O que é o remarketing e quais as 4 dicas para usar no meu negocio?
O remarketing é mais uma das diversas estratégias de marketing que podem ser utilizadas por uma empresa para fazer o cliente se lembrar dela. Assim como todas as técnicas utilizadas, deve ser aplicado com assertividade para conseguir o que deseja.
Por ser uma estratégia nova, muitas pessoas ainda confundem a sua finalidade, associando a outras práticas, mas com as informações corretas, será possível entender de fato como usar a estratégia é aumentar o número de conversões em um site.
Neste post completo, a Data Stone – empresa especializada no trabalho com dados, vai explicar tudo o que se precisa saber para ter sucesso com esta estratégia de marketing, e como seus serviços podem ajudar a alcançar esses resultados.
O que é o remarketing?
Basicamente, o remarketing é potencializar o engajamento dos consumidores que já interagiram com a marca para que esses clientes realizem o que se deseja, seja se inscrever em uma newsletter ou até mesmo realizar uma compra.
Um exemplo clássico dessa estratégia, é quando por algum motivo uma pessoa faz a busca de um produto na internet, entra em sites, verifica valores, mas não realiza a compra. É muito comum que posteriormente ela comece a ver propagandas do item pesquisado em outras páginas, como se fosse um lembrete a ela, para realizar a compra.
Esta ação, assim como todas as outras que fazem parte do marketing não são aleatórias, tratam-se de mais uma estratégia de marketing que possui como finalidade uma ação que vai beneficiar a empresa.
Para que serve o remarketing?
O remarketing possibilita engajar o público alvo que já realizou algum tipo de interação com uma marca e dessa forma a estratégia faz com que o cliente volte a este site e faça a ação desejada por ela. Seja uma compra ou outra atividade que lhe proporcionará algum retorno positivo, aumentando seus resultados e vendas.
Qual sua importância?
Investir nessa estratégia faz com que empresa e cliente consigam se aproximar através das mensagens personalizadas enviadas a ele o “lembrando” do produto ou serviço que ele pesquisou.
O cliente por sua vez, ficará não só com o item de desejo em sua mente, mas também com a marca que está constantemente lhe recordando sobre a ação não finalizada. Com isso, ele passa a considerar a compra do item desejado, na empresa que está o estimulando a fazer a compra.
Com esta simples ação, mais do que simplesmente, aumentar o volume de vendas e resultados, os acessos ao site também aumentam, fazendo com que o site fique melhor ranqueado nos mecanismos de pesquisa.
Quais os benefícios do remarketing?
Com essa estratégia de marca, as empresas tendem a ter resultados potencializados, o que se reflete em sua visibilidade e presença no mercado. Confira quais são as vantagens de apostar nessa estratégia para atingir os objetivos da sua empresa:
Marcas reconhecidas
Os anúncios bem elaborados podem servir como uma excelente oportunidade de potencializar o branding de uma empresa, fazendo com que ela se fixe cada vez mais na mente dos consumidores de um determinado segmento.
Quanto maior o número de pessoas que têm contato com o anúncio, mais fácil se torna o volume de interesse e familiaridade com o que é oferecido.
Produtos na mente do consumidor
Sempre que o cliente visualiza o anúncio, ele automaticamente reconsidera sua compra, dessa forma, a cada visualização isso se fixa na mente desse cliente por mais tempo. O que aumenta as chances de conversão.
A estratégia se torna interessante ao evocar o lado emocional do cliente, que se por algum motivo não concluiu a compra ao colocar o item no carrinho, ao ver o anúncio novamente ele tem mais chances de finalizar a compra.
Aumento das conversões
Por ser um tipo de estratégia elaborada para pessoas que já tiveram contato com a marca, mas que por algum motivo não finalizaram a compra, as chances de visualizar novamente o anúncio e fechar a venda são maiores.
A base do remarketing é estabelecer que uma pessoa nem sempre poderá finalizar uma venda em determinado momento, mas que ainda assim ela poderá continuar na jornada do cliente. Sendo assim, ao se deparar novamente com o anúncio, ela pode realizar a compra.
Investir na estratégia de remarketing pode ser uma opção interessante para as empresas que não desejam perder suas vendas, disparando pequenos gatilhos no consumidor ao ver anúncios que podem estimular a sua decisão de venda.
Quais os tipos?
As empresas que optarem por fazer o remarketing, devem se atentar de que existem três tipos de remarketing que podem ser feitos, são eles:
Rede display
É um grupo de sites parceiros, onde é possível ter um espaço para realizar a divulgação de anúncios enviados para os clientes, que se encontram em suas listas. Vale lembrar que cada uma das plataformas que fazem uso dessa estratégia possui seus próprios parceiros.
Rede de pesquisa
Neste formato, a estratégia é feita pelas páginas de pesquisa do Google Adwords, dessa forma as divulgações são feitas nas páginas de resultados do Google quando um consumidor realiza uma pesquisa.
Esses anúncios podem aparecer nas páginas de Google Imagens, Maps, sites parceiros do Google, além do Google Shopping ou pesquisa feita na aba de pesquisa do buscador.
A maneira de funcionamento é muito parecida com a primeira, a Rede Replay. A rede social possui espaços para anúncios, onde as empresas podem fazer suas divulgações, que aparecem na barra lateral ou no feed de notícias do usuário.
Antes de escolher o tipo a ser utilizado, a empresa deve verificar qual deles mais tem a ver com o seu perfil, pois desta forma a estratégia será mais assertiva e terá o resultado esperado.
Como o remarketing funciona?
Os cookies são essenciais para que a estratégia de remarketing seja implementada. Isso porque quando um consumidor entra em um site e aceita os cookies, ele está dando autorização a esta plataforma para ter acesso aos seus dados.
É com base nessas informações que os sites vão aprendendo um pouco mais sobre cada consumidor, identificando os seus interesses e criando campanhas personalizadas, de acordo com suas preferências.
Por isso, muitas vezes ao visitar um site ele oferece algo igual ou parecido com o que já tinha sido ofertado. Muitas pessoas acreditam que estão sendo vítimas de espionagem, mas trata-se apenas do remarketing sendo colocado em prática.
Quais os exemplos?
A estratégia de remarketing pode ser usada por muitas empresas para diversos objetivos. Além de finalizar uma venda, e alguns estudos de caso conseguem mostrar isso, confira.
Alcance do público alvo
A estratégia pode ser usada para uma empresa explorar novos públicos alvo, o que irá permitir uma nova forma de se comunicar e apresentar o produto para quem ainda não o conhece.
Potencializar o reconhecimento da marca
Empresas que decidem fortalecer ainda mais o seu reconhecimento entre seu público alvo também podem apostar no remarketing para conseguir resultados. Dessa forma, será possível avaliar como anda a popularidade da marca no mercado e estabelecer estratégias para aumentar o conhecimento no nicho de atuação.
Realizar vendas
O mecanismo de recordar o consumidor de algo que ele precisa é uma estratégia para aumentar os resultados de uma empresa, com o remarketing é muito mais fácil fazer com que um cliente finalize uma compra, apenas o induzindo com gatilhos constantes e bem elaborados.
Fazer uso dessa técnica de marketing é mais uma oportunidade que as empresas têm de alavancar seus resultados e implementar novas ideias para atrair consumidores, desta forma, o seu bom uso pode proporcionar bons resultados às empresas.
Quais são as diferenças entre o remarketing e retargeting?
Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre os dois termos, achando que se tratam da mesma coisa, mas vale lembrar que apesar dos nomes parecidos, eles são diferentes.
O remarketing, como visto ao longo desse artigo, trata-se de mais uma estratégia de marketing onde produtos são mostrados aos clientes em diferentes lugares, incentivando a sua compra.
Já o retargeting está relacionado a mudança de público-alvo de um produto, onde os clientes interessados são abordados de diferentes formas, todas elas de acordo com suas preferências e interesses.
É importante ressaltar que ambas as estratégias podem ser unidas em uma única campanha, basta que a empresa elabore as mesmas da melhor forma.
Como fazer uma campanha com remarketing?
É muito importante considerar e compreender que existem fases entre o primeiro e o último estágio, que se refere ao momento em que se faz a compra, são eles:
- Consciência: Momento em que o cliente realiza a pesquisa na internet sem ter a intenção de realizar uma compra;
- Consideração: Após algumas pesquisas, o consumidor passa a considerar a possibilidade de compra;
- Compra: Quando o cliente se convence e realiza a compra do que precisa, vale lembrar que esta não é a última etapa;
- Fidelização: O cliente já realizou sua compra, o objetivo é fazer com que ele realize outras compras;
A Data Stone pode te ajudar nesta etapa com um mailing list repleto de dados qualificados dos clientes, a abordagem se torna ainda mais assertiva, uma vez que com essas informações se torna mais fácil chegar aos clientes interessados no que a empresa tem a oferecer.
Compreendendo cada uma dessas etapas e usando a lista da Data Stone, é possível conduzir os clientes na jornada de compra. Dessa forma, a empresa pode escolher por onde fará o seu remarketing: pelas redes sociais, utilizando o Facebook ou Instagram Ads, ou o Google Ads.
O formato escolhido deve conversar com o perfil da empresa, assim os resultados serão qualitativos e com um maior volume de conversões.
4 dicas de como usar o remarketing no meu negócio
Algumas dicas podem ajudar a implementar o remarketing na sua empresa e você com certeza irá obter resultados mais assertivos e maiores conversões, veja como:
Sem excessos de anúncio
Sim, gatilhos são disparados na mente do cliente sempre que ele vê um anúncio de algo que pesquisou. Mas não é por isso que ele precisa ser bombardeado com eles. Tenha cuidado para que a estratégia não soe repetitiva: 10 visualizações por consumidor já é o suficiente para que ele lembre de uma marca.
Faça um acompanhamento
Sempre que uma estratégia é colocada em prática é necessário realizar o acompanhamento, e com o remarketing não é diferente. Por isso, acompanhar os resultados é a melhor forma de saber o que está funcionando, o que não está e o que precisa ser melhorado a fim de conseguir melhores resultados.
Use a personalização a seu favor
Todo cliente gosta de se sentir especial, por isso para cada tipo de público que for trabalhar faça anúncios personalizados, dessa forma o retorno pode ser maior, uma vez que os consumidores tendem a se identificar com algo que fala diretamente para eles.
Opte por uma landing page otimizada
Uma landing page otimizada e objetiva faz com que o cliente finalize a compra mais rapidamente, por isso o direcionamento nessa página deve ser rápido e assertivo.
Aposte no enriquecimento de dados
Conhecer os clientes é fundamental para uma estratégia de remarketing, por isso investir no enriquecimento de dados é essencial para potencializar as informações e conseguir resultados ainda mais assertivos.
A Data Stone te ajuda no desenvolvimento de ações como o remarketing, contando mais uma vez com os dados para te auxiliar nessas estratégias, uma vez que ter informações qualificadas é importante para alcançar o que se deseja.
A estratégia de remarketing pode ser uma opção para as empresas, indo muito além das vendas e resultados, mas também proporcionando uma melhor conhecimento do público e novas possibilidades, influenciando diretamente na forma de comunicação e relacionamento entre empresa e consumidor.
Conte com a Data Stone para ajudar a manter uma base de dados plenamente qualificada, potencializando as chances de abordar os clientes da maneira correta para atingir metas, conversões e resultados positivos.