O que é prospecção de empresas B2B? Saiba mais sobre o assunto
A prospecção de empresas B2B é a captação de leads com o perfil de cliente ideal para o seu negócio, nomes que possuem interesse no que você oferece e que podem ser contatados para conhecer produtos e serviços. O objetivo é nutrir esses prospects e os evoluir pelo funil de vendas até se tornarem aptos a efetuarem compras.
Este é um processo que serve para ampliar a base e garantir que os leads adequados se tornem clientes fiéis no futuro. Para isso, é fundamental atuar em conjunto de serviços de qualidade, desenvolvidos com tecnologia de ponta para encontrar os prospects ideais por meio de buscas eficientes e completas que estão disponíveis apenas na Data Stone.
Qual a importância da prospecção de empresas B2B?
Realizar a prospecção de empresas é fundamental para encontrar leads qualificados que tem a ver com a marca e podem estar prontos para seguir às próximas etapas de conversão. Dessa forma, são removidos da base nomes que não estão ativos, se encontram incorretos ou incompletos.
Prospectar é a principal maneira de encontrar o público-alvo ideal e que realmente tem interesse no que a companhia oferece. Se conectar com os leads em potencial é fundamental para conseguir não apenas vender, mas aumentar a base de contatos e possuir clientes engajados com a empresa.
Em contrapartida, companhias que não adotam a estratégia de prospecção de empresas B2B, dificilmente conseguem reter os prospects e podem encontrar problemas relacionados a desperdício de investimentos e tempo. Portanto, o adequado é prospectar por meio de ferramentas exclusivas que auxiliem a encontrar os melhores leads de forma rápida, como as da Data Stone.
Quais são as melhores técnicas de prospecção de empresas B2B?
A prospecção terceirizada e a feita pela plataforma com auxílio de mais de 40 filtros são excelentes técnicas de prospecção de empresas B2B para encontrar leads qualificados. Em um tempo menor, é possível obter os nomes que realmente combinam com o negócio e, assim, os direcionar à equipe comercial e de marketing.
Adotar novas estratégias é indispensável para conseguir fazer o negócio crescer com menos dificuldades. Porém, apenas com os serviços que a Data Stone oferece é que realmente é possível auxiliar a sua empresa crescer no mercado e conquistar os leads ideais para trabalhar a conversão e nutrição.
Prospecção terceirizada
A prospecção terceirizada é feita ativamente pela equipe BDR da Data Stone, que se concentra em encontrar os leads que mais tem a ver com a empresa. Dessa forma, todas as informações a respeito dos potenciais clientes são repassadas para a base dessa companhia para iniciarem os processos seguintes relacionados ao funil de vendas.
Além disso, o fato de se optar pela prospecção de empresas B2B terceirizada, é por não ser necessário ter gastos extras ao contratar um time completo apenas a essa finalidade. Ou seja, é possível economizar R$ 25 mil e direcionar o valor aos investimentos em produtos, serviços e expansão da marca para novas áreas da cidade, por exemplo.
Prospecção B2B de empresas
A Data Stone oferece um módulo com 40 filtros exclusivos para realizar uma pesquisa completa e segmentada com tudo o que você precisa saber. Ou seja, encontrar os decisores e tomadores de decisão do potencial cliente se tornou mais prático porque são fornecidos e-mail, número de contato do WhatsApp e contato telefônico.
O diferencial do modelo de prospecção de empresas B2B que a Data Stone oferece é por conter informações atualizadas de todas as companhias do Brasil. Assim é possível evitar potenciais erros e toda a data base passa por renovação constante para assegurar a melhor experiência.
Quais são os desafios da prospecção de empresas B2B?
Um dos principais desafios é não encontrar leads qualificados que tenham a ver com a empresa, além de fazer a equipe de marketing perder tempo em busca de potenciais clientes. Este problema acontece porque a companhia não adotou o método de prospecção que a Data Stone possui, é um processo que deveria ser prático e se transforma em um momento cansativo e desafiador.
Tenha como exemplo a seguinte situação, uma companhia de porte grande está em busca de novos leads para incluir na base, porém nos últimos dias tem encontrado dificuldades de prospectar. O fato de fazer uma pesquisa manual, por exemplo, em locais que não oferecem as informações corretas é prejudicial, pois exige tempo e investimentos.
Justamente por esse problema é que a companhia pode não conseguir crescer no mercado pela falta de leads de qualidade. A única maneira de prevenir esse tipo de erro é através da prospecção de empresas B2B da Data Stone. Este serviço disponibiliza 40 filtros que, quando bem usados, entregam informações exclusivas de milhares de potenciais clientes.
Diminuição das vendas
Um dos principais desafios encontrados ao não realizar a prospecção de empresas B2B com a Data Stone é a redução de saídas dos produtos e serviços. Devido a este fator, o ROI pode apresentar uma diminuição drástica que tende a prejudicar o negócio, além de influenciar diretamente na possibilidade de falência.
Altos custos
Como se sabe, organizações que adotam a estratégia de prospecção de empresas B2B com a Data Stone, não precisam se preocupar com custos extras. No entanto, as companhias que não conhecem a metodologia vão ter o dobro de gastos para conseguir prospectar alguns leads que podem não ser de qualidade.
Maiores chances de erros
Por existir a falta de prospecção de empresas B2B com ajuda da Data Stone, a companhia pode encontrar mais dificuldades de entrar em contato com os leads por não possuir dados assertivos. Ou seja, permanecer com informações ultrapassadas ou incorretas é um problema que afeta muitas companhias e impede que o time de marketing e vendas consiga realizar um bom trabalho.
Empresas que cometem erros frequentes podem perder todos os investimentos feitos, além de lidar também com uma equipe desmotivada. Desperdício de tempo e dinheiro são dois fatores problemáticos que tendem levar a marca à falência em questão de meses.
Equipe pouco focada
Uma equipe pouco focada dificilmente consegue realizar as vendas esperadas para bater a meta obrigatória. A falta de motivação se deve a dificuldade de realizar a prospecção de empresas B2B, pois a companhia não entrou em contato com a Data Stone para solicitar o serviço.
Colaboradores pouco concentrados não conseguem entregar resultados de qualidade, prejudicando inteiramente a empresa a curto prazo. Ou seja, os investimentos são desperdiçados e por mais que sejam desenvolvidas novas estratégias, é muito difícil recuperar o que foi perdido.
Empresa estagnada
As organizações quando ficam estagnadas podem encontrar o dobro de dificuldades para voltar a crescer e conquistar clientes qualificados. Apenas com a prospecção B2B é que se pode concretizar boas vendas, fechar contratos de qualidade e aumentar a base de contatos como se espera.
Como fazer prospecção de empresas B2B de forma eficiente?
Para fazer a prospecção B2B, o adequado é entrar em contato com o time de especialistas da Data Stone para analisar qual das opções é a que mais combina com o seu modelo de negócio. Encontrar leads qualificados não vai mais ser um problema, pois os serviços exclusivos entregam informações dos clientes potenciais de forma ágil para se trabalhar.
A prospecção B2B não deve ser vista como um verdadeiro problema, pois ao escolher os serviços que estão presentes no site, é possível prospectar leads qualificados que podem ser aproveitados em estratégias de conversão. Com as informações completas de cada um dos perfis, o time comercial consegue desenvolver estratégias eficientes para captar e concretizar boas vendas.
Com a Data Stone, você tem a oportunidade de solicitar pelo serviço de prospecção B2B para conseguir prospectar bons leads e participar de reuniões qualificadas. Encontre a estratégia mais adequada ao seu negócio com ajuda dos especialistas para a implementar na empresa e poder atingir um público-alvo mais abrangente!