Mitigação de Riscos: descubra como evitar riscos!
A mitigação de riscos é uma prática que só traz benefícios para uma empresa, afinal, todo empreendimento, já é um risco. O empreendedor ao começar um negócio nunca pode ter certeza de que dará certo.
E mesmo que o sucesso possa ser planejado — em muitos casos com alta chance de êxito —, ele nunca é garantido de maneira absoluta, sempre dependendo de inúmeras variáveis. Entre elas podemos citar a aprovação do público, o funcionamento do mercado, crises nacionais e internacionais, entre outros fatores que muitas vezes fogem do controle da empresa.
Para ter uma ideia, mais de um milhão e meio de empresas encerraram suas atividades em 2022, um número assustador, que mostra como muitos empreendedores podem não obter sucesso no mercado. Mas como diminuir os riscos? Como empreender de modo mais seguro com melhores chances de sucesso? Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre a mitigação de riscos!
O que é mitigação de riscos?
A palavra mitigar em português significa abrandar, suavizar ou diminuir. E a mitigação de riscos tem este sentido, diminuir os riscos que uma corporação encara ao adentrar no mercado.
Como mencionado, um negócio nunca tem chances exatas de dar certo no mercado. Há tantas variáveis a serem consideradas que um erro de cálculo ou mesmo um imprevisto maluco pode acabar com um negócio.
Podemos citar, por exemplo, a recente pandemia em 2020. Quem poderia imaginar que passaríamos por uma pandemia global? E seu impacto financeiro e empresarial ainda é sentido: mais de 80% dos comerciantes, só no estado de Minas Gerais, declaram que acumulam prejuízos desde a crise do Covid.
Este é, sem dúvidas, um risco que seria difícil de ser evitado, contando muito mais com uma ação rápida e criativa da empresa para se reinventar durante a pandemia. No entanto, há outros riscos que podem ser evitados, previstos e trabalhados pela empresa.
Esses riscos dependem muito da natureza da empresa. Uma companhia que trabalha com produtos químicos, por exemplo, tem riscos que uma financeira não precisa nem ao menos cogitar em presumir.
No entanto, uma financeira passa por riscos constantes em relação a inadimplência que seriam inúteis para uma empresa de produtos químicos considerar em seus cálculos. Em outras palavras, para uma mitigação de riscos eficiente é preciso uma análise da companhia, de toda sua estrutura, da sua atividade final, do seu público e de sua posição no mercado.
Assim, a análise que resultará em uma boa estratégia de mitigação de riscos estará levando todas as informações relevantes sobre a empresa em conta, e sem dúvidas será eficiente. Podemos resumir como passos essenciais da mitigação de riscos:
- Reunir dados e informações a respeito da empresa e suas características;
- Com base nessas informações, identificar o que pode atrapalhar a empresa e oferecer riscos;
- Definir qual a escala desses riscos, do menor para o maior e dos mais prováveis aos menos improváveis;
- Realizar um diagnóstico sobre esses riscos e estratégias para a empresa se manter viva caso o pior aconteça.
De modo geral, este é o esqueleto de uma estratégia de prevenção de possíveis riscos. Prestando atenção nesses pontos, sem dúvidas uma empresa estará melhor municiada para lidar com os problemas no mercado.
Qual a importância de mitigar os riscos?
Aquilo que causa mal ao seu negócio pode vir de diversos lugares. A mitigação de riscos é a arte de saber identificar de onde esses malefícios podem surgir, e criar estratégias que defenderão a empresa, ou que reduzirão o impacto caso sejam inevitáveis.
Nem sempre um risco pode ser contornado, em muitos casos ele vem de situações que a empresa não tem controle, como as grandes crises mundiais. Porém, mesmo em uma situação como essa a empresa tem chances de se favorecer com a mitigação de riscos.
Caso ela tenha um plano para os piores cenários, onde cortes são necessários e uma adaptação rápida precisa ocorrer, este é um bom momento onde a mitigação de riscos entra com força total.
Podemos concluir que uma análise de riscos e a criação de estratégias que diminuam o seu impacto é essencial para qualquer corporação.
Elas preparam a empresa para essas situações desagradáveis, criam defesas para a instituição, ajudam a encarar o pior cenário e oferecem melhores chances de sucesso, caso aconteça um imprevisto. Sem essa estratégia de prevenção, a empresa pode até fechar suas portas.
Quais são os riscos mais presentes nas empresas?
Conheça quais são as categorias e os tipos de riscos mais recorrentes com os quais a empresa deve tomar cuidado. Confira os principais:
Riscos econômicos
Os riscos econômicos são aqueles que ameaçam a economia da empresa. Claro, este conceito é muito abrangente, no entanto, estamos falando daqueles que afetam a macro economia.
Crises econômicas, períodos de recessão, entre outros. É sempre necessário considerar os impactos desses riscos em seu negócio.
Riscos de conformidade
Todos já sabem que o Brasil é um dos países com maior número de regulamentações para empresas em todo o mundo. Os riscos de conformidade são aqueles que analisam o grau de adesão que a empresa tem com essas leis.
Lembrando que muitas dessas normas e regulamentações, as quais as empresas devem conformidade, tem a ver com sua categoria e segmento de negócio. É preciso uma perspectiva abrangente e profunda do modo como a empresa funciona.
Riscos financeiros
Estes riscos, sim, são referentes à economia individual da empresa, portanto são até mais simples de serem identificados. Se tratam em especial de negócios que podem ou não dar certo, investimentos em produtos, serviços e redução do endividamento da companhia.
Riscos Operacionais
Riscos operacionais são um dos mais complexos a serem analisados. Se tratam daqueles que podem ou ser ocasionados pela operação da empresa, ou impactar diretamente a sua operação. São exemplos de riscos dessa categoria:
- Incêndios;
- Desastres naturais;
- Chuvas;
- Acidentes mecânicos;
- Entre outros.
No geral, uma boa saída para conseguir se livrar desse risco em especial é a contratação de um sólido seguro e prevenção máxima pela saúde dos seus colaboradores.
Riscos de concorrência
Este é um risco tentador de ser utilizado como desculpa, mas de fato pode de fato acontecer. É um estudo que analisa como a concorrência pode impactar negativamente seu negócio, por exemplo: com o lançamento de um novo produto ou prestação de um serviço melhor e mais barato.
Risco de informação
Para terminar, esse risco está mais e mais relevante: os riscos referentes à segurança da informação.
Com a utilização massiva dos canais digitais e virtuais, é preciso tomar cuidado com as informações tanto da empresa quanto dos seus clientes e colaboradores, protegidas pela Lei de Proteção Geral de Dados.
Portanto, cuidado. Toda empresa consciente que está começando a se desenvolver no mercado investe em segurança da informação, pois, uma falha nesse quesito pode causar graves consequências.
Como funciona a mitigação de riscos?
A mitigação de riscos depende de muita análise, a absorção e acúmulo de informações e a criação de estratégias para evitar os próximos riscos, ou passar por eles de maneira mais confortável.
Sem esses fatores, uma empresa não está capacitada para realizar a mitigação de riscos. A informação é sem dúvidas, um elemento importante para a criação deste tipo de estratégia. Logo, quanto mais informação sua empresa tiver, melhor sua capacidade para criar estratégias.
E se você procura informação de verdade, então tem que conhecer a Data Stone. A Data Stone é uma empresa de consulta de dados para outras companhias, sempre com informações atualizadas e confiáveis. Para utilizar quando se precisa obter conhecimentos mais exatos sobre o mercado.
Benefícios da mitigação de riscos
E por fim, relembre alguns dos benefícios de realizar uma mitigação de riscos em sua empresa, como:
- Melhor capacidade de adaptação;
- Prevenção de certos prejuízos;
- Adaptação rápida;
- Previsão sobre o mercado;
- Capacidade de resistir a crises com estratégias bem formadas.
Não deixe de utilizar esse tipo de análise em seu negócio para conseguir melhores chances de sucesso para sua empresa! Faça uma gestão inteligente e garanta melhores resultados no mercado ao também se preparar para possíveis adversidades.