Dicas para aumentar as conversões com estratégias de vendas Inbound
As estratégias de vendas inbound consistem naquelas onde sua equipe de vendas terá foco e atenção total nas necessidades da empresa que deseja os seus serviços, individualmente, para construir uma relação fiel entre as duas partes. Com isso, uma das principais dicas para aumentar as conversões é o treinamento regular da equipe de marketing e vendas.
Além de cuidar do processo de pré-venda e da venda, propriamente dita, é fundamental garantir que o pós também seja excelente. Dessa forma, é possível assegurar que os produtos e serviços vão ser aprimorados a fim de manter a boa experiência daqueles que confiaram na sua empresa. Portanto, confira as principais dicas para aumentar suas conversões e conte com a Data Stone para prospectar seus leads!
Crie conteúdo valioso e relevante
Para as estratégias de vendas Inbound darem certo, é necessário criar conteúdos valiosos que atendam as necessidades dos potenciais clientes. O material precisa ser relevante para chamar atenção e reter tempo de permanência na página, caso contrário, os mecanismos de busca podem considerá-lo como irrelevante.
O adequado é definir corretamente o seu público-alvo através de uma boa segmentação, que pode ser feita através da prospecção B2B da Data Stone. É possível direcionar os conteúdos adequadamente para os seus leads, de forma que aumente as chances de conversão.
Ter uma linguagem clara e que auxilie os leads a compreenderem exatamente o que eles querem saber é fundamental. Por isso, ao definir adequadamente o seu público, é possível prevenir erros de comunicação e atrair ainda mais o público que se sente inspirado em ler as informações divulgadas.
Otimize seu site para conversões
Para conseguir aumentar as conversões do site, é indispensável analisar os dados demográficos e psicográficos daqueles que o acessam constantemente. A partir disso, é possível desenvolver conteúdos adequados, oferecer produtos que atendam as dores dos leads e melhorar a base de contatos.
Ter um site otimizado para celulares é cada vez mais importante, pois, de acordo com dados estatísticos, 54,8% dos usuários geram tráfego através dos smartphones. Portanto, aprimore a navegabilidade para todos terem uma experiência positiva e com um design responsivo.
A partir dessas estratégias de vendas Inbound, você tem a possibilidade de converter leads qualificados ao seu negócio e os direcionar à base de contatos. Isto porque se pode atingir um público que acessa tanto o site por desktop quanto por celular e, assim, obter melhores resultados.
Use CTAs (call-to-actions) eficazes
As chamadas para ação são fundamentais para direcionar os potenciais clientes a realizarem uma determinada função. Você pode convidá-los a clicar em um botão para fazer o download de infográficos, baixar um e-book gratuitamente ou acessar a página de compras da loja, por exemplo.
O recomendado é que as CTAs sejam trabalhadas através de estratégias como a urgência, escassez, necessidade e recomendação. Quanto mais interessantes as informações forem, maiores as chances de conseguir concretizar boas vendas com clientes qualificados.
Saiba que em estratégias de vendas Inbound desenvolvidas para CTAs, por exemplo, é possível atrair os potenciais leads a assinarem uma newsletter para receber e-mails frequentes. Dessa forma, o time de marketing consegue realizar a nutrição correta do público que assinou porque quer receber conteúdos relevantes semanalmente.
Personalize a experiência do usuário
O recomendado é que se teste a usabilidade da página para analisar se a experiência do usuário está ideal e dentro do padrão. Caso existam falhas, é indispensável corrigi-las o quanto antes para assegurar que todos acessem o site e encontrem o que querem saber.
A personalização da landing page é também uma forma de melhorar a experiência do usuário e, deste modo, atuar com estratégias de vendas Inbound assertivas é necessário. Sabe-se hoje que diferentes sites notaram um crescimento de 55% de leads ao utilizar essa metodologia. Ainda, é possível otimizar a experiência do usuário ao:
- Melhorar a comunicação na empresa;
- Treinar regularmente a equipe;
- Analisar os feedbacks de clientes;
- Garantir que os clientes tenham atendimento no pós-venda;
- Verificação regular de dados;
- Humanizar o atendimento;
- Aprimorar a comunicação.
Para ter sucesso em suas estratégias de vendas Inbound, conte com a Data Stone que oferece uma plataforma de prospecção B2B completa. Com facilidade, você encontra os leads potenciais para atrair ao seu site e poder realizar a conversão com menos desafios.
Acompanhe seus resultados e ajuste conforme necessário
Em todos os sites estão disponíveis informações a respeito do andamento das estratégias e os números especificam se estão dando certo ou não. A partir disso, é possível corrigir falhas e adequar todo o conteúdo para atender as exigências que o público-alvo possui.
Se uma empresa não acompanha os resultados, por exemplo, como ela pode saber que as estratégias de vendas Inbound funcionam? Sem a análise integral, é mais fácil perder investimentos, desperdiçar tempo e ter redução não apenas em número de visitas, mas em posições no ranqueamento do buscador.
É possível definir uma equipe para ficar responsável na análise dessas informações e quaisquer anormalidades encontradas. Assim, erros são prevenidos, a companhia consegue ter um bom crescimento e melhor retenção de leads.
Use automação de marketing
A automação de marketing auxilia a criar ações exclusivas que permitem melhorar a escalabilidade e desenvolver um relacionamento de qualidade com os potenciais clientes. Tenha como exemplo os disparos de e-mails e agendamento de conteúdos nas redes sociais que auxiliam a conquistar mais a atenção dos leads.
Para as estratégias de vendas Inbound apresentarem os resultados adequados, é necessário que os conteúdos sejam sempre relevantes e façam a diferença na vida do público-alvo. Realizar treinamentos constantes com o grupo de marketing é uma maneira adequada de garantir que os clientes potenciais sejam bem nutridos.
No entanto, caso uma companhia apenas faça disparos de e-mails, por exemplo, e não ofereça nada de vantajoso, é muito mais desafiador manter os leads na base, afinal, a concorrência tem recursos exclusivos e atrativos para atraí-los com mais facilidade e assegurar uma experiência positiva.
Ofereça um ótimo atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente faz parte das estratégias de vendas Inbound e é uma das mais importantes, pois conversar e entender as dores daquele lead fará diferença para o manter ativo na base. A experiência positiva, o tom de fala e a forma como o auxílio foi executado também são indispensáveis para garantir a fidelização, além de proporcionarem estes benefícios:
- Recomendação da marca para outras pessoas;
- Possível retorno para novas compras;
- Retenção;
- Incentivo à fidelidade;
- Criar boa reputação no mercado;
- Elevar as vendas;
- Aumentar o estoque de produtos;
- Aprimorar serviços.
Estes são fatores positivos que melhoram a visibilidade da empresa no mercado, pois a deixam mais relevante e forte que a concorrência. E, como sabemos, se destacar de outras marcas é indispensável para ter uma boa evolução no nicho, obter mais clientes qualificados e aumentar o ROI.
Em um exemplo prático, uma companhia oferece os melhores produtos e serviços e investe em muitas campanhas de marketing, conseguindo chamar a atenção de muitos leads com facilidade. Porém, se o atendimento não for de qualidade e não fornecer respostas em um tempo ágil, dificilmente estes potenciais clientes vão querer continuar nas próximas etapas de compra.
Como prospectar os leads?
A Data Stone oferece recursos exclusivos que podem auxiliar na prospecção de leads qualificados que possuem as características que a empresa procura. Assim, você pode atuar com todas as estratégias de vendas Inbound para poder conquistar clientes qualificados.
Temos ferramentas de alta qualidade que oferecem dados assertivos para auxiliar na pesquisa de bons leads. Deste modo, basta exportar as informações adquiridas a uma planilha para analisar os dados e definir quais nomes precisam ser contatados para iniciar o processo de conversão.
Entre em contato com a Data Stone para tirar as suas principais dúvidas com um dos especialistas disponíveis. Nosso time está disponível para explicar mais a respeito da prospecção e como ela pode ser ideal ao seu modelo de negócio!