo da concorrência;
- Melhor planejamento de estratégias e metas;
- Informações atualizadas.
Por fim, é possível observar também um excelente custo-benefício quando se aplica o business intelligence e business analytics no dia a dia da empresa. Isso é possível, pois os dados estratégicos atualizados atuam na redução dos gastos e na otimização dos planejamentos da empresa.
Ter em mãos o business intelligence e business analytics não só demonstra a importância destes dados coletados como, também, de realizar suas devidas interpretações. Dessa forma, é possível explorar, em sua totalidade, as novidades presentes dentro do mercado em seu respectivo nicho.
Os dois conceitos podem se complementar?
Quando observamos o business intelligence e business analytics, a partir da sua definição e das suas respectivas funções dentro do uso de dados, notamos o quanto ambos os conceitos são complementares. Em sua forma geral, o BI fornece uma base de dados para que o BA possa analisar todos eles e aplicar as informações em seu dia a dia.
Ou seja, o business intelligence fica responsável por capturar todos esses dados estratégicos e essas informações relevantes sobre o funcionamento da empresa. Todas as métricas podem ser devidamente mensuradas e organizadas em relatórios capazes de deixar claro os resultados das estratégias adotadas pela empresa, seja a respeito da concorrência, do público-alvo, dos processos internos, dentre outros.
Entretanto, esse relatório estabelecido pelo business intelligence não é o suficiente para estabelecer estratégias para o futuro da empresa, uma vez que para tal é necessário projetar situações que ainda ocorrerão. Para isso, o business analytics entra como um excelente complemento.
O business analytics serve para capturar esses dados, já obtidos pelo BI, e analisar de forma criteriosa e cuidadosa todas as informações, possibilitando uma projeção do cenário futuro que a empresa irá enfrentar.
Essa previsão — com base em dados — possibilita que a empresa crie estratégias para lidar com situações que surgirão. Justamente por isso, o business intelligence e business analytics são de grande importância para serem aplicadas no dia a dia da empresa.
Como posso usar?
O business intelligence e business analytics são realizados no dia a dia de qualquer empresa através de programas e softwares especializados, que tem como principais funções absorver esses dados e qualificar eles através de suas interpretações e análises.
É bem simples usar esses processos, uma vez que, dentre tantos softwares disponíveis, basta escolher uma ferramenta considerada ideal para o seu negócio e aplicá-la em sua rotina. Separe as métricas a serem observadas, organize todos os dados e monte uma equipe capacitada para lidar com essas informações.
É nítido o quanto o business intelligence e business analytics são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Com essas informações, é possível planejar e elaborar as melhores estratégias para a sua empresa gerar excelentes resultados.