Descubra como construir o processo de vendas
O processo de vendas é uma técnica constituída por diferentes estágios para organizar as principais atividades comerciais. A intenção é guiar os leads por todo o funil, até que as aquisições sejam concretizadas, sendo um fator determinante para conquistar bons resultados ou ter perdas significativas.
As empresas devem construir estas etapas para trabalhar nas necessidades dos prospects, entender o que eles precisam e resolver estas demandas ao criar estratégias baseadas em seus perfis. Com a Data Stone, você entenderá o que são as características deste processo e por qual motivo investir na estratégia.
Quais são as características de um processo de vendas ideal?
O processo de vendas é composto por características ensináveis, que consiste na explicação de informações aos colaboradores, além de serem escaláveis para a empresa crescer e acompanhar o aumento de demandas. A previsibilidade apresenta dados claros a respeito de resultados que devem ser conquistados em um período X.
Para verificar este resultado é necessário atuar com a mensuração, pois apenas com indicadores claros é possível realizar análises conclusivas. Com estas atribuições, empresas que visam crescer e melhorar as vendas, podem colocar em prática objetivos que alcançáveis.
Principais motivos para se investir em um processo de vendas
Com um processo de vendas bem definido, você corrige problemas internos, consegue realizar melhorias e gerar mais eficiência ao setor comercial. Isso é possível por haver o reconhecimento e análise ágil de gargalos para corrigi-los através de estratégias desenvolvidas com foco no problema.
Além disso, quando você opta em trabalhar regularmente com este processo, a sua equipe consegue cumprir as metas estabelecidas. A partir do momento que você oferece mais liberdade, dificilmente conseguirá ver os resultados esperados, pois as metas tendem a não ser concluídas como proposto.
Tenha em vista que o processo de vendas promove produtividade e reduz inúmeros erros. A companhia é beneficiada por estratégias qualificadas, desenvolvidas especialmente para conquistarem bons resultados.
Como funciona o processo de vendas?
O procedimento voltado para venda funciona através de regras e ações aplicadas no setor comercial e que precisam ser seguidas, afinal, como sabemos, deve ser ensinável, escalável, mensurável e previsível para se adquirir mais produtividade e reduzir qualquer erro em operações.
Estas métricas são desenvolvidas de acordo com o que a sua empresa precisa para captar os melhores leads. Com a estratégia certa, você consegue esquematizar as etapas de vendas e, assim, aumentar a eficiência de retenção e fidelização de clientes.
Como construir um processo de vendas?
Vender mais e melhor é o desejo de muitas companhias, porém sem a adoção de processos de vendas, existe dificuldade na fidelização. Ou seja, além de ocorrer estagnação, os lucros não surgem, os clientes custam mais caro e não há retorno dos investimentos.
Quando você opta em trabalhar com vendas junto da Data Stone, consegue conduzir os leads por todo o funil até levá-los à compra. Por isso, te ajudaremos a construir um processo eficiente e que trará resultados em menos tempo – veja:
Prospecção
A prospecção é feita com base no perfil dos clientes que mais combinam com a proposta da empresa. Nesta etapa, há a necessidade de verificar os que são bons e quais devem ser eliminados dos contatos, e o método mais seguro de fazê-lo é através da Data Stone.
Somos especialistas em prospecção terceirizada e sabemos quais as melhores maneiras de prospectar clientes de alta qualidade à companhia. Dessa forma, você não precisa se preocupar em realizar este procedimento sozinho, pois levaria tempo, haveria muitos gastos e poderiam existir complicações para captar os nomes certos.
Qualificação e apresentação
Antes de prosseguir à etapa de apresentação, verifique a qualidade dos leads e defina se valem a pena o investimento de tempo e dinheiro. O ideal é que você se reúna com a Data Stone para entender melhor o perfil dos clientes em potencial, verificar o que desejam e como a empresa pode ajudar.
Ao definir que estes prospects são de qualidade, ocorre a apresentação da companhia e de tudo o que é oferecido. A primeira conversa é importante, pois através dela os leads compreendem sobre os seus serviços e produtos, o que você faz de inovador e de que forma pode auxiliar.
Abordagem para vender
Nesta etapa acontece a abordagem voltada para vendas com a intenção de converter o lead em cliente. O time da Data Stone desenvolve estratégias para seguir e realizar uma conversa empática, mas assertiva, persuasiva e que leve o potencial prospect a comprar.
Durante o diálogo, são informados a respeito de preços, funcionalidade de serviços e produtos, e de que forma estas soluções são adequadas ao cliente. Além disso, são tiradas dúvidas que auxiliem na decisão final que é de comprar ou não.
Envio das propostas
Após essas conversas, são enviadas propostas com valores de serviços. Todas as informações precisam estar bem estruturadas no documento para o cliente ler e saber que receberá ajuda de suporte, se precisar.
É fundamental, ainda, evidenciar as formas que a solução ajudará a longo prazo. O prospect precisa saber que será auxiliado sempre que surgir a necessidade, principalmente após fazer a compra, que é um dos aspectos mais importantes para voltarem a fazer negócio com você.
Negociação
A negociação é uma das etapas mais importantes para o setor comercial, pois é neste passo que o cliente pode aceitar os valores ou solicitar a redução. E a Data Stone sabe como fazê-los assinarem o contrato sem relutância ou pedidos de corte nos valores.
Fechamento de contrato
Para o processo de vendas ser um sucesso, você deve entender se o cliente se sente pronto para assinar o contrato. Como forma de garantir confiança e credibilidade, a Data Stone te ajudará a alinhar as expectativas dos leads de acordo com o que foi apresentado durante as propostas.
Antes do envio do documento, é realizada uma leitura das informações presentes para confirmá-las. É fundamental garantir que o conteúdo esteja adequado para assegurar ao cliente mais confiança e segurança ao contratar os serviços.
Pós-vendas
O processo de vendas não acaba quando acontece a assinatura contratual. Na verdade, há uma continuidade após esta etapa que precisa ser bem feita para garantir a satisfação dos leads. Eles podem solicitar auxílio ou apresentar feedbacks que precisam ser coletados e enviados aos setores responsáveis por melhorias.
Além disso, se qualquer problema surgir, o cliente precisa sentir a confiança de que você resolverá a situação. Portanto, manter os contatos ativos e funcionais garantirá que você solucione o que for necessário para assegurar o funcionamento dos serviços ou produtos contratados.
Construa o seu processo de vendas com a Data Stone!
Para ter um processo de vendas eficiente, seguro e que realmente dê resultados, é essencial construí-lo com a Data Stone. Atuamos com uma equipe completa, responsável, organizada e que se responsabilizará por desenvolver procedimentos assertivos e adequados ao que a sua empresa precisa.
Não é necessário que você se preocupe com treinamentos ou gastos excessivos para contratar uma equipe profissional. O nosso time de especialistas está disposto a analisar que tipos de problemas a companhia tem apresentado para corrigi-los, e melhorar os principais processos para alavancar as vendas.
Você acompanha todo o procedimento de perto, consegue verificar os relatórios e que melhorias foram feitas para captar novos clientes. Atuamos sempre com transparência para proporcionar um serviço de qualidade a sua empresa, que crescerá eficientemente em pouco tempo através de nossas técnicas.
A construção do processo de vendas precisa ser feito por experts que entendem do assunto e estão há anos no mercado. Através da Data Stone, você conquista excelentes resultados e consegue fidelizar um número maior de clientes, além de reter muitos prospects de maneira eficaz!