O que é uma persona B2B e como criar?
Uma persona B2B é tão importante quanto uma empresa consumidora final. Porém, mesmo sendo tão importante, criar uma persona no cenário B2B é muito mais complicado. Afinal, é difícil imaginar as variáveis de uma empresa e compreender o seu comportamento exige estudo e bastante atenção aos detalhes.
Mas, mesmo sendo complicado, criar uma persona para os clientes B2B é muito útil e uma ferramenta de marketing poderosa que irá auxiliar em praticamente todas as tomadas de decisões para sua empresa. Desde a criação de novos produtos, campanhas de marketing e propaganda, ter uma persona para B2B irá mudar a rotina da sua empresa para melhor.
O que é uma persona B2B?
Geralmente, quando falamos sobre o mercado consumidor, não levamos em conta as características individuais de cada cliente, como se comportam, do que gostam, o que fazem e as demais características. Para sanar essa lacuna na perspectiva da empresa e das marcas, existe o conceito de persona.
Quando uma empresa cria uma persona para o seu público ela define todas as suas características. Desde seu comportamento, qualidades e até mesmo tendências. No caso da persona B2B, informações como porte da empresa, tamanho, equipe, time, política interna e mentalidade são fundamentais para formar a persona.
A persona está entre uma das ferramentas mais interessantes para utilizar no marketing e é ela que te coloca frente a frente com o seu cliente e todas suas características. Com isso, fica muito mais fácil entendê-lo, identificar quais as suas necessidades e também como manter uma boa relação com ele.
O conceito de persona é fundamental para conseguir estreitar a relação entre o cliente e sua empresa, pois durante a rotina corporativa geralmente o consumidor é visto de maneira bastante abstrata. Com a persona, você pode identificar melhor todas as características do seu cliente, seja ele empresa ou mesmo um consumidor final. Por isso é essencial que você forme personas para seus clientes e consiga entender melhor seu público.
Quando a persona B2B é formada, você tem um alvo a atacar e pesquisar por novos clientes. Utilizando as ferramentas certas de prospecção, a persona se torna uma vantagem tremenda na mão de qualquer empresa. Combinando a persona com os serviços oferecidos pela Data Stone, você pode aproveitar ao máximo esta ferramenta e encontrar muito mais clientes.
A Data Stone oferece excelentes opções para você encontrar clientes que fazem parte do seu público-alvo! Conhecendo a persona dos seus clientes, você tem maiores possibilidades para escolher os parceiros certos e apostar naqueles que mais trazem vantagens para sua empresa e assim criar uma lista com as características de sua preferência.
E, conhecendo que tipo de persona é seu público, você pode deduzir e destacar muitas outras informações e assim criar a lista perfeita para seu negócio com as informações organizadas pela Data Stone.
Quais as características da persona B2B?
Diferente da persona B2C, a persona B2B conta com características específicas e traz uma dimensão mais ampla do cliente. É difícil imaginar uma persona para uma empresa, pautar as especificações que fazem parte do seu caráter e dia a dia, mas não só é possível, como algumas regras devem ser consideradas nessa análise. As principais características são:
- Porte da empresa;
- Área na qual atua;
- Mentalidade da empresa;
- Tamanho;
- Quantidade de vendas que realiza;
- Abordagem no mercado;
- Pessoas que compõem o seu time;
- Localidade da empresa.
Todos esses pontos precisam ser considerados na hora de formar a persona da sua empresa. Uma vez definidos, essa persona irá aparecer naturalmente e este perfil deve ser utilizado por sua empresa para conseguir mais vendas e mais clientes que fazem parte do público-alvo da empresa.
Este é o conhecimento que pode ser combinado com técnicas de prospecção avançadas, como a da Data Stone que, uma vez colocadas em ação, trarão resultados impressionantes para sua empresa. O mais interessante é que você pode utilizar não apenas para encontrar o público mais adequado para seu negócio, com as listas da Data Stone, mas também pautar a comunicação da sua empresa com esse público por meio da persona.
Como definir seu público-alvo com a persona B2B?
O público-alvo é fundamental para que sua empresa consiga orientar todos seus esforços para o lugar certo e, uma vez definido, todas as suas estratégias terão um grau de acuracidade muito maior. Após sua empresa identificar a persona, é muito mais fácil definir seu público-alvo.
Com isso você terá maiores chances de atingir as parcelas do mercado que realmente interessam, sempre apostando nos clientes B2B que realmente precisam das soluções oferecidas da sua empresa, não só personalizando campanhas, propagandas e marketing, mas também seus serviços, ofertas, promoções e até mesmo produtos.
Quais as vantagens da persona B2B?
A persona B2B irá trazer para perto de sua empresa conceitos que antes estavam muito mais distantes. Particularidades como preferências da empresa, tendências, gostos e até mesmo ações são facilmente exemplificadas e conhecidas por meio da persona. Veja abaixo algumas vantagens trazidas com esse conhecimento:
- Entendimento completo sobre o público-alvo;
- Compreensão das características dos clientes;
- Personalização das ações da empresa, como marketing, inovação e até mesmo produtos;
- Entendimento do processo de compra dos clientes;
- Entendimento sobre o gênero, porte e características gerais dos compradores;
- Oportunidades de melhorar a relação entre empresa e cliente;
- Utilização da persona para definir todas as operações de mercado da sua empresa.
Todos esses pontos são de algum modo impactados positivamente pela persona B2B, seu entendimento pode melhorar bastante a relação que sua empresa mantém com seus consumidores e como se dá a relação entre o negócio e os compradores. Monte sua lista de clientes B2B e comece a vender mais!
Como criar uma persona B2B?
Bom, vimos toda a importância e vantagens que a persona B2B traz para seu negócio. Porém, ainda não esclarecemos como conseguir criar e estruturar a persona B2B para sua empresa. Veja a seguir alguns passos fundamentais que irão te auxiliar na busca pela persona do seu negócio:
- Organização: Faça um compilado de todas as informações que interessam na criação da persona. Dados sobre a empresa, suas atividades e porte que todos os seus clientes acabam compartilhando, ou ao menos a maioria deles. Também é importante levar em conta os objetivos das empresas clientes, como se comportam no processo de vendas e o que preferem no mercado;
- Resolução: Ao compilar todas as informações, inúmeras perguntas irão surgir. Questões como o que a empresa prefere, o que quer, como funciona, seu porte e até mesmo seu comportamento durante o processo de compra são perguntas que necessitam de resposta. O segundo passo é respondê-las o suficiente para que a persona comece a ser formada;
- Ferramentas: Por fim, você deve utilizar ferramentas para usufruir da persona. Ter a persona criada sem as ferramentas adequadas é não conseguir aproveitar ao máximo todas as coisas boas que esse conceito traz para sua empresa. Utilize ferramentas e funções feitas para usar essa estratégia e enriquecer o catálogo de clientes da sua empresa, como a excelente lista da Data Stone, feita para você aproveitar sua persona ao máximo.
Com essas ferramentas, sua empresa terá uma das armas mais poderosas para utilizar em seu dia a dia. As personas abrem portas para conseguir mais clientes e usufruir ao máximo das suas estratégias de venda, abordagem, prospecção e marketing, portanto, vale a pena criá-las o mais rápido possível.
Aproveitar ao máximo todas as ferramentas disponíveis para sua empresa é a melhor forma de crescer e continuar ativo e relevante no mercado. É necessário sempre se atualizar e permitir que sua empresa continue aproveitando todas as oportunidades e ferramentas para o marketing e prospecção. Crie sua persona B2B e conquiste mais clientes no mercado!