Monitoramento de preços: saiba qual a importância e por que acompanhar!
Para você que sofre com a competição do mercado e a concorrência acirrada, o monitoramento de preços pode ser a solução ideal para a sua loja virtual! Antigamente, a competição entre duas empresas ou empreendimentos era local – ou seja, uma loja disputava com outra dentro do seu município ou bairro e, por isso, era muito mais fácil ficar de olho nas ações de seus concorrentes.
Já hoje em dia, essa concorrência migrou para o campo virtual e digital. Os e-commerces cresceram exponencialmente e embora o público tenha aumentado bastante por conta da tecnologia, a concorrência também. Monitorar o preço da concorrência é o novo meio de ficar de olho na competição de mercado e pode reservar para seu e-commerce um crescimento mais inteligente.
Qual a importância de se fazer Monitoramento de preços?
O monitoramento de preços é a maneira mais fácil, prática, e vantajosa de conhecer o seu nicho de mercado. Esse conhecimento é fundamental para qualquer negócio, em especial naquela parcela do mercado que diz respeito à sua empresa, público, produto ou serviço.
Com o monitoramento de preço, sua empresa tem ideia de como estão trabalhando os seus concorrentes, se tem preços mais baixos ou maiores que o seu e qual a razão desta diferença. Apenas os dados sobre esses preços já é muito útil para um gestor e podem ser integrados nas estratégias de mercado.
No entanto, a importância desse monitoramento pode aumentar bastante caso a análise seja enriquecida com outras informações que se integram ao preço. Um preço não é criado de maneira arbitrária, inúmeros fatores acabam impactando e formando o preço final de um produto ou serviço. Esta análise, quando completa, deve levar em conta:
- Preço de custo do serviço;
- As diferenças dos preços do concorrente para seu e-commerce;
- A investigação das razões do porquê há essa diferença;
- Benefícios e diferenciais que estão vinculados ao produto ou serviço do concorrente e não estão no seu e-commerce;
- Promoções, descontos e fidelização criados pelos concorrentes;
- Parcelamento e outras facilidades em pagar pelo serviço oferecido pelo concorrente.
Veja como pode ser rica esta análise, abordando o preço sob diversas óticas e gerando dados bem detalhados para sua empresa. Por isso esse monitoramento é tão relevante para o seu negócio, permitindo que sua empresa conheça o mercado de forma mais ampla. Se combinado com outras estratégias de dados, o monitoramento se torna uma arma poderosa e sem igual.
Qual o objetivo de se fazer?
O principal objetivo do monitoramento de preços é enriquecer os dados da empresa e torná-la mais capaz e consciente do mercado, público e principalmente concorrentes que estão à sua volta. Essas informações, depois de recolhidas, organizadas e entendidas pelos gestores da empresa, acabam servindo como base para diversas estratégias.
Entre essas estratégias está a própria fixação de preços da empresa, criação de certas promoções e o entendimento de oportunidades que o mercado esconde, não só de público, mas também de lucro. Afinal, se seu concorrente fixa um preço mais alto e tem ainda vendas, significa que há uma oportunidade de oferecer um serviço a um preço mais lucrativo.
Essas informações geradas pelo monitoramento dos preços são valiosas e ao combiná-las com uma estratégia sólida de descobrimento de leads, ficam ainda mais eficientes. Para os gestores que querem criar um e-commerce com estratégias inteligentes baseadas em dados confiáveis, é essencial combinar essa análise com outros serviços.
A Stone Station, oferecida pela Data Stone, por exemplo, é ótima para aqueles que querem enriquecer os dados de seu e-commerce. A prática do monitoramento, quando combinada com outras informações essenciais oferecidas pela empresa, tornam sua loja virtual mais capaz de olhar o mercado de maneira estratégica. Se você quer aproveitar os benefícios, considere entrar em contato com a Data Stone clicando aqui.
Quais os benefícios de fazer Monitoramento de preços?
Existem diversos benefícios de realizar um monitoramento adequado de preços no dia a dia do seu negócio. Esse tipo de análise impacta suas estratégias e, o mais interessante, é que esse monitoramento não demora para dar resultados e a curto prazo é possível começar a aproveitar os seus benefícios.
Abaixo, conheça diversos impactos positivos que o monitoramento dos preços traz para o seu negócio, e como é cara para qualquer loja digital essa estratégia. Conheça o porquê sua empresa deve considerar de maneira urgente integrar esse tipo de análise em seu time estratégico!
Aumentar as vendas e lucro
Vamos começar com um benefício e tanto que é o aumento do lucro. Quando sua empresa conhece os outros preços praticados no mercado, ela se torna mais capaz de pautar seus próprios preços, aumentar para conseguir mais lucro, ou abaixá-lo de maneira inteligente tornando-os mais competitivos e com isso conseguir mais vendas.
Pautar promoções e descontos
Ao entender como o mercado de seu nicho realiza a validação dos seus preços, seu e-commerce se torna capaz de fixar suas próprias promoções e fornecer descontos interessantes aos seus clientes. Em especial, aqueles descontos sazonais que devem acontecer em toda loja digital.
Com o conhecimento projetado pelo monitoramento de preços, pautar suas promoções para ficar abaixo da média do mercado – ou com diferenciais estratégicos que façam dos seus produtos mais visados – é perfeitamente possível. Se você quer criar campanhas que sejam mais inteligentes e estratégicas, o monitoramento é o caminho.
Permite estratégias mais eficazes
Quando se tem um conhecimento sobre os preços praticados por seus concorrentes, sua empresa pode criar estratégias que são eficientes em atingir pontos específicos. Por exemplo, caso seu negócio esteja com dificuldades de vender um produto específico, conhecer os preços dos seus concorrentes trará novas oportunidades de emplacar esse item do seu catálogo com seu público.
Aproveitamento de novas oportunidades e novo público
Este é um dos grandes diferenciais da eficiência do monitoramento dos preços de seus concorrentes, o descobrimento de novas oportunidades e de um novo público. É comum que ao analisar os passos e preços das lojas rivais, descobrir um serviço que praticava de maneira diferente e até mesmo um público que estava inacessível.
E claro que após conhecer essas oportunidades, elas podem ser aproveitadas: em especial para e-commerces que vendem para outras empresas no formato B2B – Business To Business -, que oferece uma série de vantagens de vendas como maior volume e periodicidade das compras.
Para aproveitar esse tipo de oportunidade de maneira completa, você pode conhecer novos clientes com o serviço de leads oferecido pela Data Stone. Essa lista é personalizada e segmentada, conforme os dados que você já recolheu com o seu monitoramento de preços, se tornando ainda mais rica e eficiente para seu e-commerce.
Quais dados uso pra fazer monitoramento de preços?
O monitoramento de preços pode ser transformado em uma estratégia complexa, atingindo inúmeros outros serviços, times e seções em uma mesma empresa. No entanto, é necessário pontuar que essa análise não é feita de maneira complexa ou excessivamente difícil.
Pelo contrário, o monitoramento de preços leva em conta dados objetivos que você pode conseguir visualizar de maneira fácil. Basta aplicar um time de estudo que pode conhecer esses dados a respeito dos seus concorrentes de maneira rápida e eficiente consultando suas lojas virtuais. Entre esses dados estão:
- Preços dos concorrentes;
- Tendências e alterações que esses preços sofrem ao longo dos dias;
- Descontos e promoções surpresa;
- Descontos e promoções sazonais;
- Preço de custo e fornecedores dos concorrentes.
Com esses dados, sua empresa poderá aproveitar o monitoramento de preços ao máximo, retirando da análise os mais diversos benefícios. Lembrando que não são apenas os concorrentes que devem ser estudados, seu público como empresa também pode ser analisado com a ferramenta Stone Station, que você pode conhecer clicando aqui.
Tudo isso comprova como o monitoramento de preços pode ser eficiente para seu e-commerce, oferecendo oportunidades que seu negócio ainda não conhecia. Além disso, é possível por meio da análise ficar a par dos passos dos seus concorrentes, tornando sua loja virtual muito mais capaz de se relacionar com seu público.