Link Building: como usar para melhorar o SEO e quais suas vantagens
Link Building é uma das formas mais eficientes de melhorar o SEO de seu site e o método de entrada dos seus clientes. Uma página precisa ser o mais acessível possível para seus visitantes para que a sua retenção não caia e os novos visitantes se sintam à vontade para navegar no site.
Quanto melhor o link building, maiores as oportunidades de aparecer no topo do Google e de outros buscadores, além de melhorar todo o tráfego da página de maneira geral. Os backlinks também aumentam a autoridade virtual e melhoram a indexação de um site diante do Google. Vale a pena investir na boa construção de links e tornar a sua página uma referência na internet.
O que é um Link Building?
Link building é uma estratégia de inbound marketing feita para conseguir bons backlinks. Esses links constroem autoridade e também servem para levar pessoas e novos visitantes até sua página. Mas a principal função da construção de links, e também dos backlinks em geral, é fortalecer o SEO de sua página.
As palavras link building significam em inglês “construção de links” e é exatamente assim que funciona esse tipo de estratégia. O link building não só serve para aumentar o seu ranqueamento em sites e mecanismos de busca, mas também trazer novos clientes.
Para que a estratégia de construção de links dê certo, é preciso respeitar uma série de informações e características para sua página. Por exemplo, cada link deve ser cuidadosamente pensado para interagir com o público certo. Se sua página trata de moda, é preciso impactar esse público especialmente.
Uma vez que esse pessoal é trazido até sua página, eles devem ser recebidos com um funcionamento acessível, confortável e bastante acolhedor. Mas além do público, a construção desses links também deve impactar o ranqueamento dos mecanismos de busca, como Google e Bing, principalmente. Assim, esses sites que recebem bilhões de pesquisas todos os dias, irão oferecer os melhores resultados das buscas para o seu site.
Como funciona um Link Building?
Vimos acima como o link building é uma estratégia de construção que funciona basicamente em duas frentes. A primeira é se adequar para receber novos públicos e a segunda é sendo fundamental para o algoritmo dos buscadores conhecerem seu site e indexar nos assuntos que são tratados em sua página.
Conforme seu site é analisado pelos algoritmos dos buscadores, ele é catalogado conforme os principais assuntos que trata. Usar palavras-chave e backlinks relevantes é fundamental para que essa indexação seja completa e funcione corretamente, e assim seu site sempre seja recomendado conforme as principais pesquisas relacionadas.
Essa prática se chama SEO – Search Engine Optimization -, ou Otimização de Mecanismos de Busca. As práticas SEO – na qual a construção de links está inserida -, servem para melhorar a forma como seu site é recomendado na internet. Conforme as práticas ganham eficiência, seu site é colocado no topo dos resultados e pesquisas.
Os backlinks são parte fundamental das estratégias SEO e são basicamente entradas para sua página. Toda a estratégia de link building é baseada na construção de links para a sua página, que também são conhecidos como backlinks. Os backlinks são links de outros endereços que levam até seu site e que constatam a autoridade da sua página tanto para o público, quanto para o Google.
Como o Link Building pode melhorar o SEO
Se o seu site acumular backlinks de qualidade com parceiros relevantes na internet, então cada vez mais seu site será recomendado no Google, Bing e outros buscadores. Isso acontece por meio de um processo chamado indexação, que é a forma como os algoritmos dos buscadores funcionam.
Esses algoritmos leem os backlinks que levam até o seu site e então passam a promover cada vez mais o seu endereço no topo das pesquisas. Com isso, sua página recebe mais visibilidade e consequentemente mais acessos. Para páginas de venda como e-commerces e lojas virtuais, esta é uma tremenda vantagem.
Estar no topo das pesquisas do Google, que recebe bilhões de pesquisas por dia, é um feito e tanto em uma vitrine que apresenta o seu produto, serviço ou negócio para milhões de brasileiros todos os dias. Mas isso ainda pode não ser o suficiente se você quer pessoas interessadas no seu trabalho. Para isso é necessário um reforço para a captação de clientes que pode estar em uma lista de prospecção e outros serviços da Data Stone.
A Data Stone oferece listas personalizadas para o seu público, que assim como o SEO, podem apresentar o seu negócio para novos consumidores de maneira natural. A lista da Data Stone pode servir até mesmo para identificar mais do seu público-alvo, e assim conseguir atingir novos clientes por meio das próprias práticas SEO e link building.
Se você deseja ter uma empresa antenada nas melhores formas de conseguir novos clientes, então considere conhecer os serviços da Data Stone que oferecem listas prontas para você prospectar, disparo de mensagens e também uma plataforma para análise de inadimplentes. Tudo isso em um só lugar!
Vantagens do uso do Link Building
Existem inúmeras vantagens no uso do link building que vão além de estar no topo dos resultados do Google. Aliás, este é apenas o começo, a construção do seu sucesso e relevância na internet. Além de estar no topo dos resultados, em um bom ranqueamento nos mecanismos de pesquisa, seu site pode começar a vender muito mais com o link building.
Veja abaixo 5 vantagens impressionantes do uso da estratégia e como planejar e criar um link building de qualidade pode mudar para sempre o seu ranqueamento na internet e até mesmo mudar as vendas da sua empresa.
Autoridade no mercado
Do mesmo modo que o link building denota autoridade para os buscadores, para seus concorrentes e até mesmo para o público, ter mais pessoas falando sobre sua página também aumenta a autoridade no mercado. Conforme seu site é recomendado por mais pessoas, mais clientes confiam nos seus produtos e serviços.
Construção do tráfego orgânico
Com backlinks de qualidade conquistados através de uma estratégia de link building, seu tráfego orgânico será aumentado. O tráfego orgânico diz respeito a quantidade de pessoas que conheceram o seu site e que interagem com ele diariamente sem a necessidade de pagar por anúncios ou pacotes de propagandas.
A vantagem do tráfego orgânico é que ele dura muito mais, é mais confiável e retém melhor os seus consumidores e clientes. Esses consumidores têm uma relação mais estreita e próxima do seu site e visitam de modo diário e rotineiro, concedendo até mesmo mais autoridade para sua página.
Conhecimento do público alvo
Conhecer o público-alvo é fundamental, e quanto mais tráfego seu site conquistar, mais acurada será a definição do seu público-alvo e público ideal do seu site. Esta é uma vantagem que pode ser combinada com os serviços da Data Stone, por exemplo. A lista da Data Stone é personalizada segundo as características que você deseja definir para seu público-alvo.
Filtros demográficos, área de atuação, porte, entre outros podem ser aplicados para sua lista de clientes. Essa lista é criada para atender ao máximo as especificações do seu site, e com isso atingir o potencial da sua empresa para conquistar um público novo e interessado em seus produtos e serviços.
Fechar parcerias no mercado
O mercado, mesmo na internet, esconde parcerias incríveis que podem ser aproveitadas pela sua empresa. Existem inúmeros parceiros comerciais que podem tornar o seu negócio mais rentável e com isso conquistar cada vez mais backlinks interessantes e de qualidade para incrementar ainda mais a sua estratégia de backlinks perfeita.
Quais são os recursos de link building?
Embora o link building tenha um objetivo simples e bastante direto, existem diversos meios de colocá-lo para funcionar e até mesmo personalizar todas as suas funções e especificações. Entre as principais ferramentas e recursos do link building, alguns são mais essenciais que outros como:
- Uso de ferramentas para capturar oportunidades para backlinks: Softwares como Linkbird, Ubersuggestt e Google Search Console são fundamentais;
- Tenha um marketing de conteúdo: Artigos úteis a respeito da área do mercado a qual atende é fundamental para conseguir mais oportunidades para backlinks;
- Faça parcerias no mercado: Ter parceiros para trocar links e até mesmo realizar guest posts é essencial;
- Aproveitar oportunidades para links quebrados: Não deixe passar links quebrados. Traga-os para sua página e utilize em favor do seu site!
Todas essas estratégias farão sua página ter muito mais tráfego orgânico e capacidade para realizar um bom link building. Esta é uma forma eficaz e muito ágil de conquistar novos consumidores e com isso ter mais autoridade em toda internet.
Aliadas a ferramentas de prospecção, como as oferecidas pela Data Stone, seu site pode vender muito mais e atingir um público mais amplo na internet. Vale a pena investir nesse serviço e com isso conquistar uma autoridade como poucos sites em toda a internet. Aposte nesses serviços e veja seu negócio crescer!