Saiba como definir seu nicho de mercado
Ter o seu nicho de mercado bem definido é uma excelente forma de começar, pautar e estruturar sua empresa. Mesmo aqueles negócios com mais experiência se beneficiam ao encontrar o seu nicho ideal, caso ainda não o tenha explicitado. Desta forma diversas atividades se tornam mais assertivas, como o marketing e até estratégias de vendas.
A empresa, como um todo, é definida de acordo com seu nicho de mercado, para que assim todas as suas ofertas, produtos e serviços se adequem à realidade dos seus leads e potenciais clientes B2B. Entender mais sobre esse aspecto comercial é fundamental para aumentar o desempenho de seu negócio.
O que é um nicho de mercado?
Nicho de mercado é um recorte comercial realizado pela empresa que visa identificar um grupo de público com interesses parecidos, além de condições semelhantes. Desta maneira sua empresa pode, com estratégias parecidas e até mesmo produtos e serviços semelhantes, ter acesso a vários leads B2B.
O papel de um nicho é criar um terreno sólido e seguro para uma empresa atuar, e sua escolha deve ser pensada com bastante atenção. Certos nichos são muito mais competitivos que outros, porém também oferecem uma vasta base de leads B2B para que sua empresa possa prospectar e vender.
Já nichos menores costumam ser menos competitivos e abrir margem para o crescimento da empresa, mas, em contrapartida, também contam com uma base de leads mais enxuta. É preciso saber escolher, ver o que sua empresa pode oferecer, quais os serviços e a melhor abordagem possível para utilizar com seu nicho de mercado B2B.
Principais tipos de nicho de mercado?
No mercado B2B há vários estilos de nicho de mercado, como o geográfico ou até mesmo demográfico. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens e, além disso, é possível que uma empresa combine cada nicho para gerar uma seleção de público ainda mais específica que se adequa com seus produtos e serviços.
Também é possível criar produtos e serviços diferentes que conseguem se comunicar com públicos distintos e de nichos até mesmo opostos. Tudo depende de como sua empresa cogita lidar com o mercado B2B e da forma como planeja emplacar seus produtos e serviços. Veja alguns dos nichos de mercado abaixo.
Geográfico
O nicho de mercado geográfico se fundamenta na localização de determinado lead B2B ou até mesmo de sua própria empresa. Geralmente seus serviços e produtos são criados para atender uma necessidade local, onde leads B2B de determinada região podem utilizar para sanar suas necessidades e dores.
No geral, empresas menores fazem um ótimo uso desse nicho de mercado, justamente por não terem a possibilidade de levar seus negócios para muito longe e nem lançar mão de uma cadeia de produção extensa. É um excelente ramo para negócios que buscam enriquecer estratégias de pricing.
Psicográfico
Aqui entram fatores mais complexos do que a mera localização do potencial cliente B2B, onde o comportamento do usuário fala mais alto. O nicho de mercado psicográfico considera as crenças, valores e até mesmo as políticas adotadas nas empresas clientes, e então orienta esses dados para enriquecerem suas estratégias de vendas.
É possível até mesmo adaptar esses dados para criar produtos que chamam atenção pela experiência de usuário que oferecem para seus leads B2B. Sem dúvidas o nicho psicográfico deve ser utilizado por toda sua empresa e ser um dos aspectos a serem levados em conta, principalmente na hora de definir o público ideal.
Aqui um setor se favorece de maneira especial dessas informações, os quais são todo o time de marketing. Campanhas costumam considerar características específicas do seu público-alvo e, portanto, é uma informação muito preciosa para esses profissionais.
Demográfico
Dos nichos existentes, o demográfico é o mais extenso ao poder se desdobrar em diferentes grupos de empresas. Dados demográficos são ótimos para definir a natureza de leads B2B, e são inúmeros que podem ser adaptados para seu negócio. Eles são acima de tudo reveladores e como exemplo podemos citar:
- Atividade: como setor, CNAE, categoria;
- Porte;
- Salário médio;
- Especialidade profissional;
- Média de idade dos colaboradores.
Essas são algumas informações e dados demográficos úteis para uma empresa. O time comercial ou de marketing que conseguir fazer bom uso dessas informações certamente poderão ter resultados impressionantes. Mas para conseguir obter dados interessantes como esses é essencial contar com uma ferramenta ou serviço de qualidade.
O Módulo B2B da Data Stone é uma excelente ferramenta que traz dados qualificados para perto de sua empresa. Com o Módulo B2B é possível descobrir diversas informações sobre seus leads B2B, como contatos, quem são os decisores, qual sua área de atuação e muito mais! São mais de 23 milhões de CNPJs para consultar, 4 milhões de decisores e 40 filtros para tornar sua pesquisa ainda mais assertiva.
Comportamento do usuário
Outro nicho de mercado que chama atenção é o de comportamento de usuário que visa entender o que um lead B2B procura em sua empresa. Em paralelo com esse nicho, uma estratégia muito útil é a curva ABC, que segmenta seus produtos e serviços em três categorias diferentes, onde:
- A: produtos e serviços de valor premium, os quais são os mais buscados e representam maior parte das vendas da empresa – geralmente 80% da rentabilidade;
- B: produtos de categoria intermediária, geralmente são responsáveis por 15% da rentabilidade;
- C: embora seja geralmente a maioria da produção da empresa, no geral são os que oferecem menor rentabilidade, aproximadamente 5%.
A curva ABC é uma estratégia comum para verificar o interesse e comportamento do usuário, o que os potenciais clientes B2B irão buscar em seu negócio. Com base nesses dados é possível identificar quais os maiores sucessos de sua empresa, e focar em produtos com alto giro.
Canal de consumo
Numa estratégia de venda e marketing é importante conhecer qual o melhor canal de consumo possível para entrar em contato com seu lead B2B. Esse canal faz diferença em diversas situações, seja para realizar abordagens e oferecer seus serviços, ou até mesmo para fazer marketing.
E existem diversos canais de consumo e comunicação, há empresas que preferem ser prospectadas e abordadas pessoalmente, outras utilizam mais o telefone e há aquelas que se renderam totalmente às plataformas e aplicativos digitais. É fundamental conhecer a ideal para lidar com seus leads B2B.
Qual a importância de realizar a segmentação?
A segmentação é essencial para conseguir identificar seu nicho de mercado perfeito. Ao segmentar, uma empresa descobre características gerais do seu público, e pode definir diversos grupos para abordar e até prospectar. Desta maneira é possível definir qual o nicho mais adequado para seu negócio.
Em termos gerais, o nicho de mercado é uma especificação ou especialização da segmentação. Por isso é tão importante segmentar para identificar as melhores oportunidades de vendas e crescimento para sua empresa.
Como definir o seu nicho de mercado?
Para definir o seu nicho de mercado é necessário ter muito bem idealizado qual o serviço e produto que seu negócio comercializa, assim como o público alcançado. Partindo disso, a ferramenta Módulo B2B da Data Stone se prova útil para definir o seu nicho de mercado e, também, para pesquisar quais as empresas que mais se relacionam com esse nicho após formulá-lo.
Ainda, através dela é possível construir uma mailing list totalmente voltada para o nicho de mercado que sua empresa atua. E, para isso, é possível segmentar o seu público conforme os mais variados filtros presentes no módulo, variando de acordo com o nicho, geolocalização e número de decisores, por exemplo.
Acesse o nicho mais adequado para seu negócio por meio dos serviços e produtos da Data Stone, e use os dados qualificados, informações e toda especialização dos nossos profissionais para encontrar um caminho mais seguro para as vendas. Seu time comercial poderá obter mais desempenho com esse suporte incrível.