Vendas pelo WhatsApp: 10 dicas de como vender e quais abordagens usar
Quando você pensar em métodos para atrair clientes, considere as vendas pelo WhatsApp como uma de suas principais estratégias para captá-los! Esta é uma das formas mais efetivas de oferecer um atendimento de qualidade e gerar proximidade com o seu público.
Trabalhar com o WhatsApp é a melhor maneira de não deixar a empresa estagnada e perdendo vendas. A rede social é uma das mais populares no Brasil e a grande maioria dos empreendedores seguem ativos no aplicativo – sendo um modo prático de contatá-los para iniciar uma relação duradoura. Saiba mais com a Data Stone!
O que são vendas pelo WhatsApp?
Essa estratégia representa compras de empresas clientes da sua feitas diretamente pelo aplicativo do WhatsApp, que ocorrem quando os interessados selecionam da sua vitrine os produtos ou serviços que mais tem ligação com o problema que possuem e efetuam a conversa e o pagamento pelo app.
A diferença das vendas pelo WhatsApp é facilitar a navegação e experiência dos perfis, que interagem com o seu sistema por economizar tempo, tornar o diálogo mais ágil e dar autonomia ao cliente que interage mais com os produtos da sua empresa. Ou seja, cria-se uma relação mais próxima e de confiança entre ambas empresas envolvidas nesse processo.
Como conversar com o cliente no primeiro contato?
No primeiro contato com a empresa, explique como você encontrou o WhatsApp do lead, mencionando se foi por indicação, pelas redes sociais ou por grupos do próprio aplicativo. Ao fazer isto, evita-se que o seu número seja bloqueado e a sua mensagem enviada diretamente para a lixeira.
Atente-se para que sua primeira mensagem não seja extremamente longa. Mande mensagens curtas e personalizadas para auxiliar o cliente a entender o que você está dizendo, elevar as taxas de resposta e ser uma maneira menos técnica de dialogar com o seu público.
Quais cuidados ter ao realizar Vendas pelo WhatsApp?
Quando você entrar em contato, peça permissão do cliente para saber se pode ou não permanecer enviando as mensagens. Ofereça a opção de desvincular o número, se for da vontade dele, para que dessa forma você e seu time de vendas não percam investimento com empresas que não tenham interesse na sua.
Além disso, as vendas pelo WhatsApp não podem ser feitas a todo momento. Defina, com a ajuda de um cronograma, apenas os conteúdos de interesse dos empresários e envie nos dias e horários estabelecidos para não deixar a caixa de entrada do contato sobrecarregada.
Sempre que o seu cliente enviar uma mensagem, não leve muito tempo para respondê-lo. A sua equipe precisa estar sempre disponível para verificar os recados e resolvê-los no menor período possível para não fazer com que eles percam tempo.
Nas vendas pelo WhatsApp, para melhorar a organização da equipe, use apenas o aplicativo pelo navegador de seu computador. Nesta página, você e outros colaboradores acompanham as conversas antigas e entendem em qual etapa o cliente se encontra para refinar as estratégias.
Quais os tipos de vendas posso fazer?
O principal tipo de vendas pelo WhatsApp que você pode fazer é a de B2B, que apresenta a sua solução às demais empresas e explica como a sua companhia funciona. A mensagem deve ser organizada, prática de entender e entregar dados relevantes ao possível cliente.
Mais um tipo de comercialização que você e a sua equipe podem fazer se chama venda consultiva. Na prática, o vendedor se transforma em um consultor para entender as necessidades do lead e auxiliá-lo da melhor maneira, através das soluções que a sua organização vende.
Dentro das vendas, há as estratégias de cross selling e up sell, ambas fundamentais para aumentar o seu poder de conversão. O cross oferece produtos ou serviços complementares ao que seu cliente deseja e, no upsell, você apresenta uma solução maior e melhor ao que seu comprador havia considerado.
10 estratégias para usar para realizar Vendas pelo WhatsApp
O WhatsApp é um dos maiores mensageiros no Brasil e a grande maioria dos seus clientes estão ativos nele. Para não ficar atrás da concorrência, é de grande importância estar presente no aplicativo e conversar com os seus leads e clientes mais antigos.
No momento de você iniciar as vendas pelo WhatsApp, não use nunca uma conta pessoal. Ao fazer isto, os empreendedores abordados podem achar que é um spam e simplesmente bloqueá-lo para não lidar mais com incômodos.
Use catálogo
No catálogo, o cliente que encontrou o seu número pelas mídias sociais navega por todas as opções, verifica os preços, as quantidades e lê todas as descrições dos produtos ou serviços prestados, economizando o tempo.
Tenha tempo disponível para atender no WhatsApp
Não adianta você e seu time terem o trabalho de montar um excelente catálogo no aplicativo quando esquecem da parte mais importante que é disponibilizar tempo para atender os clientes e fazer as vendas pelo WhatsApp ocorrerem com mais precisão.
Deixe um dos colaboradores ativo o tempo todo no mensageiro para que, quando um cliente entrar em contato, o mesmo receba uma resposta imediata e tenha toda a atenção necessária para sanar dúvidas ou efetuar as compras que deseja.
Aposte na transmissão
Se você possui uma rede enorme de contatos, sabe que é cansativo enviar uma mensagem de cada vez. Para poupar tempo e ter mais automatização em seu trabalho, use a lista de transmissão para selecionar uma quantidade de clientes e enviar o conteúdo a este grupo, porém separadamente.
Analise as etapas dos clientes
Cada uma das vendas pelo WhatsApp deve ocorrer à parte para acompanhar em tempo integral o estágio dos clientes. Não envie materiais iguais a todos os compradores, principalmente aos perfis mais antigos. Ao invés disso, prepare mensagens e mande apenas àqueles que você tem conhecimento de estarem no começo do funil ou no meio, por exemplo.
Trabalhe com o marketing de conteúdo
Para manter os clientes sempre engajados, aposte totalmente no marketing de conteúdo. Prepare materiais relevantes e de valor significativo aos empreendedores para gerar mais confiança aos leads que escolheram a sua empresa devido à qualidade de serviço e atendimento prestado.
Divulgue o contato para mais clientes
Se você tem clientes antigos e os mantém sempre ativos, chegou o momento de divulgar o seu contato para mais empreendedores. Para isto, aposte nas recompensas digitais, como e-books, infográficos de qualidade ou cupons para fazerem a compra no seu site, em troca de dados simples, como telefone.
Seja sempre objetivo
Em todas as mensagens, não apenas no primeiro contato, as vendas pelo WhatsApp não podem ser longas, técnicas ou confusas. Use um diálogo claro e simples, mas sem enviar áudios. No lugar, prefira ligar ao seu cliente para explicar adequadamente sobre o produto e a solução que ele oferece.
Use o Status do WhatsApp
Para divulgar novos produtos, ofertas ou campanhas, use sempre o Status. Este recurso prático permite que a imagem ou texto permaneçam no ar por até vinte e quatro horas, se transformando em uma das melhores maneiras de interagir com o seu público.
Não seja formal
Nas vendas pelo WhatsApp, você e a sua equipe não precisam ser formais sempre. Use falas mais suaves, com um tom amigável para se aproximar ainda mais dos leads e fortalecer a relação que está sendo construída.
Conte com a ajuda da Stone Station da Data Stone
Com auxílio da Stone Station, você organiza os cadastros de clientes, analisa quem está com o número de contato desatualizado e o renova pela versão mais atual, possibilitando que você envie mensagens rapidamente para iniciar uma conversa.
Além disso, com a plataforma da Data Stone, você mantém os seus compradores totalmente organizados com ajuda de filtros completos e de qualidade, que o ajudam a gerenciar os perfis para acompanhá-los integralmente por cada etapa do funil de vendas.
É desta forma que, se for necessário, você conversa com os leads que se tornaram inadimplentes para solicitar o pagamento do que está em aberto, recuperar o seu crédito no menor tempo possível e com mais segurança.
As vendas pelo WhatsApp auxiliam a sua empresa a aumentar a relevância no segmento em que atua, além de proporcionar um atendimento de qualidade a cada um dos clientes que, em muitas vezes, precisam de atenção regular para tirar dúvidas ou resolver diversos problemas.