Vantagens da assessoria de cobrança para empresas
Saiba que as vantagens da assessoria de cobrança são diversas, principalmente, por você ter uma organização própria para resolver problemas específicos de inadimplência. Assim, deixa de ser obrigatório montar uma equipe especializada apenas para esta função e você também consegue poupar bons valores.
Por mais que seja tentador ter este tipo de serviço, é necessário entender como funciona e em como uma terceirizada consegue te ajudar. Não esqueça que esta companhia precisa oferecer segurança e confiabilidade, já no ato de contratação e conversa sobre os clientes devedores.
Como funciona uma assessoria de cobrança?
A assessoria é contratada por sua empresa para entrar em contato com os inadimplentes e fazer a mediação entre você, credor, e o cliente devedor. Neste caso, quando a sua companhia não é focada em cobranças, cabe a outra fazer este processo a fim de recuperar tudo o que foi perdido.
O diferencial é que o time de assessores entram em contato com os devedores, porém terão um método de abordagem distinto. É necessário lembrar que existem diversos perfis de inadimplentes, onde cada pessoa se comporta de uma maneira e uns são mais fáceis de pedir pela quitação de um débito do que outras.
Quando você formaliza um negócio com alguns clientes e passados três meses acontecer do pagamento não cair mais na conta, significa que ele esqueceu ou deixou de pagar, por exemplo. Haverão casos em que você consegue entrar em contato com a empresa a fim de solicitar que resolvam o problema.
É essencial definir qual o tipo de assessoria mais adequada ao que você necessita no momento. Não adianta fazer a contratação de uma empresa grande caso o número de clientes devedores seja mínimo.
Como contratar uma assessoria de cobrança?
O primeiro passo para contratar a assessoria é entender a quantidade de inadimplentes e pesquisar por empresas adequadas que ofereçam um serviço de qualidade. Assessores dessa natureza precisam ser de confiança e trazer soluções em pouco tempo a depender do valor cobrado para resolver aquela inadimplência.
Converse sobre as quantias que cabem no bolso da empresa e não extrapolam o limite. É necessário você entender o tipo de serviço a contratar. Portanto, abaixo você conhecerá os principais custos:
- Pagamento de cobrança por taxa fixa;
- Pagamento de cobrança variável;
- Compra de dívidas.
O ato de comprar as dívidas faz parte das vantagens da assessoria de cobrança, porém, este é um dos serviços mais caros. Dessa forma, você deve estabelecer quais gastos valem mais a pena e qual a sua preferência no momento.
Faça pesquisas sempre por empresas de confiança, que realizem um trabalho eficaz e que estejam atuando há anos no mercado. Se você tiver um número elevado de contatos, solicite algumas sugestões e peça que enviem os melhores nomes para te auxiliar no processo. É possível pedir até mesmo referências de quem já contratou aquela companhia e entender se está adequada a resolver os problemas ou não.
Qual a importância da assessoria de cobrança para a empresa?
A assessoria correta fará com que você deixe de ter problemas para resolver qualquer burocracia gerada por devedores. Por mais que se tenha o controle, quem fica a cargo de resolver todo o problema é a empresa contratada, com longa experiência e sabe bem como lidar com os mais diversos inadimplentes.
Para você e a sua equipe não se ocuparem com este problema, contratar uma especializada na área é uma das vantagens da assessoria de cobrança que você terá ao longo do trabalho. As chances de resolução são maiores e é possível após o pagamento do devedor encerrar aquele contrato para investir em novos clientes.
Além disso, dentre as vantagens da assessoria de cobrança, você entenderá a necessidade de contar com um sistema de cobranças recorrentes. Ou seja, ao invés de enviar boletos e milhares de mensagens ao e-mail do cliente, quem faz o pagamento é o seu próprio sistema, que recolhe os valores do cartão de crédito ou da conta em débito.
5 vantagens de se ter uma assessoria de cobrança
Há muitas vantagens em se fazer a inserção de assessores para cobrar aqueles antigos clientes que deixaram de pagar pelos serviços ou produtos contratados. Para evitar problemas de débitos em aberto, contratar uma empresa séria e perita no assunto fará muita diferença.
Além disso, você consegue trabalhar com mais concentração, tem maiores chances de assertividade em novos negócios e a sua equipe se dedica a oferecer produtos a mais leads. Se antes você não cogitava contratar este tipo de serviço, abaixo verá bons motivos:
Dedicação na cobrança
Neste caso, a empresa-mediadora fica encarregada de se concentrar apenas na efetivação de cobranças regulares sem precisar realizar diversos processos. Ao invés, por exemplo, de vender e fazer marketing também, toda a equipe foca naquelas pessoas que te devem determinados valores.
Dentre as vantagens da assessoria de cobrança está o fato de se economizar tempo para que você e os demais colaboradores realizem as suas próprias funções. Se você precisa contatar novos clientes, fazer parcerias ou negócios, não pode perder horas do dia atrás dos inadimplentes, certo?
Diminuição de inadimplentes
Nenhuma empresa gosta de permanecer com maus pagadores, portanto, para evitá-los e conseguir tirá-los da sua companhia, é necessário ter uma boa assessoria. É através deles que você consegue ver a inadimplência diminuir com agilidade.
As vantagens da assessoria de cobrança surgem em pouco tempo e tudo o que deve ser feito é aguardar e ter paciência. Não adianta cobrar ou exigir que aquela pendência seja resolvida de uma única vez, pois muitos devedores são complicados de lidar e necessitam de uma pessoa especializada naquele caso para realizar esse trabalho.
Boa visibilidade à sua empresa
Não são todas as organizações que buscam resolver casos de devedores amigavelmente. Neste caso, muitos jogam o nome dos clientes em birôs de crédito e deixam que o SPC ou Serasa negativem-nos por uma inadimplência, onde terá de fazer acordos apenas com eles.
Quando você procura empresas capacitadas, mostra aos seus clientes e às demais pessoas que o seu trabalho é sério, que a marca quer resolver as pendências de maneira prática e pacífica. Por este motivo, ofertar descontos para quitar o débito ou facilidade em parcelamento são necessárias para atrair novas pessoas.
Redução de custos
Dentre as vantagens da assessoria de cobrança, está o fato de você cortar gastos desnecessários apenas para abrir uma ala da empresa de cobrança. Você teria de contratar novos funcionários especializados no serviço, porém, os assessores de uma terceirizada são mais que suficientes para resolver este empecilho.
É necessário contratar uma organização capacitada, que entregue bons resultados a curto prazo e saiba como lidar com os clientes. Uma conversa amigável, com descontos e possibilidades tentadoras de quitar os débitos tendem a fazer um poderoso efeito nos consumidores.
Maiores chances de pagar e voltar a fazer negócio
Nem todos os clientes deixam de pagar porque quiseram. Boa parte deles perdeu a reserva financeira e não conseguiu mais quitar pelo que contratou. Mas, com a ajuda da assessoria, você consegue reaver o débito e até conduzir um novo negócio com aquele tipo de cliente que sempre foi fiel e organizado com os pagamentos.
Não esqueça que as vantagens da assessoria de cobrança surgirão apenas quando se faz a contratação adequada de uma empresa competente. Quando se solicita os serviços de uma terceirizada correta, as chances de você resolver as pendências são maiores, mais seguras e eficazes.