Como atrair novos clientes com o e-mail marketing?

Como atrair novos clientes com o e-mail marketing?

Atualmente, o e-mail marketing se tornou de grande importância dentro do cenário competitivo. Afinal, o marketing apresenta aos mais variados negócios inseridos dentro do B2B diversas estratégias que podem ser utilizadas para atrair clientes. Por meio desta, é possível que, através de conteúdos e estratégias assertivas, seja possível atrair um público qualificado e desejado para o perfil da marca. 

Diversas vantagens e benefícios podem ser alcançados através dessa estratégia, o que impulsiona os resultados, aumenta o volume de clientes e potencializa vendas para outras empresas cujo e-mail marketing é utilizado. Confira com a Data Stone como essa atração pode ser utilizada de maneira assertiva!

O que é e-mail marketing?

No universo B2B, o e-mail marketing refere-se a uma comunicação realizada entre duas empresas, onde uma oferece e a outra consome de maneira direta e por e-mail. As marcas que utilizam essa estratégia, possuem uma base de contatos segmentados através de listas e enviam mensagens para eles de maneira personalizada conforme a etapa que se encontram no funil de vendas. 

O que é e-mail marketing?
Fonte/Reprodução: original.

Dessa forma, conteúdos são elaborados e enviados para essas listas de clientes e podem ser diferenciados, oferecendo desconto e cupons, ou anunciando alguma novidade entre produtos e serviços e até mesmo informando algo relevante sobre o nicho que a empresa é atuante, o que agrega um conhecimento aos clientes. 

Quais os tipos de e-mail marketing?

O e-mail marketing pode ser utilizado de diferentes formatos – basta que a marca escolha o que mais conversa com o público que deseja alcançar. Ou seja, através dessa estratégia, é possível utilizar os mais variados artifícios como promoções, e-books, dentre outros, para o seu cliente B2B.

Quais os tipos de e-mail marketing?
Fonte/Reprodução: original.

Dessa forma, oferecemos a ele algo relevante que o faça ter interesse no conteúdo disponibilizado e na aquisição do serviço divulgado. Confira quais são os tipos mais utilizados para usar em uma empresa e atrair mais clientes!

E-mails promocionais 

Estes são um tipo de e-mail marketing muito tradicional entre as empresas e se caracterizam por incentivar as vendas de produtos e serviços oferecidos por uma marca, tratando-se de uma abordagem mais comercial. 

Geralmente, esses e-mails apresentam as promoções da semana, além de trazerem cupons e descontos que podem ser usados no momento da compra, o que motiva ainda mais o cliente, e links que o direcionam para páginas e sites onde eles possam finalizar a venda.  

Pesquisas 

No caso de empresas que possuem um contato mais próximo com seus clientes, uma dica de e-mail é o de pesquisas. Através deles, as marcas conseguem conhecer o público aproximadamente por conta das respostas enviadas. 

Os formatos de pesquisa também são variados, desde o de pesquisa de satisfação, que pode ajudar na elaboração e construção da persona e com isso ter um melhor entendimento do mercado e traçar as estratégias corretas para atender as demandas. 

Newsletter 

Esse formato é conhecido por ser um modelo de e-mail marketing enviado periodicamente e os conteúdos enviados geralmente tratam de algum tema específico, que possui relação com a empresa, auxiliando no fortalecimento da relação entre fornecedores e clientes. 

Algumas marcas abordam conteúdos completos com alguns links para interação em suas redes sociais e outros canais, outras já colocam apenas parte do conteúdo nesses e-mails com um botão que os direciona para blogs e sites. O formato escolhido vai variar de negócio para negócio. 

E-mail transacional 

Geralmente, esse tipo de e-mail é enviado pelas marcas quando existe alguma interação realizada em sites ou cadastros da empresa. Os casos mais comuns são o recebimento de pedidos, abandono de carrinhos ou até mesmo a confirmação de inscrição em uma newsletter. 

O objetivo é trazer algo relevante ao cliente, que pode estar relacionado ao oferecimento de algum conteúdo interessante para ele. Alguns exemplos incluem a compra de produtos relacionados ao que ele comprou, conteúdos interessantes para dar as boas-vindas em uma assinatura de newsletter. 

Conhecer os tipos de e-mail pode ser uma boa estratégia para as empresas identificarem o que mais combina com seu perfil, considerando o público que deseja alcançar, além de entregar algo relevante e que realmente faz a diferença. 

Quais são as características de um e-mail marketing?

O e-mail marketing possui características que o destacam como uma estratégia relevante e que vale a pena ser adotada nas empresas que objetificam ter sucesso e aumento de seus resultados ou vendas em determinado período. 

O primeiro deles é a personalização, uma vez que com esse toque especial é possível oferecer ao público o conteúdo que ele deseja e não algo aleatório, além de atender necessidades, o que demonstra interesse e empenho em entender e solucionar um problema. 

Quais são as características de um e-mail marketing?
Fonte/Reprodução: original.

Os avisos enviados são relevantes, pois sempre trazem algo agregador das marcas, como as novidades entre produtos e serviços ou cupons de desconto para realizar compras pagando pouco. Além de informações acerca do nicho, para que se conheça um pouco mais do universo da marca dentro de seu ramo de atuação. 

É válido ressaltar que todo esse conteúdo é direcionado, isto é, as pessoas que recebem realmente possuem interesse nessas informações e conteúdos, o que aumenta as chances de conversão uma vez que o público está mais inclinado a interagir. 

O conteúdo direcionado faz com que os clientes tenham uma maior aderência ao que é oferecido, o que pode ser interessante se a estratégia é aumentar as vendas visualizações em sites e contato com os clientes. 

Quais as vantagens de usar e-mail marketing?

A ferramenta e-mail marketing pode trazer às empresas muitas vantagens, uma vez que as estratégias são estruturadas e executadas com assertividade, confira com Data Stone alguns desses benefícios trazidos por esse formato de marketing. 

  • Conhecer o público: Uma vez que eles são segmentados é possível ter um melhor conhecimento do público e compreender melhor o que eles estão buscando com base no que a marca pode oferecer, o que possibilita criar campanhas e ações para sanar essas necessidades;
  • Aumento de vendas: A segmentação proporciona uma melhor qualidade do público, pois ainda que os disparos de e-mail sejam menores, o retorno será mais qualitativo, potencializando os resultados de venda; 
  • Interesse do público: As oportunidades são mais aproveitadas, fazendo com que as marcas criem ações e campanhas de marketing com base no interesse do que o público precisa, o que aumenta a satisfação. 

A ferramenta pode ir além dos envios de conteúdo, servindo como uma oportunidade de fazer negócio e se aproximar das empresas que consomem o que é oferecido, não só isso como também de traduzir um novo formato de relação baseado na inovação e na possibilidade de novas oportunidades. 

Como atrair novos clientes com o e-mail marketing e como a Data Stone pode ajudar?

Especialista em inteligência de dados, a Data Stone oferece uma equipe qualificada para auxiliar as empresas a utilizar o e-mail marketing a seu favor, por meio de serviços que facilitam o dia a dia das empresas como o mailing list com informações de qualidade que podem servir para realizar a segmentação de clientes. 

Como atrair novos clientes com o e-mail marketing e como a Data Stone pode ajudar?
Fonte/Reprodução: original.

A listagem é feita com base nos dados do mercado, que passam por um filtro personalizado alcançando as empresas certas, o que proporciona campanhas mais assertivas para atender as necessidades dos clientes da lista. 

O enriquecimento de dados e sua higienização, ou seja, a manutenção dos dados e novas informações acerca do público também é oferecida, otimizando o tempo das empresas através de soluções inteligentes com base em dados que podem ser usados em estratégias. 

A estratégia de e-mail marketing pode ser uma opção interessante para quem deseja alcançar clientes de maneira inovadora e estratégica, fazendo com que os resultados sejam mais assertivos mediante conteúdos e oportunidades de negócio criadas através dessa ferramenta. Conte com a Data Stone para alavancar e otimizar os processos da empresa com maior assertividade.