Big Data: o que é e como funciona?
O Big Data e a ciência de dados são áreas da tecnologia da informação que mais crescem nos dias de hoje, afinal, os dados se tornaram bens valiosos dentro do marketing. O que significa que esse setor da tecnologia pode afetar todo o mercado, em diversos segmentos, áreas e indústrias.
Porém, devido a sua complexidade e para aproveitar os benefícios do Big Data, é necessário conhecer suas principais características, como funciona e contar com a ajuda de uma empresa especialista no assunto. Interessado em aprender mais sobre?
O que é um Big Data?
A palavra Big Data significa, em sua tradução literal, ‘’Grande Dado’’. Mas, na área da tecnologia, serve para indicar grandes quantidades de dados que são gerados diariamente a todo segundo, que estão espalhados na rede. Essa quantidade de dados é imensa, e para entender e decodificá-la é necessário um software e hardware robustos – por isso mesmo que esses dados valiosos são difíceis de conseguir.
Pense no Big Data como uma imensa mina, onde as informações e os dados são as pedras preciosas. Misturado com as informações relevantes, há uma porção de outros arquivos que são inúteis para a maior parte das empresas. Portanto, é preciso um trabalho imenso para encontrar os dados corretos e dispensar o que pode ser considerado lixo digital.
Para que você entenda a dimensão do Big Data, calcula-se que por dia são gerados cerca de 2,5 quintilhões de bytes de dados por dia. Um número impressionante, que revela informações importantes que podem ser usadas por sua empresa.
Porém, do mesmo modo que uma mina não pode ser explorada por quem não tem conhecimento e os utensílios essenciais, os megadados também precisam ser explorados com suas ferramentas: softwares e hardwares de última geração.
É impossível decodificar os grandes dados sem programas poderosos, processadores de alto desempenho e muito conhecimento no assunto. O Big Data é complexo e somente uma empresa especialista em dados como, por exemplo, a Data Stone é capaz de tratá-lo.
Com a Data Stone, sua empresa recebe os dados tratados e prontos para o uso de maneira organizada e legível. Esses dados são essenciais para prospectar, criar planos de ação, personalizar o atendimento e muito mais!
Qual sua história?
Os primeiros indícios de Big Data começaram a surgir nas décadas de 60 e 70 junto com os primeiros bancos de dados relacionais e data centers. No entanto, somente em 2000 que o conceito criou força e passou a ser integrado como estratégia de mercado.
O analista Doug Laney foi um dos primeiros a entender a importância do Big Data. Foi ele quem visualizou o quão preciosos poderiam ser os dados que empresas como YouTube e Orkut geram todos os dias. Por mais difíceis de analisar e organizar que fossem, eles poderiam revelar informações essenciais para diversos setores do mercado.
Logo, plataformas, softwares e estruturas como Hadoop e NoSQL se popularizaram e o trabalho com Big Data começou a sair dos Estados Unidos e migrar para outros países.
Para que serve e qual a sua importância?
O Big Data é essencial para que empresas possam conhecer o mercado e o seu público. Existem uma série de hábitos, preferências e ações dos consumidores que passam despercebidas, porém são evidenciados e observados por meio do Big Data.
Quando um usuário está na internet navegando, acaba realizando processos e tomando uma série de decisões que geram dados. A análise desses dados mostra como o mercado e os clientes costumam operar. Além disso, é possível conhecer outras informações sobre tendências de compra, preferências, economia e a forma como as empresas estão operando.
Esses dados são importantíssimos para que empresas possam personalizar seu conteúdo e seu atendimento, criar estratégias, definir seu ICP e planejar o seu futuro.
Quais os benefícios de um Big Data no mercado imobiliário?
O Big Data é uma tecnologia tão ampla que pode ser utilizada em diversos contextos. Quem está conhecendo a natureza dos mega dados pode imaginar que servem apenas às empresas de tecnologia e marketing.
Porém, seu uso pode se estender a qualquer empresa no mundo. Não acredita? Veja agora os benefícios desta tecnologia para o mercado imobiliário!
Conhecimento do mercado
O Big Data pode te ajudar a entender as tendências do mercado antes que se manifestem. Com os dados você consegue prever certas crises, verificar formação de bolhas, o aumento dos preços em determinadas regiões e integrar tudo isso em suas estratégias e para preparar sua empresa.
Clientes para sua empresa
Imobiliárias e corretores podem conseguir mais clientes com o Big Data. Na verdade, praticamente não há melhor meio para conseguir novos compradores que sua empresa nunca alcançaria por meios tradicionais de marketing.
As listas de clientes B2B fornecidas pela Data Stone são um excelente exemplo desse benefício. Essas listas, em primeiro lugar, oferecem os contatos de clientes interessados em seu serviço, ou seja, aqueles que buscam por imóveis. Na lista, informações para contatos como e-mail, nome e até mesmo telefones comerciais são disponibilizados para sua empresa.
E as vantagens de se utilizar uma lista da Data Stone não param por aí! Você pode personalizá-la no site para conseguir listas com perfis de venda específicos, podendo selecionar por idade, sexo, região e outros filtros avançados. Com uma lista dessas você tem oportunidade de oferecer serviços para aqueles que já buscam comprar, aumentando a eficiência da venda e o tempo gasto em prospectar.
Com os filtros é possível segmentar esses clientes e automatizar o processo de vendas para perfis de compradores diferentes. Uma tremenda facilidade para seu negócio!
Mais lucros
Se analisar os dois benefícios acima, verá que os mega dados podem aumentar os lucros de sua empresa. Ao orientar seus esforços apenas àqueles que já procuram comprar imóveis, sua equipe vende com mais facilidade, otimiza o tempo da negociação e pode fechar boas vendas com menos tempo.
As listas oferecidas para prospecção da Data Stone também personalizam seus atendimentos e com atendimentos personalizados as chances de fechar uma boa negociação aumentam e com isso o lucro também!
Como funciona um Big Data?
Usamos a analogia do Big Data com um material bruto que precisa passar por um processo de mineração e lapidação. Enquanto na mineração real se utilizam picaretas e outros instrumentos, no Big Data o arquivo bruto é lapidado por cálculos e análise.
Os cálculos são tão complexos e avançados que um ser humano nunca os faria dentro de uma média de tempo razoável e prática. Por isso é essencial que todo o processo seja realizado pela máquina e por softwares de alta capacidade. Uma vez lapidados, os dados se tornam legíveis, são organizados e as empresas podem utilizá-los em sua gestão e planejamento estratégico.
Depois disso o trabalho ainda continua, com a segmentação desses dados e o seu catálogo sobre o que cada um está dizendo. Por isso que sua eficácia e efetividade é garantida para empresas diferentes no mercado.
Como as empresas usam o Big Data no mercado imobiliário?
O mercado imobiliário, como mencionamos, pode usar o Big Data e ter muitos benefícios com eles. O principal uso que o mercado imobiliário faz da tecnologia é conhecer novos clientes, atingir compradores que nunca atingiu e realizar vendas com maior conversão e maior agilidade.
Outro grande uso do Big Data é a observação do mercado de forma objetiva. Uma vez que o setor imobiliário tem inúmeras variações, tendências e é afetado por diversos fatores, quanto mais dados disponíveis melhor para que a empresa possa deduzir como uma série de mudanças com mais facilidade.
4 dicas para usar o Big Data com sucesso no mercado imobiliário
Toda ferramenta necessita ser bem utilizada para que seja aproveitada sua máxima eficiência. Veja 4 dicas incríveis para você utilizar sua lista de dados da Data Stone, a melhor empresa para você que busca utilizar megadados no mercado imobiliário!
Personalize o atendimento
Personalize o seu atendimento com o conhecimento que as listas da Data Stone oferecem para sua empresa! Crie estratégias que visam atingir aquele cliente em específico. Com isso sua abordagem terá muito mais sucesso. Verifique que tipo de imóveis aqueles clientes preferem, o que buscam e com quais características, e então ofereça exatamente isso para eles.
Qualifique os prospects
Use a lista para qualificar os prospects, entender quais aqueles que oferecem melhores negócios para sua empresa e podem gerar uma venda no momento. Mas isso não quer dizer que prospects não qualificados não devem ser usados, guarde esses contatos para o futuro.
Invista em um bom marketing
O marketing é a alma do negócio, pelo menos é como fala o ditado popular entre esses profissionais. Então integre uma lista de prospects em seu marketing e oriente sua propaganda para esses possíveis consumidores. Isso aumentará a efetividade do marketing e trará mais clientes para seus negócios.
Crie um relacionamento com seus prospects
É essencial que um corretor ou imobiliária tenha um contato frequente com o cliente, seja um prospect ou um antigo comprador. Os clientes irão se sentir próximos do seu negócio e recomendá-lo sempre que alguém perguntar onde pode comprar imóveis com qualidade e preço baixo.
Com essas dicas e com as listas da Data Stone, você consegue captar bem mais clientes e ver o seu negócio atingir as métricas e os objetivos desejados. Não deixe de contratar os serviços da empresa, conseguir conquistar mais compradores e aumentar o lucro de suas vendas!