Como superar as dificuldades de um time de vendas
Sem sombra de dúvidas, o time de vendas é o coração da empresa! É por meio dele que uma empresa obtém o lucro necessário para seu sustento e pode realizar suas atividades e manter o emprego de seus colaboradores. Porém, mesmo com tanta importância, com certeza não é tão fácil assim para este setor realizar suas negociações – sua atividade mais essencial.
Na rotina de captação e conversão há inúmeras dificuldades, que vão desde onde conseguir mais clientes até convencê-los a contratar o serviço ou produto que sua empresa vende.
Às vezes, essa dificuldade se expande até mesmo na hora de se reinventar no mercado e conseguir mais resultados. Tudo isso são desafios que um time de vendedores deve deixar de lado para conseguir ter sucesso e aumentar os resultados da empresa.
A importância de um bom time de vendas
Toda empresa precisa de suas vendas se deseja funcionar por um longo período, e para isso é necessário ter uma equipe dedicada para esta função e atividade, com condições de fechar vendas lucrativas e interessantes. Sem o desempenho deste time, é impossível que uma empresa cresça e, com o passar do tempo, a má qualidade do time de vendas pode até ser perigoso para toda companhia.
Infelizmente, neste caso, a realidade é bastante dura, pois se uma empresa não vender bem com o tempo, terá problemas com sua própria receita e invariavelmente irá falir. Portanto, ter um time de vendedores que seja eficiente é mais do que uma vantagem, é uma necessidade incontornável.
As principais funções do time de vendas
Em um time de vendas existem diversas funções que vão além de simplesmente “vender”. É claro que essas funções têm como principal objetivo garantir que uma venda seja fechada no final de uma negociação, no entanto, cada processo tem seus próprios objetivos individuais e auxilia de maneira distinta o cliente a passar pelo funil de vendas.
Todas essas funções devem ser valorizadas dentro do departamento de vendas, com os profissionais cada vez mais dedicados para colocá-las em prática em sua rotina. Veja quais são elas e como podem contribuir para uma melhora nas vendas e para superar as dificuldades e obstáculos que existem nas negociações B2B.
Compreensão e conhecimento do que é oferecido pela empresa
É essencial que todos os vendedores conheçam de maneira completa o que é oferecido de fato pela empresa. A extensão dos seus serviços, produtos e de como eles funcionam, afinal é o vendedor que irá tirar essas dúvidas com o cliente e servirá como fonte para o esclarecimento de todos os detalhes sobre a empresa.
Este conhecimento também é essencial para os próprios vendedores, que o usarão para evidenciar os pontos fortes de cada produto, e fazer o possível para informar as qualidades para os clientes. Para uma maior compreensão, é essencial que os vendedores realizem treinamentos sobre todos os serviços da empresa e suas possíveis atualizações.
Domínio do funil de vendas
O funil de vendas é um conceito que todo vendedor deve dominar para conseguir conduzir o cliente até o fechamento da venda. Todos os seus passos e etapas devem ser estudados para otimização do processo e sua maior agilidade, principalmente na base que é a captação de leads.
É comum que vendedores tenham dificuldade para conseguir leads e contatos, e com isso desenvolver um método eficiente para otimizar o funil. Porém, com a Data Stone seu time de vendas tem a oportunidade de vender com muito mais agilidade, sempre com contatos confiáveis e ativos para abordar os potenciais consumidores! Falamos aqui da prospecção terceirizada que oferece para sua empresa:
- Contatos ativos de clientes B2B para abordar;
- Informações fundamentais sobre o mercado;
- Dados e características sobre cada cliente;
- Bases para a criação de estratégias Cold Call e mailing.
Por todos esses benefícios, o serviço oferecido pela Data Stone se destaca como um dos melhores para conseguir melhores vendas e oferecer todo o suporte necessário para o time de vendas. Vale a pena enriquecer sua empresa com os dados oferecidos pela Data Stone, que também auxiliam outros setores, como o marketing.
Otimização dos processos comerciais
Otimizar o processo comercial é uma função padrão para os vendedores. De certa forma, boa parte de todos esses processos estão envolvidos na forma como os clientes saem da base do funil de vendas e são levados até seu topo. Mas, ainda há outros aspectos e processos que devem ser otimizados.
Entre eles se destaca a criação de um roteiro de vendas e de métodos de abordagem e aproximação. Esses são processos comerciais importantes que devem receber a atenção da equipe de vendas e serem otimizados. Também se destacam estratégias isoladas, como o cold call e o mailing.
Trabalho em conjunto com a equipe de marketing
É uma função primordial do time de vendas realizar um trabalho em conjunto com a equipe de marketing. Ambas equipes devem trabalhar em um esforço mútuo para garantir os melhores resultados para toda empresa, inclusive, podem fazer uso da prospecção terceirizada da Data Stone para garantir melhores resultados.
Para garantir essa colaboração, vale a pena investir em reuniões qualificadas, trocas de informações ou dados e, também, na criação de estratégias onde os profissionais das duas equipes atuam. Quanto mais próximos o time de marketing estiver da venda, mais otimizados serão os resultados.
Processos e atividades de pós-venda
E, por fim, uma atividade que é necessariamente realizada pelo time de vendas é o processo de pós-venda. O pós-venda é uma atividade essencial que visa fidelizar o cliente, onde é oferecido suporte, apoio e mais benefícios para utilização dos serviços e produtos da empresa, como é um período especial para tirar dúvidas e resolver problemas.
Investir nesse processo é ótimo para conquistar clientes e engajá-los em mais uma compra no futuro. Esta atividade também aumenta a reputação da empresa no mercado, em especial por meio do marketing gratuito e de recomendações orgânicas dos clientes que foram bem atendidos.
Principais dificuldades de um time de vendas
Com as funções do time de vendas em dia, boa parte das dificuldades diminuirão ou até mesmo serão contornadas com o tempo. A especialização da equipe é um ótimo remédio para conseguir lidar com os obstáculos apresentados aos vendedores durante sua rotina.
Mas de todo modo elas ainda estão lá, e conhecê-las é mais uma maneira interessante de aprender a contorná-las. Para te auxiliar, separamos aqui algumas das dificuldades clássicas que o departamento de vendas enfrenta para que assim você possa superá-las.
- Falta de novos clientes na empresa;
- Lidar com negociações complexas;
- Combinar marketing com vendas;
- Personalizar o atendimento para cada cliente;
- Conseguir dados e informações relevantes sobre o mercado.
Essas são as principais dificuldades associadas a equipe de vendas que devem ser superadas pelo trabalho em equipe desses profissionais. Inteirar os vendedores a respeito de cada uma delas é um ótimo modo de combater esses percalços.
Como a Data Stone pode te ajudar a superar as dificuldades de um time de vendas?
E com a Data Stone você tem a melhor ajuda possível para lidar com todas essas dificuldades comuns à equipe de vendas! A Data Stone oferece diferentes serviços que são essenciais em sua rotina e poderão mudar a forma como sua empresa realiza suas negociações.
Para cada uma das dificuldades que afligem o time de vendedores, a Data Stone de alguma maneira consegue te auxiliar. Veja quantos desafios podem ser superados se sua empresa confiar na e seus serviços Data Stone para resolvê-los:
- Obtenção de novos clientes e leads interessados em sua empresa;
- Informações sobre cada cliente que auxilia em negociações complexas;
- Dados sobre seu público-alvo que integra o marketing às vendas;
- Dados para personalizar a abordagem para cada cliente;
- Enriquecimento de dados sobre o mercado.
Como pode ver, para cada uma das dificuldades a Data Stone oferece uma solução ideal. Então não perca tempo para garantir o que é melhor para sua empresa, busque na Data Stone a otimização que precisa para melhorar suas vendas.
Superar as dificuldades no trabalho, sobretudo no departamento de vendas, é essencial. Esses obstáculos não devem ser encarados com desânimo, mas sim como mais uma etapa que ficará para trás. Com as ferramentas certas e profissionais dedicados, é possível passar por cima de cada dificuldade.