Inadimplência financeira: como me proteger desse mal?
A inadimplência financeira é um problema que acontece com muitas pessoas e empresas no Brasil devido à falta de conhecimento sobre como cortar gastos e poupar. Há momentos em que os seus clientes não conseguem mais pagar porque passaram por alguma perda financeira.
Assim, com a Data Stone você entenderá o que é este problema, conhecerá alguns dos principais tipos de inadimplentes e os motivos para a falta de pagamento do que foi comprado.
O que é a inadimplência financeira?
Este é um problema ocasionado pela falta de pagamento no período estimado após uma compra via cartão de crédito, por exemplo. A empresa não arca com os próprios gastos por uma série de fatores e fica com o nome restrito, não consegue mais pedir por serviços de empréstimos ou financiamentos.
Além disso, a inadimplência financeira não acontece apenas com os clientes fixos. Neste caso, empresas de todos os tamanhos podem sofrer dificuldades para concluir os pagamentos ou atrasarem e se tornarem inadimplentes.
Este é um tipo de problema muito comum quando não há controle e análise de gastos, onde se torna necessário fazer alguns cortes para ter dinheiro suficiente a fim de arcar com as despesas. É viável informar a companhia na qual fez o negócio para verificar possibilidades de pagar por preços mais em conta.
Quais são os tipos de inadimplência?
Existem alguns tipos de inadimplências bem características que você deve conhecer para evitá-las e não arriscar ter problemas com maus-pagadores. Claro, em muitos casos, os seus clientes deixam de pagar porque tiveram dificuldades financeiras e, cabe a você apresentar uma negociação amigável e compreensiva para evitar perdê-los.
Devedor negligente
Os devedores mais negligentes são conhecidos pelo fato de não conseguirem arcar com as próprias despesas feitas e, em muitas vezes, podem nem mesmo quitar os débitos. Ou seja, as chances de entrar em contato para verificar o que pode ser feito são muito baixas e a sua empresa perde lucros.
É possível evitar o problema? Sim, você pode realizar o envio de e-mails com propostas que os auxiliem quitar o que deve. O recomendável é solicitar que o processo seja feito em uma vez a fim de evitar o risco do cliente deixar de pagar de novo.
Devedores crônicos
Este é um tipo de inadimplente bem característico porque, por mais que tenha dívidas, se surgir uma oportunidade de pagar, ele o fará mesmo com multas, encargos e juros. Este é o contrário do negligente, porém, se não for tratado de forma eficaz, as chances de evoluir a um pagador péssimo são muito altas.
Recomenda-se, portanto, que no caso de inadimplência financeira, a sua equipe envie e-mails e demais informações ao cliente com métodos de pagamento. Abordá-lo de forma agradável é necessário para não espantá-lo e o fazer cogitar pagar por tudo o que ficou em aberto e se livrar das incômodas cobranças.
Devedor ocasional
Este é um perfil que evita atrasar as próprias contas e, se acontece, pode ser por não possuir dinheiro ou porque esqueceu de pagar, talvez por uma falta de aviso eficiente. São clientes assíduos que arcam com todas as despesas no período correto e não gostam de ficar endividados.
A inadimplência financeira precisa ser estudada em cada caso, pois se diferenciam facilmente e você não pode tratar todos os perfis da mesma maneira. Treinar a sua equipe para conversar com a clientela conforme os seus diferenciais é essencial na obtenção de resultados positivos.
Quando o indivíduo é considerado inadimplente?
Quando não paga ao longo de dois ou mais meses, não entra em contato para explicar o que aconteceu, tampouco cogita negociar a nova dívida. Estes são motivos que atribuem a uma pessoa a característica de endividado, que não conseguiu quitar pelo que comprou ou contratou.
Hoje em dia, porém, a inadimplência financeira cresceu muito no Brasil por alguns motivos, como a pandemia de Covid-19, ou por conta das altas taxas de desemprego. Dessa forma, se a pessoa havia feito um financiamento ou contratado um empréstimo encontrará diversos problemas para quitar o que deve.
Se você conhece o perfil de cada cliente da sua empresa, sabe que eles pagam em dia e nunca atrasaram. Caso aconteça um problema como este, a recomendação é entrar em contato de forma amigável, escutar o que aconteceu e propor alternativas que auxiliem aquele cliente a quitar o débito.
É por motivos como este que estudar os perfis da clientela é tão recomendado, visto que a inadimplência financeira nem sempre acontece por irresponsabilidade ou descontrole de finanças ao longo do mês.
Quais são as consequências da inadimplência financeira?
Dentre as principais estão o fato de perda de emprego, por esquecimento ou porque a pessoa simplesmente decidiu não pagar mais. No entanto, a última característica é mais difícil de acontecer, mas não significa que é um cenário impossível.
A inadimplência financeira causa desconforto e até mesmo vergonha em clientes físicos ou jurídicos, que não conseguem entrar em contato por medo. Estes também são motivos de haver dificuldades para conversar amigavelmente.
O que causa a inadimplência financeira?
O problema é caracterizado em um descontrole por parte de qualquer pessoa ou empresa na hora de comprar. Há quem faça pedidos de cartões de crédito a cada dois meses, solicite empréstimos pessoais ou financiamentos, por exemplo, e fiquem presos em dívidas longas que o salário já não cobre mais.
Neste caso, a pessoa terá de decidir se vale a pena colocar comida em casa ou arcar com as dívidas. Ou seja, os consumidores têm a preferência de comprar o alimento para o lar ao invés de arcar com o que ficou em aberto por escolher pelas prioridades básicas.
Existem clientes que esquecem de pagar por falta de avisos do sistema da sua empresa, portanto, este é um problema que não pode acontecer. Ter um sistema tecnológico que envie notificações próximo à data do vencimento e também no próprio dia farão muita diferença.
A perda do emprego também é mais um motivo para a inadimplência financeira, onde a pessoa é demitida e não tem como ter renda disponível para pagar o que deve. A recomendação é tentar entrar em contato a fim de negociar da maneira que for viável ao seu cliente.
Como não cair na inadimplência financeira?
Para não ter problemas como estes, a recomendação é evitar fazer diversas solicitações de cartão de crédito ou empréstimos. É necessário realizá-los apenas em últimos casos, quando sentir que se tornou viável ou porque quer comprar um produto mais caro ou investir na reforma de casa.
Além disso, em limites elevados de cartão de crédito, deve-se evitar fazer compras que fiquem na casa dos R$ 5.000. Se o seu salário é de R$ 2.500 não faz sentido gastar uma quantia que ultrapasse isso, certo? Caso contrário, as chances de haver a inadimplência financeira são muito altas.
Realizar um controle de gastos e cortar despesas desnecessárias é mais uma maneira útil de não se tornar inadimplente. Há, de fato, muitas pessoas que não conseguem se organizar e é necessário entender o que é útil, o que precisa ser pago e o que pode ser cortado. Aplicar inteligência financeira e buscar se conter faz com que a inadimplência seja sempre uma possibilidade muito distante.