O que são os 5 Cs do crédito e qual é a importância deles para nós?
A estratégia de conceder créditos aos clientes pode ser uma opção para alavancar resultados, porém deve ser feita com cautela, por isso, os 5 Cs do crédito podem ser uma alternativa para trazer a segurança necessária que as empresas precisam para apostar no meio de pagamento facilitado para os seus clientes.
Neste artigo, você vai descobrir um pouco mais sobre os 5 Cs do crédito, incluindo suas vantagens, a importância para as empresas, e seus tipos. Confira o que preparamos e veja como as empresas expandem a carteira de clientes sem ficar no vermelho.
O que são os 5 Cs do crédito?
Tratam-se de um conjunto de características que fazem parte de um cliente que faz a solicitação de crédito para uma empresa, podendo ser pessoa jurídica ou física. Esse conjunto é composto de cinco aspectos:
- Capacidade;
- Carácter;
- Condições;
- Colateral;
- Capital.
Estes aspectos são devidamente avaliados pelas empresas e, com base nas respostas, a mesma decide-se se o crédito será concedido ou não a este cliente.
Vale a pena aplicar os 5 Cs do crédito na sua empresa?
Os 5 Cs do crédito podem ser uma alternativa a se considerar para empresas que desejam ampliar sua carteira de clientes e especialmente a participação no mercado. Afinal, conceder créditos a outras empresas ou o facilitar o pagamento para consumidores pode causar uma boa impressão no meio comercial.
Porém, a concessão dessas facilidades deve ser feita com critério, e é nesse momento que os 5 Cs do crédito se fazem necessários, se provando uma ferramenta que auxilia na diminuição dos impactos causados nas empresas pela inadimplência.
Através desse poderoso conjunto de características, é possível fazer uma análise criteriosa de cada cliente que solicita crédito ou deseja pagar de maneira facilitada, tendo acesso aos riscos de conceder esse benefício ao solicitante com base em seu perfil e histórico financeiro.
Quais são os 5 Cs do crédito?
Os 5 Cs do crédito pode ser uma ferramenta importante para definir se uma empresa concede ou não crédito a um cliente, especialmente se deseja oferecer a eles um meio de parcelamento a prazo, não considerando o cartão de crédito, que geralmente é o mais usado nessa modalidade de pagamento.
Confira quais são os 5 Cs de crédito, e o que cada um deles leva em consideração na hora de avaliar o perfil de um cliente que solicita esses serviços.
1 – Caráter
Este C tem o objetivo de fazer uma análise criteriosa do histórico financeiro de quem está solicitando crédito. Nessa etapa o objetivo é estabelecer se foram cumpridos os prazos, se as quitações de dívidas foram feitas dentro do tempo previsto e se o cliente teve dificuldade para arcar com seus compromissos.
No caso de pessoa jurídica, não havendo um histórico disponível, são os sócios da empresa que estão solicitando crédito que passam por uma análise. Nela será avaliado o comportamento de crédito dessas pessoas em operações similares.
2 – Capacidade
Nesta etapa dos 5 Cs do crédito, é analisado se o cliente possui estrutura financeira para honrar com seus compromissos no tempo determinado.
No caso de uma pessoa física, essa análise acontece mediante a verificação dos comprovantes de pagamento, declarações de imposto de renda e aplicações.
Já as pessoas jurídicas terão seus fluxos de caixa, atuação no mercado, bens e alternativas disponíveis para que a dívida seja quitada em caso de inadimplência, analisados. Vale lembrar que mais uma vez os perfis de sócio serão analisados para conceder o crédito.
3 – Condições
O critério de análise neste C está relacionado a condições de estabilidade financeira para pessoas físicas, que inclui tempo de trabalho em determinada empresa. Já para pessoas jurídicas, é considerado o tempo de mercado que a empresa possui, assim como seu histórico financeiro e seus altos e baixos dentro do mercado, que terão relevância durante a análise.
Para pessoas jurídicas vale ressaltar que caso a varredura seja satisfatória, isso significa que a empresa que irá conceder o crédito constatou que o seu aumento de fluxo de caixa permite que uma concessão de crédito seja feita com segurança.
4 – Capital
O capital é o mais sugestivo dos 5 Cs do crédito, porque está diretamente relacionado ao patrimônio que a empresa ou pessoa jurídica possui, independente do crédito que está sendo solicitado. Isso significa que esta categoria dos 5 Cs do crédito visa se certificar que a pessoa física ou a empresa que está solicitando crédito possui recursos além do crédito solicitado.
Nessa análise, contracheques, níveis de endividamento, financiamentos, e patrimônios líquidos de sócios e donos de uma empresa, em caso de pessoa jurídica, são analisados. Isso é feito a fim de se assegurar de que os recursos existem e que a empresa ou pessoa não ficará em débito com sua instituição.
5 – Colateral
Na etapa final de análise dos 5 Cs de crédito, é avaliado o que a empresa ou pessoa física pode oferecer em troca para obter seu crédito concedido. Dessa forma, imóveis, automóveis, hipotecas, ou qualquer outro bem que possa provar a empresa de que ela não ficará no vermelho serão contabilizados.
Vale lembrar que quanto mais garantias forem apresentadas à empresa que vai conceder o crédito, maiores são as chances de ter o crédito liberado.
Com os 5 Cs do crédito as empresas conseguem estabelecer critérios e análises precisas de clientes que lhe pedem crédito, se assegurando de que não vão ficar no vermelho antes de conceder formas de pagamento facilitadas a seus clientes, o que minimiza os riscos e altas taxas de inadimplência.
Qual a importância dos 5 Cs do crédito?
Investir nos 5 Cs do crédito faz com que as empresas consigam analisar criteriosamente cada um dos clientes que solicitam pagamentos facilitados. Afinal, esses filtros, utilizados para estudar o perfil de cada um deles, colaboram positivamente na decisão de conceder ou não créditos para estas empresas ou consumidores, devido à segurança apresentada pelos seus perfis.
Quais suas vantagens?
Utilizar os 5 Cs do crédito ajuda a identificar os riscos que cada cliente pode representar para a empresa, ao mesmo tempo que também apresenta o quanto o perfil de um cliente está disposto a solicitar seu crédito ou pagamento facilitado e cumprir com seus compromissos nas datas determinadas.
Dessa forma as empresas conseguem conhecer mais os perfis de seus clientes, sabendo quais são propensos a pagar em dia e com quais se deve ter cuidado, com base nas análises realizadas.
Vale ressaltar também que os resultados apresentados podem ajudar a empresa a evitar futuros problemas em seus planejamentos financeiros, já que a quantidade de clientes que poderiam ser inadimplentes são eliminados, pois, não atendem aos critérios para ter seu crédito concedido.
Aplicar os 5 Cs de crédito pode ser uma alternativa interessante para as empresas que desejam ter segurança na hora de realizar pagamentos parcelados e créditos para outras empresas, reduzindo os riscos de inadimplência e obtendo a segurança de que o valor será pago dentro das datas e prazos estipulados na hora da concessão de crédito.
Por isso, antes de conceder a um cliente algum crédito ou parcelamentos, aposte na análise criteriosa oferecida pelos 5 Cs de crédito. Assim, você assegura que sua empresa ofereça condições e, ao mesmo tempo, fique assegurada de que os valores serão pagos, mesmo que o cliente ou empresa fique inadimplente.