Geração de leads eficiente: Estratégias que você precisa conhecer
A geração de leads eficiente é uma estratégia indispensável para qualquer empresa de grande, médio ou pequeno porte. Por este motivo, desenvolver métodos adequados é o primeiro passo para alcançar seus objetivos como empresa.
No cenário competitivo do mercado atual, desenvolver estratégias eficientes é fundamental para alcançar as pessoas certas. A geração de leads eficiente, por exemplo, é uma etapa crucial para o crescimento da sua empresa e do reconhecimento de marca.
No entanto, para gerar leads de maneira assertiva, é necessário seguir algumas etapas que consistem em estratégias fundamentais. Dessa maneira, poderá desenvolver campanhas de marketing de sucesso e nutrir um relacionamento duradouro com clientes a longo prazo.
Utilize bons CTAs
Um dos fatores mais importantes para a geração de leads eficiente é a utilização assertiva de um CTA eficiente. Elas consistem em mensagens simples, mas que podem facilmente fazer com que as pessoas cliquem em um link ou fornecer dados, que é o caso da coleta de e-mail para gerar leads.
Não apenas isso, mas um bom CTA pode fazer com que o público-alvo realize qualquer ação pedida. No entanto, ela não deve constar apenas em uma área para a coleta de leads, mas deve estar também em todas as mensagens, postagens e campanhas que realizar.
Você pode implementar um CTA em locais estratégicos do site ou blog para que as pessoas possam visualizar. Existem diversas maneiras de incorporar em uma página online, como em pop-ups, na lateral, na parte de baixo ou bem acima, no header.
De modo geral, é crucial que a CTA seja curta e direta para que os usuários entendam a mensagem e, em seguida, realizem uma ação. Por exemplo, ao invés de escrever “Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!” escreva “Inscreva-se e receba novidades!”. Uma frase curta facilita a leitura do usuário.
Crie landing pages
A landing page é uma página à parte cujo objetivo é direcionar o usuário a uma determinada CTA. Normalmente, quando clicamos em um link em um anúncio nas redes sociais ou em um e-mail marketing, somos direcionados para este tipo de página.
Essas páginas são conhecidas na web como independentes e são amplamente criadas para anunciar campanhas específicas, além de serem cruciais para empresas de qualquer área e em toda campanha de marketing.
Utilize e-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia popular entre empresas e blogueiros para manter contato com os clientes, além de oferecer serviços e produtos que possam interessar. Grandes empresas, como a Amazon, por exemplo, utilizam-se da estratégia para recomendar produtos semelhantes ao que um visitante do site visualizou.
Por exemplo, quando um usuário procura por protetor solar e sai do site sem comprar nada, logo receberá um e-mail com sugestões dos melhores protetores solares que ele pode comprar na loja.
Por outro lado, os blogueiros utilizam o e-mail marketing para fornecer conteúdo de qualidade, direcionar cliques para o blog, enviar produtos digitais gratuitos ou pagos, bem como tutoriais.
Existem diferentes plataformas que podem ser escolhidas para iniciar com a estratégia. Em muitos casos, elas oferecem alguns detalhes importantes para entender se os e-mails são abertos, a quantidade de inscritos e outras informações cruciais.
Aposte em estratégia de SEO
A estratégia de SEO (Search Engine Optimization) é amplamente aplicada em sites, blogs e redes sociais para alcançar mais pessoas e posicionar páginas nos mecanismos de busca, como Google e Bing, por exemplo.
A estratégia em questão é totalmente gratuita e diferentemente das outras, pode ranquear uma página online por muitos anos nas primeiras páginas de pesquisa e, geralmente, pode ser mais eficiente que o tráfego pago.
Essa é uma ótima maneira de obter visualizações orgânicas e, como consequência, conquistar leads que estão de fato prontos para comprar um produto, assinar ou pagar por um serviço.
Participe de comunidades nas redes sociais
As comunidades nas redes sociais se tratam de um conjunto de pessoas que se interessam por um assunto específico, buscam ou procuram por produtos ou serviços. Em muitos casos, esses indivíduos podem estar em comunidades para resolver um problema.
Para isso, é necessário entender onde o seu público-alvo se concentra para poder ingressar nesses grupos e oferecer seus serviços e produtos para garantir leads qualificados. Além disso, é importante criar uma página própria para a sua empresa.
Aproveite o chat ao vivo
O chat ao vivo pode ser utilizado como canal de atendimento rápido e para captar informações dos clientes em potencial ou leitores. Isso faz com que os usuários forneçam informações de contato para poder enviar campanhas de marketing.
Portanto, adicionar o chat ao vivo ao seu site não apenas ajuda a melhorar a performance da empresa, mas também pode ser uma ótima estratégia para uma geração de leads eficiente.
Ofereça conteúdo de qualidade
Oferecer conteúdo vai muito além de simplesmente criar vídeos ou textos, mas envolve a criação de algo relevante. Ao criar conteúdo, pense em maneiras de ensinar ou informar de maneira direta que seja de fato proveitoso.
Assim, além de conquistar leitores, também poderá conquistar clientes e fidelizá-los com mais facilidade. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que o usuário queira ler ou assistir seu conteúdo. Nesse contexto, a criação de um blog ou página em redes sociais se torna uma estratégia indispensável.
Incorpore um programa de indicação
O programa de indicação é uma maneira barata e fácil para conquistar novos clientes. Esse conceito se trata de um método em que criadores de conteúdo em diversas redes e plataformas indiquem seus produtos e serviços em troca de uma porcentagem a cada venda realizada por meio do link personalizado.
Por exemplo, um blog de viagem pode indicar um site de hospedagem e recebe uma porcentagem de cada leitor que paga pelo serviço. A porcentagem em questão depende da empresa em questão, e atualmente diversas lojas e companhias oferecem esse tipo de programa.
Qual a importância de uma boa geração de leads?
A geração de leads eficiente é crucial para o impulsionamento do seu negócio, independentemente da área de atuação. Assim, poderá facilmente atrair novos clientes para a sua empresa e fidelizá-los.
Além de estabelecer conexões entre empresa e cliente, esse é um método que auxilia no aumento de vendas e no desenvolvimento de campanhas de marketing de sucesso, bem como na conquista da confiança dos clientes.
Com o fornecimento de conteúdo qualificado e personalizado, as chances de manter clientes engajados aumentam e a equipe de marketing pode identificar e segmentar o público-alvo com precisão e eficácia.
Benefícios de uma geração de leads eficiente
Com a geração de leads eficiente, as empresas podem ampliar a base de clientes em potencial, aumentar a lucratividade, desenvolver campanhas de sucesso e oferecer serviços e produtos para clientes aptos para compra.
Isso sem contar que o método também ajuda a nutrir relacionamentos duradouros com clientes, seja a sua empresa B2B ou B2C. A melhora na experiência do usuário e satisfação também são pontos importantes trazidos de uma geração de leads qualificados.
Como a Stone Station te ajuda com a geração de leads?
A Stone Station é uma plataforma oferecida pela Data Stone ideal para a geração de leads eficiente, pois fornece informações de indivíduos e empresas para consultar dados cadastrais, além da prospecção de clientes novos, enriquecimento de dados e envio de mensagens via WhatsApp ou SMS.
A plataforma também auxilia na identificação de clientes inadimplentes, ou seja, indivíduos que não pagam por serviços ou produtos que usufruem. Assim, será mais fácil evitar maiores prejuízos.
A geração de leads eficiente pode ser realizada de diferentes maneiras, e algumas das principais incluem o SEO, incorporação de um programa de indicação, uso do e-mail marketing e a criação da landing page. Para obter leads qualificados, acesse a plataforma Stone Station e peça uma demonstração agora mesmo!