Vantagens de puxar dados: como a prática pode potencializar suas vendas!
Puxar dados é uma prática que ainda não dominou o mercado, mas tem tudo para se tornar cada vez mais relevante. Trata-se de um recurso já muito utilizado por grandes empresas de tecnologia para entender melhor o público e até mesmo criar anúncios e campanhas personalizadas que convertem mais vendas. Este recurso tem como principal objetivo enriquecer as informações de uma empresa sobre seus clientes.
Mas o recurso não está limitado apenas às big techs. Sua empresa também pode ter um serviço de puxar dados exclusivo, que informa todos os detalhes do mercado e garante mais sucesso financeiro. Esse é um serviço que pode potencializar, e muito, suas vendas e garantir mais lucro.
Como puxar dados influencia no funil de vendas?
O funil de vendas é um dos sistemas para identificar melhor e ter uma boa percepção das de como funcionam as vendas. O funil é uma representação do processo de compra em forma de cone que se afunila conforme chega ao fim. Se a base do funil, ampla, é o mercado em geral, o seu topo fino é o cliente que fecha a venda.
Essa representação permite que as empresas entendam de maneira mais completa como a negociação progride, quais as etapas e processos pelos quais passa um cliente que sai da condição de lead no mercado até aquele que comprou o produto ou serviço. Dentro deste processo, o serviço de puxar dados tem uma enorme influência.
Conforme o lead sai da base do funil, do mercado em geral, e se aproxima do topo ele fica mais perto de fechar a compra, no entanto, também fica mais difícil prosseguir com a informação. Cada vez mais este cliente já está inteirado sobre os serviços e caso mude de resolução no meio da negociação, fica difícil fazê-lo voltar atrás.
No entanto, ao ter outros dados sobre o cliente, algo que pode ser conseguido por meio do ato de “puxar” informações mediante dados que já estão em posse da empresa, então fica muito mais fácil conduzir a negociação para fechar em um bom termo.
Principais vantagens de puxar dados para sua estratégia em vendas
Quando falamos que puxar dados é importante para conseguir um processo de funil de vendas mais prático e eficiente, tocamos apenas em um aspecto que o serviço oferece. Mas na realidade ele se mostra muito mais extenso e vantajoso e pode apresentar inúmeros outros resultados interessantes e benéficos para sua empresa.
Veja abaixo as principais vantagens e benefícios de puxar dados. Como sua empresa pode aumentar em venda, relevância e ter ainda mais eficiência com dados qualificados e atualizados que podem ser trazidos por meio de outras informações. Um serviço de enriquecimento que deve ser integrado em vários setores da empresa.
Possibilidade de personalizar a abordagem
Um dos usos mais interessantes para o serviço de puxar dados é que por meio dele é possível personalizar a abordagem. A abordagem é o primeiro contato da sua empresa com o cliente, e mesmo quando o mesmo procura seu negócio, é necessário investir em um protocolo de atendimento que varia de cliente para cliente.
Este primeiro contato é muito importante e pode até mesmo influenciar em todo o resto da venda. Por isso é fundamental que sua empresa consiga criar uma boa impressão logo de pronto e para isso pode contar com o serviço de puxar dados. Através de apenas uma informação do lead, com os recursos e ferramentas certas, é possível conhecer muito mais sobre ele e, então, criar a abordagem ideal por meio de fatores como:
- Área de atuação;
- Porte da empresa do cliente;
- Seu número de colaboradores;
- Sócios;
- Informações financeiras públicas.
Todos esses dados podem ser descobertos por meio da pesquisa correta. Basta ter em mãos uma plataforma tecnológica capaz deste feito incrível. E se você busca esta plataforma, apresentamos a Data Stone e todos os seus serviços e soluções para buscar dados oferecidos pela empresa!
A Data Stone é referência nacional em enriquecimento de dados com serviços que trazem para seu negócio tudo o que sempre quis descobrir sobre os clientes e mercados. Com algumas informações, a Data Stone entrega muitos outros dados relevantes e atualizados sobre seus clientes. Uma ótima vantagem para quem deseja crescer no mercado! Esteja convidado a conhecer mais sobre a Data Stone clicando aqui.
Captação de clientes
Muitas estratégias de captação de leads não envolvem os dados atualizados do cliente. Pode acontecer de sua empresa ter alguma informação desatualizada ou incompleta sobre o lead e ficar impossibilitada de entrar em contato com o mesmo. Com o serviço de puxar dados você pode obter todos esses dados para contato e então realizar uma proposta de vendas.
Personalização do marketing
E não são apenas as etapas finais de um funil de vendas que são impactadas. A base do funil também. Estratégias de geração de leads e marketing praticamente sustentam esta base e até mesmo esses elementos são impulsionados por meio do enriquecimento de dados. Os dados atualizados contribuem para um marketing muito mais eficiente.
Afinal, esses dados relevam tendências, preferências e uma série de outros aspectos do cliente que são importantes para criar uma campanha que atinge o alvo. Com dados enriquecidos, seu marketing digital terá muito mais proveito para converter clientes e gerar lucros. Além disso, métricas importantes como o custo de aquisição de cliente e o retorno sobre o investimento são diminuídas e apresentam ainda mais vantagens.
Realização de um bom pós-venda
A pós-venda é uma etapa que quando bem feita pode fidelizar o cliente para sempre. Considerada de topo de funil, este processo é importante para conquistar de vez aquele lead e fazê-lo voltar sempre e fechar negócio com sua empresa. Ao puxar dados a respeito de cada cliente, é possível criar pós-vendas personalizados e ainda mais satisfatórios.
Importa para o relacionamento com o cliente
Puxar dados é uma prática tão versátil que também serve para criar um relacionamento com seu cliente que seja ainda mais próximo. Práticas como e-mail marketing atingem o máximo de sua eficiência com dados qualificados. O mesmo vale para cold calls, estratégias de pós-venda que já comentamos e criação de novos produtos e serviços.
Itens para analisar na hora de puxar dados para sua lista
E claro que puxar dados é algo que deve ser realizado de maneira responsável, ética e eficiente para trazer apenas informações relevantes e públicas para a empresa. Quanto mais bem tratados forem esses dados, e mais tecnologia utilizada para consegui-los, melhor. Sobre os dados que podem ser passíveis de busca, estão:
- CNPJ da empresa cliente;
- Seus números corporativos;
- E-mails corporativos;
- Razão Social;
- Nome do negócio;
- Nome dos proprietários e sócios.
Esses são apenas alguns dos itens que podem ser pesquisados e analisados. Eles já formam uma lista e tanto que você pode utilizar as plataformas e ferramentas de puxar dados, como as oferecidas pela Data Stone, e ter uma prospecção de muito mais qualidade!
Como puxar dados de acordo com a LGPD?
Mas é preciso deixar claro que o serviço de puxar dados é regulado pela Lei de Proteção de Dados, ou LGPD. Esta lei declarada em 2018 veta o uso de dados sensíveis sobre pessoas físicas para compartilhamento entre empresas. Os dados disponíveis para puxar e para uso em geral devem vir de fontes públicas.
Este é um ponto de suma importância para ficar de olho antes da contratação do serviço. Errar neste aspecto pode custar a reputação da empresa e gerar inúmeros outros problemas legais. Por isso, se você quer ter certeza de optar pelo serviço correto, escolha a Data Stone, que atua com 100% de conformidade à LGPD!
Puxar dados é o serviço do futuro e o que irá trazer mais e mais clientes para as empresas com o passar dos anos. É a personalização do atendimento, do marketing e até mesmo da produção. Saia na frente dos seus concorrentes e já integre o recurso ao seu dia a dia corporativo!