Primeiro contato com Lead: 4 dicas de mensagens para o primeiro contato

Primeiro contato com Lead 4 dicas de mensagens para o primeiro contato

Independente do tamanho da sua empresa, o primeiro contato com lead é sempre um momento sensível. É difícil prever como o cliente irá reagir à abordagem, como a negociação irá transcorrer e se continuar nesse processo valerá o esforço da equipe de vendas.

Com uma lista oferecida pela Data Stone, você tem acesso ao contato de inúmeros leads. Mas como abordar? Por sorte, há diversas técnicas e mensagens para enviar na primeira conversa para conseguir um melhor resultado e com isso garantir uma negociação com melhores chances de acabar em uma boa venda!

O que é o contato com o Lead?

O primeiro contato com lead é o ponto inicial de qualquer negociação. Chamamos de leads aqueles clientes que ao contrário da maioria do mercado tem seus dados com a empresa, abrindo possibilidade para uma abordagem e novas vendas.

O que é o contato com o Lead
Fonte/Reprodução: original

É muito mais fácil para uma empresa iniciar um contato com um lead do que com um prospect, mas isso não significa que fazer isso seja simples. É preciso que a empresa estude bem o que vai falar e como, os melhores meios de oferecer seus produtos e serviços. Quanto melhor a primeira impressão, maior a chance da negociação virar a favor do vendedor.

Para que serve o contato com o Lead?

O contato com lead serve para a empresa oferecer seus produtos e serviços e iniciar uma transação.

Embora seja possível que um lead tenha deixado seus dados com a empresa ao tentar fazer uma compra, que por um motivo qualquer tenha sido cancelada ou algo parecido. Na maior parte das vezes não é assim que acontece, o que faz deste contato a primeira tentativa de venda.

As listas de leads oferecidas pela Data Stone servem como ponto de partida para sua empresa conseguir novos clientes. Há outros usos também, como otimizar a lista com a qualificação dos leads, onde cada contato é selecionado e categorizado de acordo com sua possibilidade de compra.

Mas a regra de ouro que deve ser seguida por toda empresa ao lidar com leads, é não confundir o quanto ela conhece o consumidor e achar que a recíproca é verdadeira. Então, sempre realize uma abordagem que pareça natural para o consumidor.

Quais os benefícios de se fazer o contato com o Lead?

Há empresas que adotam a filosofia de não entrar em contato com o lead, mas esperar que o cliente venha até ela, esta prática é chamada de inbound marketing. Porém, existem dois benefícios que farão você entrar em contato com seu lead o mais rápido possível. Confira quais!

Garantia da negociação

Uma empresa pode estar arriscando demais ao esperar que o cliente entre em contato com ela. É muito mais confiável que ela tome a iniciativa e faça a abordagem. Realizar a abordagem envolve riscos, a negociação pode acabar sem uma venda, mas é impossível saber se pelo menos não tentar.

Possibilidade de se preparar

Pelo menos uma empresa pode se preparar antes de iniciar o contato com o lead. Esse é um grande benefício, em especial quando ela já tem certas informações sobre o indivíduo e pode realizar uma abordagem personalizada, aumentando suas chances de sucesso.

Quais são os tipos de primeiro contato com o Lead?

Existem uma série de caminhos diferentes que podem ser utilizados para abordar o lead. Em nosso mundo digitalizado o que não faltam são opções de entrar em contato com o cliente e iniciar uma negociação. Veja quais os principais meios, as vantagens e desafios de cada um.

E-mail

O e-mail é um dos principais meios de contato no mundo dos negócios, portanto para muitas empresas ele é um grande instrumento de venda. No entanto, é preciso tomar cuidado, em especial quando estamos falando de uma abordagem inédita.

Você pode ter seu e-mail interpretado como spam pelo algoritmo do lead, ou simplesmente ignorado, já que o cliente não conhece sua empresa. Então tenha cuidado ao utilizar o e-mail como primeiro contato.

Telefone

Mesmo que tenha sido substituído por aplicativos de vídeo, áudio conferências e outros de mensagens instantâneas, o telefone ainda é uma ferramenta para venda. E o grande diferencial é que por meio dela o vendedor consegue informações extras sobre o lead que não poderia conseguir por outros meios, como se ele está empolgado ou não, se parece animado e entre outros traços que só são possíveis de captar pela voz.

Aplicativos de mensagens

Realizar venda por aplicativos, como o WhatsApp, hoje já é uma realidade. Sua empresa pode, sim, utilizar o app para ter o primeiro contato com lead. Mas tenha cuidado, muitos clientes não gostam e podem até considerar uma intrusão uma empresa mandar uma mensagem diretamente para seu número pessoal.

Deixe claro o cunho da mensagem, informe que é uma empresa comercial e envie uma mensagem educada e simpática. Sempre prefira números comerciais para realizar essa abordagem.

Quais são os pontos de atenção com o primeiro contato com o Lead?

Ao ter o primeiro contato com lead é necessário se atentar a diversos pontos para a negociação ser conduzida para venda. Os principais são:

  • Não tome tempo do cliente: Assim como sua empresa, o lead é ocupado e tem seus negócios e obrigações. Fale de maneira breve, direta e clara e seja o menos enfadonho possível;
  • Seja simpático: Mesmo que o lead atenda com certo mau humor, a simpatia converte vendas! Seja educado e a negociação será muito mais fluida;
  • Planeje bem o que vai falar: Não dê margem para confusão na hora da abordagem. Planeje o que será dito para tudo ocorrer com naturalidade.

Prestando atenção em cada um desses pontos, com certeza a abordagem e o contato com o lead ocorrerão muito melhor.

O que oferecer no contato com o Lead?

‌No primeiro contato com lead geralmente o que é oferecido são as funções básicas e essenciais do seu serviço ou produto. Há pouca margem para trabalhar outros planos ou dimensões de negócios voltadas para clientes fidelizados ou que já estão habituados a sua forma de negócio.

Comece oferecendo seu ponto forte, explique como o cliente pode necessitar desses serviços e a partir daí, desenvolva a venda.

Como montar uma boa lista de contato com o Lead?

Você quer ter o contato dos clientes na palma da sua mão? É possível ter uma lista criada especificamente para sua empresa, com as mais diversas informações para prospectar e conseguir mais consumidores para seu negócio. Essa lista é oferecida pela Data Stone!

Como montar uma boa lista de contato com o Lead
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A Data Stone é uma empresa especialista em dados no mercado, e entre seus serviços disponibilizados no site, oferece uma lista de leads robusta e variada. A lista é criada com base no mercado que sua empresa atinge, seu público ideal, e você ainda tem a oportunidade de escolher o perfil que quer evidenciar, segmentando por localização, CNPJ e entre outros parâmetros.

4 dicas de mensagens para primeiro contato com lead

Para você nunca falhar na abordagem, confira algumas mensagens que você pode tentar para ter o primeiro contato com lead. Cada uma delas visando melhorar suas chances de venda no final da negociação.

Mensagem personalizada

É impossível iniciar essa conversa sem mencionar a personalização, uma das melhores táticas de abordagem do mercado. Faça um bom uso de uma lista de leads, estude seu alvo antes de abordá-lo e crie uma estratégia pensada para atender suas necessidade mais essenciais. Isso irá elevar as chances de conseguir uma ótima venda!

Mensagem de apresentação

Para leads mais formais que estão acostumados com um tratamento mais polido, vale a pena enviar uma mensagem de apresentação, onde sua empresa se identifica e um profissional é apresentado para servir como ponte e representante. Essa é uma tática muito usada para causar uma boa impressão em clientes mais criteriosos.

Mensagem com promoção

Caso sua empresa realize promoções sazonais ou periódicas, esta é uma excelente época para entrar em contato com lead oferecendo uma promoção. Com isso o lead pode se sentir tentado a comprar em sua empresa para aproveitar a oportunidade de ouro.

Mensagem com um resumo dos benefícios

Para aqueles leads que você sabe que tem uma vida corrida, mande uma mensagem que resuma todos os benefícios de fazer negócio com sua empresa. Com isso você tem a certeza de que está oferecendo uma ideia completa de seu negócio para o cliente ao mesmo tempo que preza seu tempo.

Essas são dicas essenciais para você não errar no primeiro contato com lead. Aplique-as com sua equipe de vendas e veja os resultados a longo prazo! E se procura por bons leads, não deixe de acessar a Data Stone e obter para sua empresa novas possibilidades de negócio.

Com a lista oferecida pela Data, você pode criar um atendimento personalizado, abordagem personalizada e converter ainda mais vendas para sua empresa.