Quais são todas as etapas da prospecção B2B?
A prospecção B2B apresenta etapas para dar prosseguimento às vendas sem tornar o processo mais demorado. Conquistar e fidelizar as companhias corretas, traçar o perfil e estudar como atingi-las de uma boa maneira, tornará o trabalho da equipe otimizado.
Se você já entende um pouco sobre prospectar, mas não sabe como chegar nas etapas para fechar o negócio, com a Data Stone você entenderá o que realizar para ter bons parceiros e crescer no mercado.
O que é prospecção B2B?
Prospecção de negócio para negócio é um processo para gerar clientes em potencial, chamados de “leads”. Estes possíveis compradores são abordados por vendedores a fim de apresentar o produto para efetuar uma compra, e recebem acompanhamento desde o topo do funil até a sua conversão.
É no processo de prospectar que a sua equipe gerencia listas de informações úteis que forneçam os perfis dos clientes. Ao longo da conquista de dados de cada possível lead é que o time de vendas inicia uma abordagem amigável a fim de apresentar o serviço, benefícios e ser preciso no processo de diálogo.
Por isso, conheça alguns dos principais conteúdos adquiridos para dar início à prospecção B2B:
- Nome Fantasia;
- CNPJ
- Serviço oferecido;
- Telefone ou WhatsApp;
- Contato nas mídias sociais;
- Região onde atua.
São informações bem simples, mas que tornam o processo de prospectar organizado e automatizado. A sua equipe entende melhor o perfil de cada lead e terá seus próprios métodos de iniciar uma abordagem para vender e conquistar aquela empresa.
Quais os objetivos da prospecção B2B?
O objetivo é o de realizar negócios e formalizar parcerias duradouras que tragam resultados positivos e tornem o processo de compra-venda mais prático. Ou seja, você tem uma empresa física que vende produtos de informática para sites que revendem os materiais ao consumidor final, conhecido por B2C, e lucra.
Neste caso, a prospecção B2B permite ter contato com uma diversidade de empresas grandes, médias ou pequenas, apresentar seus serviços ou produtos e tornar a rotina da companhia otimizada. A intenção é a de formalizar boas parcerias duradouras que tragam lucros após a aquisição dos produtos ofertados.
O diferencial de prospectar é entregar soluções a um negócio que precise de um bom controle de dados ou de produtos em níveis elevados para vender ao consumidor final.
Quando você tem um dos dois para vender, as demais companhias procuraram pela sua empresa, espontaneamente, com o intuito de realizar uma reunião e tirar dúvidas específicas.
É neste processo que você deve ser certeiro ao dar diagnósticos precisos sobre a satisfação de clientes mais antigos e como cada serviço os auxiliou. Possibilita a retirada de dúvidas e evidência que você entende do seu próprio conteúdo ao demonstrar aos compradores a segurança e a qualidade no que está à venda.
Vantagens da prospecção B2B
O fechamento de vendas promove o aumento lucrativo e faz com que aquele parceiro permaneça comprando dos seus produtos. Tem clientes que fecham um pacote anual e que fornecem um ganho financeiro elevado além do esperado. Leia mais vantagens de prospectar:
- Receita recorrente e previsível;
- Clientes fixos fornecem estabilidade;
- Alta rentabilidade;
- Mais parceiros em que confiam no que a sua empresa oferece.
Quando a prospecção B2B é conduzida adequadamente, você adquire benefícios imediatos e duradouros. Para chegar ao ponto alto e fidelizá-los, entender as necessidades de cada um e oferecer uma solução ao que te apresentaram, tornará o trabalho da sua marca reconhecido entre o nicho, permitindo atrair mais clientela.
Receita recorrente
No processo de vendas qualificadas você não tem que se preocupar com o “sumiço” de determinado cliente, como acontece no B2C. No B2B você sabe que aquele comprador voltará mais vezes a fim de adquirir mais produtos, o que te garante uma receita previsível e recorrente.
Clientes fixos
Você terá uma fidelização de clientes muito maior e melhor, efetuando vendas às mesmas empresas, mas sempre conquistando novas. Neste caso, você os tem fixados e sabe que voltarão a comprar do mesmo produto em determinado momento, o que te gera mais segurança nas vendas.
Alta rentabilidade
Ao contrário de uma compra simples, na prospecção B2B, você concretiza vendas elevadas por cada pacote de produtos ou serviços. A sua empresa atua como um fornecedor, portanto saiba que a aquisição de cada conteúdo nunca terá preços baixos. É desta forma que você adquire ótimos lucros para gerir e melhorar processos empresariais.
Confiabilidade
Quando se prospecta da maneira adequada, você transparece confiança nos compradores antigos, novos e gera uma impressão positiva aos que querem fechar negócio. Quanto mais você vender e obter respostas positivas, maiores as chances de se destacar por realizar serviços eficientes e de qualidade.
Quais as etapas da prospecção B2B?
Há etapas que precisam ser seguidas para atingir o topo das vendas e fazer com que os clientes fiquem satisfeitos com o que a sua empresa tem a oferecer. Para chegar às companhias adequadas torna-se fundamental entender os seus perfis e entrar em contato, como você aprenderá a seguir:
Perfil de Cliente Ideal
No momento de conversar para vender, a sua equipe deve ter conhecimento sobre as características daquele cliente antes mesmo de apresentar qualquer serviço. Não adianta conduzir um diálogo impreciso sem ter ideia do que precisa ser vendido àquele perfil, portanto, elaborar um mapeamento tornará o processo de vendas organizado.
A sua equipe, durante a prospecção B2B, precisa dialogar apenas com quem é um potencial comprador, focando nos que estão perto de fechar negócio. Não se deve perder tempo com leads no funil inicial porque muitos deles saem e um cliente de contrato elevado que poderia ter sido fechado, passa batido.
Tenha uma boa lista de leads
No marketing digital, para vender e fechar bons negócios, é preciso ter uma lista de clientes para entrar em contato. A sua empresa consegue tê-la por meio de campanhas bem construídas, que solicitem os contatos dos que tiveram interesse de participar ou querem se informar mais e melhor sobre os seus serviços.
Para vender de forma eficiente, sem ter preocupações com os contatos obtidos, que enviaram e-mail errado ou telefone antigo, ter um mailing list atualizado faz com que a sua tomada de decisões seja mais assertiva na comunicação. A prospecção B2B exige ter conhecimento dos dados obtidos, que estejam atualizados para entrar em contato quando necessário.
Pesquisar o perfil do lead
Antes de entrar em contato, a sua empresa deve ter conhecimento sobre o perfil do cliente para não ofertar produtos e serviços inadequados. Entender como funciona aquela companhia e compreender do que ela precisa traz propriedade no momento de entrar em contato.
Converse com o lead para qualificá-lo
Neste processo, a sua equipe dialoga com o lead de modo a fornecer informações úteis sobre o produto, tira dúvidas e apresenta mais soluções para atingir as dores do possível comprador.
Mesmo os perfis mais complexos de lidar, estão suscetíveis a aceitar a venda porque tiveram interesse de comprar ao ser conquistados por seu time. Leia os métodos para entrar em contato:
- WhatsApp;
- E-mail;
- Ligação;
- Mídias Sociais.
A prospecção B2B deve instigar o cliente e fazê-lo querer fechar a venda, seja por necessidade, porque gostou do serviço ou porque sentiu confiança. Neste processo de compra, fundamentar as funções do produto permite ter um compreendimento amplo sobre o porquê de comprar.
Após entender o perfil, você tem como acrescentá-lo no banco de dados para especificar sobre estar qualificado aos próximos passos ou se está no início do funil. Ao longo desta organização, o seu time sabe o que fazer para tornar o ciclo de abordagem eficiente.
Vale a pena fazer prospecção B2B? Como?
Para conquistar e fidelizar clientes, o ato de prospectar vale a pena, mediante boas conversas e fornecimento de suporte. O processo feito em B2B possibilita ter um número elevado de parceiros que compram continuamente e permanecem há anos neste ciclo. Atingir este marco exige seguir os passos apresentados mais acima para fechar o negócio e vender.
Você não deve chegar nos possíveis clientes durante a prospecção B2B e apresentar o serviço com a ideia de que conseguirá vender. O processo por etapas faz você percorrer o funil adequadamente enquanto analisa aquele perfil e conquista o comprador.
Na Data Stone você encontrará o que precisa para aumentar as vendas, conquistar novos parceiros e fidelizar empresas. Para crescer no ramo de prospecção B2B e obter sucesso, você precisa de uma equipe que te entregue tudo o que for necessário para vender mais e melhor.