Desmistificando Mailing Lists: Criando Estratégias Personalizadas para Seu Nicho
O uso de mailing lists é uma estratégia que já se tornou clássica para vender, prospectar e personalizar, tanto sua abordagem, como também a comunicação com seus leads e clientes – dessa forma, ela se torna ideal tanto em primeiras abordagens ou como, também, para relacionamentos de longo prazo. E, ainda, há diversas estratégias que podem ser realizadas em conjunto ou em função desta técnica, sendo a mais relevante a personalização.
A personalização é um dos grandes pilares que norteiam o processo de vendas e do atendimento para este ano, assim como para os próximos que ainda estão por vir. E por isso é fundamental desde já adaptá-la para seu dia a dia e rotina de vendas, especialmente via e-mail, que é uma das principais plataformas de vendas e atendimentos no mundo.
Como funcionam as Mailing Lists e qual a importância para o seu negócio?
Mailing lists é uma lista organizada de contatos de e-mails corporativos para que a empresa consiga investir em abordagens, marketing e comunicação com seus clientes B2B no geral. Esta breve descrição mostra como atuar com mailing lists é uma estratégia absolutamente versátil e que pode ser adaptada para várias atividades.
Sem dúvidas, um instrumento dessas proporções é indispensável para seu negócio, em especial para a equipe de vendas e de marketing. Se os contatos do mailing lists forem de boas qualidades e acompanhados de dados qualificados, também é possível retirar dali informações que enriquecem as estratégias da empresa.
Embora o uso do e-mail tenha caído no campo pessoal e individual, sendo substituído principalmente por aplicativos e plataformas de mensagens instantâneas, no mundo dos negócios ainda é utilizado de maneira massiva. Somente em 2023, foram enviadas mais de 340 bilhões de mensagens via e-mail, o que mostra o quão importante é este negócio que representa uma parcela significativa que sua empresa pode perder se não apostar no mailing.
Quais estratégias personalizadas de Mailing Lists usar no meu nicho?
Um dos grandes fatores que diferenciam o mailing de outros meios de contato é a personalização, este que é um tema importante nos próximos anos e pode ser fundamental para o sucesso de um negócio, seja para empresas que começam no mercado, ou mesmo para as que já são tradicionais.
A melhor maneira de se engajar com o mailing é adaptar suas estratégias e personalizá-las para atender de maneira ideal seu público, nicho e alvo no mercado. Para fazer isso é essencial ter boas estratégias que podem ser utilizadas com o mailing e adaptadas para suas vendas, prospecção e outras atividades. Vejamos abaixo quais são essas estratégias para você aplicar com os e-mails de sua empresa!
Marketing e campanhas
O e-mail marketing é tão ou mais tradicional que o mailing, na verdade, são técnicas e estratégias tão parecidas que podem ser utilizadas em conjunto. No e-mail marketing, mensagens são montadas para atingir os clientes exatamente com aquilo que precisam e desejam receber.
E dentro do mailing, que permite o disparo de mensagem para vários leads, é possível criar campanhas gigantescas que atingem o público de maneira generalizada. Inclusive, o mailing list fica ainda melhor quando combinado com o e-mail marketing ao personalizar seu conteúdo.
Aqui o uso da segmentação é fundamental, onde cada grupo de contatos é selecionado de acordo com seus interesses em comum. É uma forma de personalizar o conteúdo ao mesmo tempo que tem agilidade ao disparar mensagens para vários leads de uma vez só.
Prospecção
É possível prospectar via e-mail com os mailing lists, o que gera muito mais clientes para seus vendedores e já é um meio confiável para abordá-los no futuro. É claro que esta prospecção vem posterior ao trabalho massivo de captar os contatos de cada lead, processo esse que você pode contar com a Data Stone para ajudá-lo.
A Data Stone, empresa especialista em dados, fornece os e-mails corporativos para sua companhia prospectar e abordar. Sua plataforma, Stone Station, oferece contatos de e-mails corporativos que podem ser segmentados para serem posteriormente usados nas mais diversas estratégias de qualificação e abordagem.
Com a Stone Station é possível ainda consultar de maneira prática seus leads e prospects, para verificar se oferecem de fato negociações vantajosas. Informações relevantes, especialmente para empresas de crédito, podem ser fornecidas em uma rápida consulta de dados com a Stone Station. Esta plataforma é realmente versátil e pode ser utilizada para seu negócio enriquecer a maneira como vende.
Crescimento e consolidação de uma comunidade
Criar uma comunidade está se tornando tendência entre as empresas, pois é uma forma de conseguir engajar e se comunicar com seu público com muito mais facilidade. Além disso, muitos clientes se fidelizam com suas marcas e vendedores favoritos por meio do senso de comunidade.
Embora muitos prefiram as redes sociais para criar esse senso de comunidade, ele é perfeitamente adaptado para o mailing list. Um dos grandes diferenciais desta estratégia é que cada cliente e contato pode ser estudado e receber mensagens que são segmentadas e personalizadas, o que aumenta a eficiência desta ligação com a empresa.
Abordagem
Toda negociação começa com uma abordagem, aliás, este é o primeiro passo para que o lead saia da base do funil e comece a ser transportado pelas suas etapas até seu funil. Esta abordagem pode ser realizada por meio dos mailing lists e aqui vale mencionar que pode ser personalizada, o que aumenta as chances de sucesso!
Quando personalizada, a abordagem gera o melhor efeito possível no cliente e já encaminha o contato para uma negociação de sucesso. A passagem pelo funil de vendas também se torna mais ágil e vale mencionar que é possível levar toda a negociação por meio do e-mail até a conclusão da venda.
Por que estratégias personalizadas de Mailing Lists podem ajudar minha empresa a alcançar sucesso?
Estratégias personalizadas são essenciais para as vendas e o marketing, pois se adaptam realmente às necessidades do cliente e oferecem a eles o que desejam e da forma que desejam. Produtos, serviços e até bônus e benefícios podem ser planejados de maneira individual para cada lead.
E com o mailing é ainda mais fácil realizar esta personalização, sobretudo quando é levado em conta as vantagens oferecidas pelo contato via e-mail. Entre todas essas vantagens e benefícios podemos pontuar:
- O contato direto com o lead;
- A forma de contato amplamente utilizada;
- Versatilidade em aplicações;
- Aplicação em vários setores e equipes;
- Auxilia na melhora das negociações, resultados e vendas.
Com tudo isso fica claro a importância do mailing em qualquer empresa e sua alta versatilidade e adaptação a qualquer nicho, segmento e cenário. Sem dúvidas é uma forma eficiente de aumentar as vendas e conseguir se comunicar com seu público, inclusive na criação de relação a longo prazo.
Conte com a Data Stone
E se você precisa de dados qualificados para construir mailing lists com qualidade, conte com a Data Stone! A empresa fornece uma plataforma que segmenta com eficiência seus contatos de e-mails para o funcionamento do mailing. São inúmeros clientes B2B relevantes ao seu nicho.
Todos eles acompanhados de informações decisivas para planejar a abordagem, o marketing e até mesmo impactar de maneira positiva na negociação. Com esses leads sua empresa poderá ter um catálogo de clientes que é realmente interessante para seu crescimento e maior capacidade de aumentar as vendas com o uso do mailing.
E lembre-se de focar na personalização de conteúdo, mensagens, abordagem e vendas durante o uso dos mailing lists. Assim seus esforços serão muito mais otimizados, as vendas sairão com maior facilidade – ou seja, é uma forma eficiente de vender com maior qualidade e menos trabalho.