Qual a melhor solução para o seu time de vendas? A Data Stone tem a resposta
Ter um time de vendas que não cumpre o seu principal objetivo e, tampouco, encontra uma solução adequada para resolver a situação, necessita de grandes ajudas para não aumentarem seu prejuízo. E, é justamente para isso, que serve a Prospecção de Clientes da Data Stone: uma metodologia eficiente, responsável por auxiliar os vendedores a atingir os tão desejados resultados, em tão pouco tempo.
Os profissionais que atuam no setor de vendas precisam se concentrar unicamente em suas respectivas funções e nos objetivos estabelecidos pela companhia. Para isso, a prospecção terceirizada da Data Stone garante integralmente em entregar foco – especial para a tarefa -, sem tirá-los de seus cargos para realizar um serviço diferente.
Qual a função de um time de vendas?
O time de vendas realiza a entrevista com os clientes para dar entrada com as principais tratativas de negociação. Este contato permite que os colaboradores avaliem melhor as necessidades desses leads e indique soluções adequadas para o problema.
Os vendedores estão encarregados de conversar, apresentar produtos, tirar dúvidas, fechar contrato e encaminhar os prospects ao pós-venda. Portanto, é indispensável que estes profissionais estejam atentos às informações dos clientes para estudá-los e fechar excelentes contratos.
Em conjunto, o setor de vendas está atrelado ao grupo de marketing, que desenvolve estratégias eficientes para reter atenção de bons prospects. Através destes procedimentos, torna-se mais prático iniciar uma conversa a respeito de serviços, explicar como funciona e quais os benefícios.
Quem compõe o time de vendas?
Há diferentes profissionais que fazem parte do time de vendas e se encarregam de realizar boas tratativas com os leads. Porém, cada um desempenha diferentes papéis e nem sempre se encarregam de captar os clientes pelas redes sociais, sites e e-mail marketing. Entenda com a Data Stone quais os colaboradores desta área empresarial:
- Gestor de vendas;
- Gerente de vendas;
- Supervisor de vendas;
- Coordenador de vendas;
- Consultor de vendas;
- Executivo de vendas;
- Analista de vendas;
- Suporte a vendas;
- Auxiliar de vendas;
- Auxiliar administrativo de vendas;
- Assistente de vendas.
Os vendedores se responsabilizam por todo o contato com clientes, e há cargos que se encarregam pelo monitoramento de resultados, na entrega de feedbacks e treinamentos. O gerente de vendas, por exemplo, é responsável por definir metas, orientar o time, acompanhar os relatórios, contratar excelentes colaboradores e cuidar do funil de vendas.
É necessário treinar o time de vendas?
A equipe de vendas precisa passar por treinamentos regulares para se atualizar, verificar as mudanças ocorridas no mercado e como podem atender às exigências dos clientes. O seu serviço deve ser sempre o melhor e realmente fornecer todos os benefícios prometidos durante conversas e nos contratos emitidos aos leads.
Saiba que quando o time se encontra desmotivado, há menos chances de conseguir vender. Por isso, os colaboradores precisam de treinamentos constantes voltados ao entendimento dos erros, assim como nas formas de corrigi-los e aplicar o conhecimento obtido no trabalho.
Qual a melhor solução para o seu time de vendas?
O time de vendas da sua empresa precisa contar com uma solução completa e assertiva, que auxilie na resolução de problemas e entregue resultados mais rapidamente. Para todos desempenharem um excelente papel no cargo, é essencial garantir ferramentas tecnológicas e de qualidade.
Além disso, é fundamental que existam especialistas para captar, diminuir gargalos e reduzir erros. A Data Stone tem o time completo para auxiliar você no que for necessário através da terceirização de prospecção, um procedimento fundamental para garantir um crescimento adequado e rápido à sua empresa.
LDR (Lead Development Representative)
O LDR é um profissional responsável por desenvolver uma lista completa de potenciais clientes. Isto é feito através da coleta de informações completas a respeito destes perfis, qualificando, assim, os que realmente são adequados e devem ser contatados.
Após a formação de uma listagem, o LDR fornece o documento para o time de SDR que entra em contato posteriormente. Portanto, contar com o lead development é indispensável para as estratégias dos seus vendedores apresentarem excelentes resultados.
BDR (Business Development Representative)
Este profissional se encarrega de fazer a prospecção ativa de clientes. Ou seja, ele é o responsável por captar leads que tenham um perfil parecido com o da sua empresa e realizar o primeiro contato.
Caso o lead não seja de boa qualidade, o BDR elimina-o da base de contatos. Porém, se este profissional avaliar e detectar que é um bom cliente, ele é repassado diretamente à equipe de vendas para poderem realizar as negociações.
Customer Success
O customer success é o colaborador responsável por auxiliar o cliente em todo o seu processo de pós-compra. Ele orienta os leads a usarem adequadamente o produto adquirido para obter informações relevantes, como possíveis queixas ou elogios.
Dessa forma, o CS realiza uma conexão entre as áreas da empresa responsáveis por analisar estes dados e usá-los para corrigir problemas. Ao haver este cuidado e plena atenção, os clientes ficam satisfeitos por verem que os feedbacks são ouvidos e aplicados nos produtos.
Sales OPS
O Sales Operations faz parte do grupo de vendas e é o profissional que fornece suporte ao time comercial. Neste caso, ele garante eficiência, assim como mais produtividade aos demais vendedores, proporcionando um processo de vendas robusto e completo.
Cientistas de Dados
Você sabia que a Data Stone possui uma equipe de cientistas de dados? Estes profissionais analisam dados, extraem informações relevantes para estudá-las e definir estratégias com base no que é verificado.
Para garantir que o seu time de vendas tenha ainda mais praticidade no contato com clientes, se reúna com a Data Stone para entender como os cientistas podem ajudar sua empresa crescer.
Inovação Contínua
Com uma equipe completa assessorando o time de vendas, torna-se possível coletar dados que auxiliem na inovação contínua de processos. Dentre eles, as melhorias em produtos, serviços e demais tecnologias presentes em sua empresa.
Isto é possível devido à coleta frequente de feedbacks apresentadas pelos clientes antigos e recentes. Todas as informações são pertinentes para melhorar os produtos e os serviços oferecidos, assim como também garante a de que cumprem com as especificações informadas antes da aquisição.
Como estabelecer metas para o time de vendas?
Para definir metas para o time de vendas, lembre-se de possuir um objetivo coeso e claro, feito de acordo com informações adquiridas através de análise em mercado. A partir destes dados, você sabe o quanto deve atingir até o final do ano e que funções os vendedores precisam desempenhar para completá-las.
Além disso, é necessário avaliar os indicadores de vendas do ano passado e se basear neste conteúdo. Afinal, o intuito deve ser focado sempre no aumento de vendas, nunca a redução porque atrapalha os ganhos e impede o crescimento empresarial.
Analise qual a capacidade de entrega do empreendimento quanto aos pedidos dos clientes. Todos devem estar comprometidos com a entrega em um prazo de 15 ou 20 dias para prevenir atrasos, e garantir que os leads estão satisfeitos com a agilidade e comprometimento.
A Data Stone tem a solução que a sua empresa necessita para aumentar os ganhos, pois o time de vendas é beneficiado pela equipe completa de terceirização em prospecção. Com este procedimento, os colaboradores podem se concentrar na conversa com leads, ou no fechamento de contratos, sem que precisem resolver problemas diferentes ao cargo em questão.