Venda recorrente: Saiba como fazer
A venda recorrente se trata de uma modalidade do mercado em que o cliente realiza pagamentos periódicos para continuar a ter acesso a um tipo de serviço ou produto. Essa é uma modalidade amplamente conhecida, especialmente em plataformas de streaming e outros.
Em um cenário altamente competitivo de mercado, a venda recorrente é uma alternativa inteligente a se considerar, pois de fato os benefícios da modalidade são diversos, tanto para os clientes quanto para o empreendimento.
No entanto, para que isso seja possível, é necessário definir todos os processos por meio de um contrato, que pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual. Essas cobranças são realizadas de maneira automática, conforme o acordado entre cliente e empresa.
Como fazer Venda recorrente?
Para implementar a venda recorrente em seu negócio ou começar a empreender na área, é necessário seguir algumas etapas. Em primeiro lugar, é indispensável organizar as opções de planos e valores, além de investir em um atendimento de qualidade, elaborar um bom marketing para alcançar o público-alvo e adotar uma ferramenta de CRM.
Além disso, também é crucial contar com plataformas de métricas para avaliar resultados e considerar outros fatores cruciais para poder incorporar a solução e, assim, tornar seu negócio bem-sucedido. Leve em consideração os seguintes fatores:
- Defina o produto ou serviço que deseja oferecer: independentemente do tipo de serviço ou produto que pretende oferecer, pode-se iniciar um negócio lucrativo. Empresas de beleza, por exemplo, oferecem caixas mensais com produtos em preços mais baixos;
- Organize as opções de plano: podem incluir diferentes tipos de planos, como os mensais, trimestrais, semestrais, anuais e outros, para que o cliente possa escolher a melhor opção;
- Utilize o marketing: o marketing digital é a melhor maneira de alcançar o público-alvo e segmentá-lo;
- Invista em atendimento de qualidade: o atendimento de qualidade é um dos aspectos que podem abrir portas para o cliente tomar a decisão de compra;
- Ofereça uma plataforma segura: a plataforma segura é um ponto essencial para que os clientes sintam-se seguros para fornecer informações pessoais, especialmente quando envolve aspectos financeiros.
Manter um negócio e fazer com que ele gere lucros por muito tempo requer análises de métricas periódicas, além de conferir indicadores que incluem Satisfação dos clientes (NPS), LTV (Lifetime Value), Churn Rate, Tempo de uso e CAC (Custo por aquisição de cliente).
Toda métrica é essencial para poder identificar pontos de melhorias e para dar um diagnóstico e acompanhá-las em tempo real. Além disso, é crucial conquistar uma lista de prospecção adequada para poder alcançar os clientes certos e alcançar maiores chances de fechamento de negócio.
A Data Stone é a melhor solução para isso, pois oferece um mailing de clientes completo, ou seja, leads altamente qualificados que estão prontos para comprar ou assinar por determinado produto ou serviço. Com isso, basta desenvolver estratégias de marketing e oferecer seus serviços e produtos para o catálogo de e-mail.
Quais produtos para fazer venda recorrente?
Os produtos para fazer venda recorrente consistem em produtos ou serviços que são consumidos periodicamente. Por exemplo, uma plataforma de streaming, como a Netflix ou Amazon Prime Video, oferece assinaturas mensais em troca de acesso a filmes, séries e documentários diversos. Além disso, os principais tipos de vendas recorrentes compreendem:
- Planos de academia;
- Acesso a cursos e consultorias online;
- Clubes de assinatura de cosméticos, vinhos e itens temáticos;
- Mensalidades de cursos e universidades;
- Assinatura de jornais, portais de conteúdo e revistas;
- Planos de TV a cabo e internet;
- Agendamento de reposição de produtos de uso contínuo (ração, cesta básica e outros);
- Acesso a softwares e plataformas.
As assinaturas oferecem acesso aos clientes de maneira contínua e a melhor parte é que não importa qual a modalidade do seu negócio, seja ela online ou física. Esse fator cria um forte vínculo entre empresa e cliente para que ele permaneça engajado e fiel à marca.
No entanto, antes de mais nada, é fundamental investir em atendimento de qualidade e sempre inovar em relação aos produtos e serviços oferecidos. Quanto mais antenado nas tendências e inovações de mercado, mais os clientes entenderão que a sua marca se preocupa com o bem-estar e satisfação dos clientes.
Ao selecionar os serviços e produtos de maneira estratégica, que são aqueles que incentivam os clientes a se envolverem ativamente com a marca, será possível construir um modelo de venda recorrente que beneficia ambas as partes, seja a empresa ou o seu público.
Benefícios da Venda recorrente para seu negócio
A modalidade de venda recorrente garante comodidade ao comprador e lucratividade ao empreendimento. Em muitos casos são oferecidos até mesmo descontos aos clientes que realizam compras recorrentes, o que é mais vantajoso e torna a modalidade ainda mais atrativa.
Os resultados de 2023 da E-commerce Trends revelaram que 19% dos brasileiros realizam compras recorrentes agendadas, ou seja, normalmente elas ocorrem automaticamente. Além disso, seus principais benefícios incluem:
- Fidelização dos clientes: em vendas realizadas de maneira recorrente, existe uma maior probabilidade de criar uma relação duradoura com os clientes, visto que eles recebem produtos e pagam por serviços periodicamente;
- Previsibilidade de lucros: com vendas recorrentes, é possível ter uma margem de lucros previsível por determinado período, o que torna a gestão financeira mais eficiente;
- Aumento de Lifetime Value (LTV): à medida que pagam por determinado serviço ou produto, os clientes se tornam fiéis a uma marca;
- Escalabilidade: o crescimento de uma empresa que investe em vendas recorrentes, crescem a longo prazo e conquista um crescimento efetivo.
O investimento em vendas recorrentes pode estabelecer um maior fluxo de vendas mensais, além de construir uma relação duradoura com os clientes e impulsionar o crescimento do negócio.
Vale ressaltar que qualquer empresa pode construir um plano de venda recorrente, mesmo lojas de varejo. Um exemplo disso é oferecer caixas surpresas por um valor fixo, que conta com determinados produtos.
Nesse caso, os produtos também podem ser escolhidos pelos clientes, ou eles podem estar cientes sobre eles. Essa é uma maneira de conquistar os clientes e surpreendê-los com produtos de qualidade.
Diferença entre venda parcelada e Venda recorrente
Existem algumas diferenças entre a venda parcelada e a venda recorrente. Enquanto a primeira se trata de uma compra única com várias parcelas, a segunda é sobre várias compras e pagamentos:
- Venda parcelada: quando é feita uma compra dividida em parcelas. Por exemplo, o valor de R$100,00 é pago mensalmente por 10 meses por uma compra com o valor total de R$1.000,00. Normalmente esse pagamento é feito para ter acesso total a softwares;
- Vendas recorrentes: trata-se de uma compra e um único pagamento, mas as compras e pagamentos são realizados a cada mês.
Ainda que pareçam semelhantes, cada um deles possui algumas distinções. Atualmente, muitas plataformas utilizam a modalidade de venda parcelada, como as de domínio e hospedagem, por exemplo. Em relação a domínio e hospedagem, o cliente paga por mês ou a cada 1, 2 ou 3 anos.
Por outro lado, existem inúmeras lojas e outros empreendimentos que utilizam a modalidade de vendas recorrentes de variadas maneiras. Existem diversas possibilidades de adotar a estratégia, mesmo vendendo doces, livros, utensílios e produtos de beleza diversos.
Se ainda houver dúvidas sobre o tema, pode conferir os demais conteúdos do blog da Data Stone para adotar e implementar a estratégia corretamente em seu negócio e conquistar clientes a longo prazo.
A venda recorrente é um método amplamente implementado por empresas de diferentes portes e setores. A modalidade oferece uma variedade de benefícios, como um maior fluxo de renda, fidelização de clientes e outros. Acesse a plataforma da Data Stone e peça uma demonstração de serviços para atrair e converter novos clientes!