Segmentação de Mercado: Conceito e Vantagens Estratégicas
A segmentação de mercado é uma forma muito eficiente de conseguir novas oportunidades de vendas, ideal para prospectar e estudar o nicho em busca de clientes. Essa segmentação procura dividir toda a base de leads qualificados em categorias personalizadas, que conversam e fazem sentido para sua empresa.
O esforço é fundamental, uma vez que toda empresa tem seu próprio público-alvo que efetivamente necessita dos seus produtos e serviços. Isso garante alguns benefícios exclusivos para o ato de segmentação que, quanto mais acertado e exato for, melhor para toda companhia. Por isso, é muito importante conhecer como o conceito funciona e utilizá-lo para garantir à empresa mais vantagens no mercado.
Conceito principal da Segmentação de mercado
O principal conceito de segmentação é a divisão do mercado em várias categorias, setores distintos, onde se torna mais fácil identificar empresas de acordo com seu nicho ou outras características em comum. Essa necessidade se justifica diante do público-alvo e nicho de uma empresa, que oferece serviços e produtos para pessoas com características em comum.
Dentro dessa categoria de potenciais clientes destacada pelo mercado por meio da segmentação de mercado, a empresa tem opções muito mais vantajosas para abordar, prospectar e até mesmo qualificar. E se focar nos segmentos que mais interessam certamente poderá aumentar suas vendas e garantir negociações mais lucrativas.
Principais vantagens estratégicas na Segmentação de mercado
Não é à toa que a segmentação de mercado é tão famosa e recomendada para empresas do mundo todo. Esta estratégia traz uma série de vantagens e benefícios exclusivos para qualquer empresa que precise crescer e otimizar suas estratégias de vendas, marketing e atendimento de clientes.
Conhecer essas vantagens irá convencer qualquer empresa do mercado a garantir a sua segmentação, e conhecer seu público de maneira mais exata. Veja abaixo como essas segmentações podem auxiliar sua empresa a crescer com maior autoridade e constância.
Personalização de atendimento
Um dos grandes benefícios de segmentar o mercado que será atendido pela sua empresa é personalizar o atendimento. O atendimento de sua empresa será muito mais eficiente quando criado especificamente para o público que deseja atender, esta estratégia certamente deixará seus clientes mais satisfeitos.
Criação de abordagens personalizadas
Na hora de vender o primeiro contato é essencial, e se esta abordagem for personalizada é muito provável que toda negociação aconteça sem problemas e seja concluída com uma venda lucrativa. Por isso é importante manter a segmentação ativa e personalizar cada abordagem de seus vendedores.
Marketing com maior eficiência
O marketing também é muito mais eficiente quando conta com estratégias de personalização, ele é criado especialmente para as empresas que garantem mais resultados para suas vendas. Além disso, nele são inseridos elementos que apelam para as necessidades e perfil desses clientes.
Melhores vendas
E, por fim, a vantagem máxima de ter uma estratégia de segmentação de mercado é vendas muito melhores! Com melhores vendas estamos falando de negociações com maior ticket médio e em mais volume, frequentemente com upsell nas compras. Se você deseja segmentar o mercado e entender quais seus clientes que geram essas vendas, pode contar com o serviço de prospecção terceirizada da Data Stone, que traz:
- Uma segmentação dos seus clientes;
- O contato de cada potencial cliente;
- Informações essenciais para você personalizar sua abordagem;
- Características de cada cliente para personalizar o marketing;
- Um amplo olhar sobre o mercado para aumentar suas vendas.
Tudo isso pode ser garantido pelo serviço da Data Stone, que oferece para sua empresa o melhor plano para crescer e vender mais. A segmentação empreendida pelos serviços da Data Stone é precisa, mostra o alvo em que sua empresa deve investir para ter mais resultados.
Quais os níveis de segmentação de mercado?
Existem diversos níveis ou categorias de segmentação de mercado, que resumem de maneira bastante clara quais as maneiras que uma empresa pode dividir o público. Quando uma empresa inicia seu esforço em segmentar, ela pode mirar em cada um deles, ou se desejar, em vários.
Também é possível combinar as diferentes categorias de segmentação, e assim ter um público específico para cada serviço ou produto, quando não, para cada estratégia de marketing. Tudo depende de como a empresa deseja investir e do que procura no mercado.
Geográfica
A primeira das segmentações é a geográfica, onde os clientes são divididos segundo a sua localização. Ideal para empresas que buscam atingir uma cidade específica, criar filiais locais ou mesmo empreender entregas facilitadas e quando não até frete grátis. Esta segmentação pode ser mais ampla, partindo de municípios até estados e países.
Socioeconômica
Segmentação socioeconômica trata de qual a renda do cliente, o seu status financeiro e até mesmo as ocupações que a empresa tem no mercado. Estes são dados essenciais muitas vezes para qualificar os principais leads e entender seu poder de compra atual, até mesmo que tipo de serviços podem o interessar.
Padrões de Consumo
De todos os segmentos, este é um dos mais úteis, pois identifica como o cliente costuma consumir. Há clientes que consomem mais e compram com mais recorrência, há aqueles fiéis que preferem comprar sempre com a mesma empresa, também há os que preferem produtos prêmios, os que aumentam seu consumo com o tempo, entre outros padrões.
Benefício Procurados
Para o marketing e venda essa segmentação de mercado é fundamental, pois vê quais os benefícios procurados pelo cliente no momento da compra. Este é um fator que varia bastante mesmo para clientes que procuram o mesmo produto, e é muito importante saber reconhecer essas necessidades, pois giram em torno das dores que a empresa precisa resolver.
Estilo de Vida
Embora seja característicos de segmentação de mercado para clientes B2C, até mesmo empresas podem ser adaptadas a essa segmentação. É comum que empresas tenham seu próprio estilo de vida na hora de agir no mercado, propensão a buscar por determinados interesses culturais e suas vendas podem se aproveitar disso.
Personalidade
Este é mais uma segmentação comum ao mercado B2C, mas que gera resultados para o B2B. A personalidade de uma empresa está vinculada às suas políticas internas, cultura de valores e principalmente aos profissionais que estejam em sua liderança e gestão. Ao entender esses fatores de cada uma delas, é mais fácil criar um marketing e abordagens eficientes.
Caracterização Econômica
E por fim, temos a caracterização econômica, mais um dado essencial para entender como funcionam seus clientes. Aqui são levados em conta o tamanho da empresa, seu porte, caixa financeiro, aplicações, histórico de compras e outros fatores econômicos. São dados úteis para qualificar o cliente e criar ofertas personalizadas.
Como a Data Stone pode ajudar na segmentação?
E seja qual for a segmentação de mercado em que sua empresa deseja atuar, ou até mesmo para descobrir aquela que oferece mais vantagens para sua empresa, a Data Stone está pronta para te auxiliar. Ao solicitar a prospecção da Data Stone, a empresa coloca seus profissionais para entender como funciona seus negócios e determinar o segmento ideal.
Uma vez determinado qual é o nicho que oferece mais vantagens, leads e clientes que fazem parte desta categoria do mercado, os possíveis clientes têm seus dados levantados pela Data Stone. Dados estes retirados de fontes públicas e oficiais – como manda a LGPD -, entregues para sua empresa trabalhar e realizar suas vendas com maior eficiência.
Vale a pena conhecer todos os serviços Data Stone e aumentar a base de vendas de sua empresa. Tenha clientes mais fidelizados, segmente o mercado e atinja com maior eficiência cada um dos seus leads, e potenciais clientes.