6 dicas para aumentar as vendas na Black Friday 2023
A Black Friday 2023 é um dos eventos mais aguardados do ano, tanto para as marcas como para seus clientes. Afinal, quem não deseja aproveitar os descontos disponibilizados durante esse dia repleto de ofertas, não é mesmo?
No entanto, para que você consiga alavancar os resultados e as vendas da sua empresa durante esse evento único, que também antecede as festas de final de ano, é importante fazer ações assertivas e estratégicas para lucrar bastante na Black Friday 2023.
Por isso, nosso time da Data Stone separou dicas valiosas para que você aumente suas vendas em um dos eventos mais aguardados do ano. Confira e alavanque os seus resultados!
Qual a importância da Black Friday?
A Black Friday é uma excelente oportunidade de queimar os estoques de lojas físicas e e-commerces, o que dá espaço para as novas mercadorias que virão com as festas de fim de ano. Com isso, além dos clientes conseguirem aproveitar grandes ofertas ao comprar itens de desejo por preços e condições mais acessíveis, a economia é positivamente impactada.
O evento tem sua origem nos Estados Unidos, onde é uma tradição zerar os estoques com liquidações depois do feriado de Ação de Graças. Em terras brasileiras, a Black Friday teve início no ano de 2010, no qual o mercado de eletrônicos foi um dos mais beneficiados. Com o passar dos anos, outros setores começaram a aderir ao formato – o que ajudou a popularizar o evento pelo país.
Vale ressaltar que, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, a Black Friday 2023 acontece sempre na última sexta-feira de novembro e, tradicionalmente, faz com que os clientes se organizem financeiramente para aproveitar as promoções desse dia.
6 dicas para aumentar as vendas na Black Friday 2023
Toda empresa procura alavancar os seus resultados durante a Black Friday 2023! No entanto, para conseguir aumentar o seu número de vendas, é necessário estruturar sua campanha com estratégias e dicas assertivas. Para isso, nossa equipe da Data Stone separou 6 dicas imperdíveis para que você saia na frente e se destaque da concorrência no evento – confira!
Faça um planejamento
Uma ação como a Black Friday 2023 precisa de um planejamento muito bem estruturado, pois só desta forma será possível bater a concorrência com preços e condições imperdíveis para o negócio. Por isso, é essencial que cada detalhe a ser adotado precisa ser analisado com antecedência.
Entre os mais importantes estão a precificação de produtos ou serviços oferecidos durante o evento, além de logística, preparação de estoque e emissão de notas fiscais. Isso garante a satisfação do cliente e sua experiência de compra junto a empresa caso seja preservada da melhor forma.
Além disso, antes de simplesmente baixar os preços, é importante fazer cálculos a fim de não baixar além da conta e contrair um saldo negativo, pois é sempre importante destacar que mesmo ao oferecer preços mais em conta para os concorrentes, a empresa precisa continuar com seu faturamento alto.
Deixe o estoque pronto
O erro mais frequente da Black Friday está justamente no gerenciamento de estoque. As empresas colocam produtos à venda com descontos que vão além da metade, o cliente realiza a compra e dias depois ela é cancelada com a justificativa de “erro operacional”. A falha deixa o cliente aborrecido e em muitos casos ele não volta a comprar com a marca.
Ao realizar ações no Black Friday 2023, é essencial se atentar ao estoque, em especial a quantidade de itens que se tem disponível, uma vez que nessa data o volume de pedidos tende a aumentar bastante. Organize-se previamente com os balanços de datas do evento de anos anteriores, onde também será possível ter acesso à quantidade disponível de estoque naquele ano, o que ajuda a mensurar o quanto será preciso para este.
Além disso, é importante contar com uma ferramenta de gerenciamento de estoque, onde se consegue acompanhar instantaneamente toda a movimentação dos produtos, estoque mínimo e indicadores necessários para realizar o abastecimento e não deixar os consumidores sem produto.
Prepare a equipe
O atendimento é mais um indicador que aumenta rapidamente durante o período de Black Friday 2023. Por conta disso, é essencial que o time de vendas esteja devidamente treinado e capacitado para lidar com esse aumento de demanda. O objetivo é não perder nenhuma venda e ter um processo de atendimento facilitado tanto para o cliente como para o vendedor.
Para isso, é importante investir em treinamentos a fim de tirar dúvidas e capacitar o time da empresa, além de estabelecer junto à equipe uma única linguagem, o que facilita a comunicação com o cliente ao fechar a venda. Vale ressaltar também que técnicas devem ser adotadas, como a elaboração de um FAQ com os principais questionamentos feitos pelos clientes, o que otimiza tempo no atendimento e o torna mais rápido.
Fuja dos descontos falsos
A prática de oferecer descontos que, na verdade, não são nada vantajosos para os clientes, impactou negativamente por muito tempo a imagem do evento e das empresas que optam por participar da ação. Por isso, ao oferecer um desconto, saiba que quem compra está atento e tem como descobrir através de ferramentas se de fato um desconto foi aplicado.
É importante ressaltar que a Black Friday 2023 deve ser boa para ambos, tanto para quem compra como para quem vende e por isso manter a transparência com precificação de responsabilidade é ideal para oferecer vantagem de compra para o cliente, o que aumenta a credibilidade da marca dentro do mercado de atuação.
Analise a concorrência
A análise da concorrência oferece às marcas a possibilidade de se programar com antecedência para realizar a precificação de seus valores, oferecendo um desconto justo, o que é bom para a empresa e para seus clientes. Vale ressaltar que colocar valores abaixo do mercado não ajudam a alavancar as vendas, mas sim, as perder.
No caso de uma loja online, compare os preços de frete e especialmente o tempo de entrega, afinal, mais do que só vender mais barato é importante que não se demore tanto para receber o que foi comprado.
Além disso, se atentar às marcas e a qualidade do que é oferecido trata-se de outro ponto que não se deve deixar passar a fim de trabalhar em cima de melhores soluções para quem compra.
Ofereça diversas opções para pagamento
Ainda que essas mesmas opções não sejam oferecidas durante todo o ano, no período de Black Friday é válido considerar essa possibilidade. Nada mais frustrante para um cliente do que encontrar o que ele deseja em um bom preço, mas não conseguir finalizar a compra por que a bandeira de seu cartão de crédito não é aceita na loja online.
O mesmo também vale para as lojas físicas. Oferecer desconto para pagamento em dinheiro ou a opção de pagamento no PIX é mais uma possibilidade de alavancar os resultados e garantir que os compradores fiquem satisfeitos, por isso repensar as opções de pagamento é algo necessário em período de Black Friday.
As dicas para aumentar os resultados durante a Black Friday são valiosas e podem auxiliar as empresas a terem bons faturamentos nesta data. Com isso, ao final do período é possível obter volume de vendas potencializado, maior visibilidade no mercado, satisfação do cliente, além do aumento de market share, frente aos concorrentes do mesmo nicho de atuação.
Como aproveitar as redes sociais na Black Friday 2023?
As redes sociais são um importante plano de fundo para realizar a divulgação das ofertas que serão disponibilizadas durante a Black Friday e por isso merecem atenção especial. Entre os recursos que podem ser utilizados, estão:
- Faça chamadas de ação: A Black Friday 2023 se caracteriza por sua urgência, afinal as ofertas ficam disponíveis por um dia. Por isso, use as chamadas de ação a seu favor e incentive a compra com palavras de urgência (“compre agora”, “não perca esta oportunidade”, “faça já seu pedido”) ao fazer os anúncios, o que tende a aumentar o volume de vendas;
- Use as ferramentas de interação: As caixas de pergunta, enquetes, e testes são uma forma interagir com o público, por isso seu uso nas redes sociais em período de Black Friday é essencial a fim de descobrir o que o público deseja comprar e quais são as suas intenções na data;
- Escolha onde atuar: É preciso saber em qual rede social os compradores se encontram para que possam criar conteúdo para eles. As pesquisas podem ajudar a definir qual é a rede onde os clientes de uma empresa se encontram, o que facilita o processo.
As redes sociais são necessárias para fomentar a divulgação das empresas sobre suas ações de Black Friday, o que também permite que resultados assertivos sejam alcançados, ao utilizar as estratégias de marketing de maneira correta.
A Black Friday é a data ideal para quem deseja terminar o ano com volume de vendas e resultados positivos, por isso investir em técnicas e estratégias inteligentes, pode auxiliar a alcançar esses objetivos.
Além disso, a Data Stone, especialista em dados, ajuda as empresas a chegarem em seus compradores ideais através de seus meios inteligentes de prospecção por meio de filtros personalizados. Conte com a gente e venda muito mais na Black Friday!