Clientes B2B: 4 dicas para vender mais
No geral, os Clientes B2B tendem a fechar contratos baseados em lógica, onde grande parte é mais exigente por necessitar de soluções diárias, que afetam diretamente sua gestão interna. Para oferecer sempre o melhor atendimento, você precisa entender primeiro o que é o modelo B2B e as suas principais características.
Para isso, nosso time da Data Stone explica para você tudo o que precisa saber a respeito do tema para encontrar os nomes certos, fechar negócio e aumentar os lucros! Conte com a gente para crescer no ramo de atuação escolhido.
O que são os clientes B2B?
O ‘’business-to-business’’ é um estilo de negociação focado entre companhias (PJs), onde uma atua como fornecedora e a segunda como cliente. A prática não envolve pessoas físicas (B2C), apesar de ser um dos métodos mais conhecidos no Brasil.
Uma empresa fabricante busca por clientes B2B com a intenção de vender roupas de determinada marca, onde a empresa-alvo é uma loja grande e famosa presente em shoppings.
Para conseguir cada vez mais clientes, pode contar com a nossa plataforma! Nossa família da Data Stone atua focada em trazer soluções para captar clientes B2B, através de uma plataforma tecnológica e funcional com informações relevantes dos seus leads.
Quais são as características dos clientes B2B?
A principal característica do B2B é a de vender apenas produtos ou serviços voltados a outras empresas de mesmo nicho. Com isso, os clientes B2B se tornam mais exigentes do que seria uma pessoa física, por exemplo, além de que há vários indivíduos para tomar uma única decisão – o que influencia diretamente no tempo da negociação.
Ou seja, pelo fato do cliente final ser uma empresa, todos que tomam a decisão são acionistas ou sócios que precisam opinar, de acordo com a necessidade da companhia. Reconhecer isso é importante, principalmente para saber se posicionar e vender bem o que sua empresa oferece.
Como faço para vender para clientes B2B?
As vendas precisam ser realizadas com pleno conhecimento das informações do produto ou serviço ofertados, para transmitir credibilidade ao B2B. Você precisa saber desde as limitações do item até os benefícios, sem deixar de apresentar respostas sólidas e estratégicas às possíveis objeções do comprador.
O principal desafio de encontrar e fidelizar os Clientes B2B é lidar com a concorrência que possui mais experiência (se a sua empresa for nova) e sabe como fidelizá-los. Para você se destacar e obter uma gama de clientes bons, é necessário entender o que é vendido pelos concorrentes e melhorar não apenas o seu produto, mas a forma como você o apresenta aos consumidores.
Em propostas voltadas aos Clientes B2B, é necessário saber que estas empresas fecham contratos baseados em lógica e não na emoção. Ao pensar nestas informações, a Data Stone recomenda que você use sempre dados verídicos em seu produto, que apresente gráficos ricos em informações ou infográficos que demonstrem informações valiosas aos possíveis clientes.
Como encontrar clientes B2B?
Na Data Stone você encontra os principais nomes de empresas para trabalhar e formalizar os seus negócios. Temos mailing lists voltadas apenas às marcas que existem no Brasil e no conteúdo você encontra os perfis adequados para trabalhar.
Se você já teve problemas de inadimplência e quer ficar longe de dores de cabeça, a Data Stone apresenta as soluções para encontrar os melhores Clientes B2B para trabalhar, por meio de uma plataforma intuitiva e completa.
As informações da sua lista de contato ficam bem organizadas e através de nossa plataforma você realiza conversas dinâmicas, entregando soluções aos problemas da empresa-alvo. A obtenção de dados úteis auxilia na decisão estratégica para auxiliar o cliente e fechar o contrato baseado em confiança.
Quais as vantagens de vender para clientes B2B?
O consumidor é fidelizado e permanece ativo com a sua empresa, solicitando uma quantia de produtos maior a cada mês. Este processo transmite mais segurança e estabilidade, diminuindo as possibilidades de você quebrar em determinado momento.
Além disso, com os Clientes B2B a rentabilidade obtida é sempre elevada graças à demanda de produtos, porque muitas companhias compram com você para revender em lojas.
A receita é recorrente e você não precisa conquistar números elevados de B2C que, nem sempre, terão interesse de comprar ou de fechar o contrato, mesmo após longas etapas de negociação.
Este é um processo que gera perdas, porém quando você atua como um fornecedor aos Clientes B2B, percebe que os lucros aumentam significativamente e os contratos são longos.
Como encontrar listas de clientes B2B?
Com a Data Stone você encontra mailing lists completas para encontrar nomes em potencial, que atuem com seriedade no mercado e já tenham uma boa reputação. O foco da nossa empresa é tornar o seu trabalho mais eficiente e menos burocrático, onde se consulta o que precisa em poucos segundos e conversa com a empresa imediatamente.
O mailing de Clientes B2B da Data Stone apresenta informações completas das empresas, como quadro social, telefone, porte, faturamento estimado e situação cadastral do CNPJ.
4 dicas para vender mais para clientes B2B
O processo de vendas precisa ser conduzido de maneira inteligente até o fechamento do contrato e, para isto dar certo, você deve estudar e analisar cada perfil disponibilizado pelo mailing completo da Data Stone. É através dela que você adquire os dados necessários para estudá-los, obter eficiência em sua venda e converter aquela marca em parceria.
Apresente ótimas soluções
Não adianta apenas conhecer o seu produto e saber como ele funciona, você precisa se tornar um expert no que apresenta aos Clientes B2B para fazê-los quererem comprar. Saiba a respeito das informações básicas, características e até mesmo as limitações ou vantagens que o conteúdo oferece.
Além disso, elabore estratégias de vendas que façam aquele cliente em potencial sentir a necessidade de comprar. Mesmo que ele apresente objeções você tem como contorná-las através de uma conversa argumentativa, rica em informações que deem a confiança necessária que precisa para fechar negócio.
Estude o seu mercado de atuação e concorrência
Os concorrentes sabem como vender o produto e alavancar em vendas, e você necessita estudar a concorrência com a intenção de compreender o serviço ou produtos deles para fazer a oferta ao cliente com mais eficiência.
Analise os preços, produtos e vantagens que os concorrentes apresentam sem deixar de acompanhar a situação do mercado para entender como se destacar. A Data Stone recomenda que você se reúna regularmente com a sua equipe para discutir pontos estratégicos que façam a diferença no processo de fidelização do público-alvo.
Use follow-ups
Você precisa dar continuidade às vendas por canais de relacionamento ao cliente, por telefone, e-mail ou uma visita. Com a Data Stone você encontra as informações de que precisa para entrar em contato rapidamente, economizar tempo e prosseguir com a etapa de venda-compra.
Se você atua mais com redes sociais, aposte sempre no e-mail marketing que traz resultados benéficos e fortalece a relação entre você e o seu cliente.
Tenha uma ótima tecnologia disponível
Com a Data Stone você encontra uma plataforma digital completa com o que precisa para organizar os perfis de cada cliente, checar informações básicas ou complexas, compreendê-los melhor e resolver contratos perto do fechamento.
O nosso mailing list entrega a você excelentes Clientes B2B para conversar, apresentar o seu produto, entregar soluções para fechar uma venda e fortalecer o relacionamento no pós-venda.
Para crescer, se tornar o verdadeiro destaque do seu nicho e fortalecer o nome da sua marca, converse com a Data Stone, disponível para te ajudar em tudo o que for necessário. Queremos que a sua experiência seja sempre a melhor para fidelizar nomes importantes que darão à sua companhia receita recorrente.