Pitch de Vendas: o que é e como fazer abordagens?
Investir em um pitch de vendas eficiente tem sido uma estratégia assertiva para potencializar os resultados de equipes de venda internas nas mais variadas empresas, principalmente para diminuir os custos de uma operação e ter um acompanhamento mais próximo dos resultados.
Em empresas com volume de vendas alto, essa prática acaba se tornando uma poderosa ferramenta para alavancar os resultados mais rapidamente. Mas para isso é necessário que as companhias construam essa abordagem de maneira estratégica para que o resultado positivo seja alcançado ao final.
Neste artigo completo, você saberá mais sobre o que é o pitch de vendas, qual a sua serventia para a área comercial de uma empresa, além de benefícios e dicas de como montar esse tipo de abordagem de maneira assertiva para converter mais vendas.
O que é um pitch de vendas?
A estratégia do pitch de vendas é um tipo de discurso de venda utilizado pelas equipes comerciais de uma empresa composta de uma comunicação clara e certeira, com informações relevantes que tendem a impactar o cliente, fazendo com que ele feche a venda mais rapidamente.
O bom pitch de vendas trabalha gatilhos, informações e perguntas certas para o momento em que o cliente precisa decidir se fecha a venda ou deixa para outra oportunidade. É importante destacar que essa estratégia é elaborada considerando o estágio em que esse cliente se encontra dentro da jornada de venda.
Para que serve o pitch de vendas?
O pitch de vendas serve para tornar a abordagem de vendas com o cliente ainda mais rápida e objetiva, dessa forma o vendedor passa ao consumidor os pontos estratégicos do porquê adquirir determinado produto.
Em outras palavras, o pitch é utilizado para despertar no cliente o interesse em comprar seu produto ou serviço, pois durante a conversa o vendedor irá fazer sua abordagem destacando os principais pontos do que está vendendo.
Não é à toa que uma das bases da prática é justamente misturar em um mesmo discurso perguntas, gatilhos e informações que auxiliam na decisão final do cliente com o objetivo de que ele feche a venda tão rapidamente quanto como foi envolvido pelo discurso do vendedor.
Vale lembrar também que a construção desse argumento deve considerar o estágio da jornada de compra em que o cliente se encontra.
Benefícios do pitch de vendas
O pitch de vendas pode oferecer aos consumidores uma melhor experiência de compra, assim como aos vendedores que saberão exatamente o que fazer para que o cliente conclua a venda. Alguns dos benefícios de ter um pitch de vendas bem estruturado são:
- Fortalecimento da conexão com clientes: Uma relação de confiança entre empresa e cliente em potencial pode ser construída. Dessa forma os clientes irão dia a dia construir essa confiança na empresa, que também pode ser feita pela forma de vendas que se tem no negócio.
- Aumento de vendas: O objetivo do pitch de vendas é justamente induzir o cliente a se interessar pelo produto mais rapidamente, pois uma vez que ele é fisgado mais rápido o processo de venda tem mais chances de sucesso, fazendo com que empresas com grandes volumes de vendas diárias e mensais potencializam ainda mais suas conversões. Assim, a equipe comercial atinge suas metas, a empresa alcança os resultados e os vendedores também conseguem cumprir seus objetivos individuais.
- Vantagem em relação aos concorrentes: As empresas estão sempre buscando alternativas e estratégias assertivas para garantir maior espaço no mercado e consequentemente sair na frente de seus concorrentes. Com um pitch de vendas bem estruturado é destacar no seu segmento de negócios, pois com um discurso de vendas assertivo as chances de conversão são maiores e dessa forma a compra é certa.
- Causa uma boa impressão nos clientes: A primeira impressão é muito importante, então ter um pitch de vendas bem elaborado causa no cliente uma sensação de atendimento eficaz e dinâmico, isso porque essa é a oportunidade ideal para mostrar todos os benefícios de seus produtos e serviços, além de começar a construir com o cliente uma boa relação, que ao longo do tempo pode se converter a mais uma venda.
O pitch de vendas pode oferecer à empresa, aos clientes e ao vendedor excelentes oportunidades, pois seus benefícios podem se estender a todos os envolvidos em uma negociação. Dessa forma, trabalhar na elaboração de um bom argumento é oferecer mais ferramentas para que a venda seja fechada, garantindo vantagens não só para a equipe comercial como também para toda a empresa.
Como organizar uma abordagem ao cliente com pitch de vendas?
Para que o pitch de vendas tenha sucesso em uma empresa é necessário que esses discursos tenham uma estrutura muito bem construída. Confira as etapas que são necessárias para ter um pitch de vendas bem elaborado.
- O primeiro passo: Nesse momento é onde você deve se apresentar brevemente. Aqui o vendedor deve criar uma boa impressão para o cliente a fim de impactar todo o processo de conversa com ele, fazendo com que se avance etapas na jornada de vendas, além de conquistar a confiança do cliente, se mostrando interessado nos desafios do consumidor.
- Investigue: Este é um estágio muito importante, pois vai ajudar a entender o que o cliente realmente precisa através das perguntas feitas a ele. É necessário que os questionamentos feitos deixem claro ao vendedor a situação em que o cliente está, quais são esses problemas e as suas consequências.
- Ofereça: A partir desse momento o consumidor já pode ser abordado com possíveis soluções que podem ajudar na resolução de sua problemática, ou seja, é hora de oferecer seu produto ou serviço ao consumidor em potencial.
Com estes passos muito bem amarrados, se torna mais fácil o processo de vender algo a um cliente em potencial e de maneira fácil e objetiva, por isso amarre bem todas as perguntas e ofereça o que ele precisa de maneira direta e objetiva.
Vale a pena fazer para minha empresa?
Para uma empresa que deseja sair na frente de seus concorrentes e garantir resultados mais assertivos, sem dúvidas investir no pitch de vendas é uma opção objetiva e certeira a fim de alavancar os resultados.
Vale lembrar que um discurso de vendas certeiro faz com que os clientes em potencial se aproximem e criem com a empresa uma relação de confiança, o que torna o processo de venda bem mais facilitado.
Mas antes de pensar em pitch de vendas é importante considerar em qual etapa da jornada de vendas um cliente se encontra para que o discurso seja alinhado com essa realidade. Apostar nessa técnica de despertar o interesse do cliente mais rapidamente por produto ou serviço oferecido deve ser feito com o máximo de gatilhos, perguntas e informações a fim de que o resultado esperado seja alcançado: a venda.
Por isso, capriche nas perguntas, pesquise sobre o cliente, considere sua jornada de consumidor dentro do processo de vendas da empresa e garanta que a conversão seja realizada com essa técnica prática, objetiva e clara, o que ajudará o cliente a optar pela melhor opção para a solução de seu problema e proporcionará a empresa a conquista de melhores resultados e metas batidas pelo departamento comercial.