Marketing e Vendas: Como integrar essas duas equipes ao seu negócio?

Marketing e Vendas: Como integrar essas duas equipes ao seu negócio?

Estimular a comunicação é a primeira forma de integrar marketing e vendas na sua empresa. Por meio de constantes interações e trocas de ideias, os profissionais terão muito mais conhecimento para fazer a montagem das estratégias, o que potencializa as chances de sucesso delas.

Uma boa integração dos dois setores ocorre também ao ter dados confiáveis para trabalhar, obtido com o enriquecimento de dados que oferecemos na Data Stone. Além de enriquecer a base de informações que sua equipe tem, esse serviço te auxilia a atualizar os dados existentes e pode aumentar ainda mais as chances de melhorar os resultados que seu empreendimento obtém! 

Por que integrar Marketing e Vendas na sua empresa?

A integração de marketing e vendas é essencial para sua empresa conseguir melhorar consideravelmente o grau de qualidade das ações executadas. Junto a isso, é possível proporcionar um crescimento em conjunto sem a competitividade tóxica que atrapalha muito o desenvolvimento dos profissionais.

Por que integrar Marketing e Vendas na sua empresa?
Fonte/Reprodução: original.

Com a integração, pode-se evitar um dos problemas mais comuns que é a dificuldade de converter os leads em clientes, mesmo que estejam qualificados. Parte disso é causado pela falta de integração entre os times de marketing e vendas justamente por não existir comunicação e alinhamento das atividades de ambos.

O resultado mais comum disso são práticas mais desorganizadas que não se adequam às características dos leads qualificados, seja por parte do time de marketing ou de vendas. Por consequência, as chances de converter aquele contato em um cliente definitivo reduz muito e gera frustrações e prejuízos para o empreendimento no total.

Como integrar equipe de Marketing e Vendas ao seu negócio?

Por meio de boas ferramentas tecnológicas e constante comunicação, é possível realizar uma ótima integração entre marketing e vendas. Enquanto os recursos tecnológicos vão permitir uma realização de atividades com maior agilidade e qualidade, as comunicações incentivam os colaboradores a trocarem informações e, dessa forma, deixar a atuação mais alinhada.

É preciso ter bastante paciência para realizar o processo até que ele comece a render os resultados esperados. Por serem áreas diferentes que buscam objetivos semelhantes, é necessário tomar cuidado principalmente com a competitividade excessiva e estimular os colaboradores a respeitarem as características de cada uma das funções de seu setor.

Não é incomum que muitas empresas tenham problemas nessas áreas, principalmente pela desunião que costuma ocorrer nelas. É preciso, portanto, que os gestores de seu empreendimento garantam que todos os colaboradores estejam cientes de quais são os seus papéis para executá-los da melhor maneira possível a fim de evitar que as atividades não ocorram da forma mais interessante para as negociações.

Benefícios de integrar equipe de Marketing e Vendas na sua empresa?

Otimizar a quantidade de tarefas realizadas e melhorar a eficiência das estratégias são alguns benefícios bem conhecidos de integrar marketing e vendas. Pelo fato das duas equipes interagirem constantemente, ambas terão acesso a informações muito maiores para atuar com mais eficácia e poderão resolver uma parcela bem maior de demandas.

Benefícios de integrar equipe de Marketing e Vendas na sua empresa?
Fonte/Reprodução: original.

A geração de leads mais qualificados também é outro benefício destacado da integração entre marketing e vendas. Com os dois setores bem alinhados, é possível compreender quais são as características dos contatos mais atrativos para a empresa e, dessa forma, melhorar a avaliação dos leads.

5 dicas para integrar Marketing e Vendas na sua empresa e garantir sucesso delas

A realização de treinamentos frequentes e o uso de dados confiáveis são algumas das dicas mais interessantes para ocorrer a integração do time de marketing e vendas. Com esses e os seguintes recursos, é possível fornecer uma atuação muito mais eficaz das duas áreas, proporcionando assim maiores chances de sucesso ao empreendimento e profissionais cada vez mais engajados em colaborar entre si para melhorar a empresa.

Estabeleça um público-alvo bem definido

O estabelecimento de um público-alvo bem claro entre as duas equipes é indispensável para a integração começar da melhor forma possível. Muitos dos erros cometidos entre o time de marketing e vendas se iniciam por meio de uma definição imprecisa desse fator, resultando em práticas que não concordam.

Um problema que ocorre com frequência é o time de marketing criar uma estratégia para uma persona específica, enquanto a equipe de vendas utiliza uma prática que serve para outro tipo. Consequentemente, as chances de negociações mais promissoras reduzem bastante, o que prejudicará os resultados no empreendimento no decorrer das atividades.

Defina metas que conectem as duas áreas

Com o estabelecimento de objetivos capazes de ligar as duas áreas é possível estimular uma integração de marketing e vendas mais adequada e eficaz. Isso se dá pelo fato das duas precisarem trabalhar juntas e garantir que as metas sejam alcançadas com o máximo de qualidade possível.

Suponha que o objetivo do negócio é aumentar o percentual das vendas em determinado valor. Para isso ocorrer, é preciso que o time de marketing busque por informações a respeito dos contatos mais promissores e forneça esses dados ao time de vendas para o andamento das tarefas. 

Note como o objetivo exige interação entre as duas equipes constantemente para o prosseguimento das atividades. Se elas estiverem integradas, por sua vez, todo esse processo ocorre com mais agilidade e com uma taxa menor de erros cometidos.

Estimule a comunicação entre as equipes

Estimulando a comunicação entre as equipes de marketing e vendas é extremamente importante para fazer com que eles troquem informações e fiquem mais próximos. Dessa forma, os dois times vão dispor de uma quantidade maior de dados para tomar decisões mais interessantes e assertivas ao negócio.

Basta observar que a equipe de vendas precisa compreender quais são as necessidades e preferências dos potenciais clientes do negócio. Como essa informação costuma ficar com o time de marketing, é interessante que os dois se comuniquem para haver um alinhamento dos processos para que ambos consigam fazer seu trabalho com eficiência e agilidade.

Faça treinamentos regulares

Os treinamentos regulares são ótimas medidas para integrar marketing e vendas justamente por aproximar os profissionais de ambas as áreas. Além disso, o momento é excelente para passar demandas e garantir que os colaboradores estejam com os conhecimentos necessários para prosseguir com as demandas.

Durante as reuniões, aposte na realização de atividades em conjunto e estimule a troca de ideias a respeito do que pode ser evoluído em ambos os setores. Por meio disso, seus colaboradores já estarão trabalhando pontos que serão indispensáveis para as atuações mais eficazes e em conjunto no futuro.

Utilize dados confiáveis

Contar com uma boa variedade de dados também é interessante para conferir maior precisão nas tomadas de decisão. Não é incomum que muitos negócios tenham dificuldades para dar andamento nas suas práticas devido à falta de informações essenciais, a exemplo do contato dos leads ou tamanho da empresa contatada, por exemplo.

O uso de informações confiáveis é possível por meio do serviço de enriquecimento de dados oferecido pela Data Stone. Com ela, você consegue acrescentar novas informações ao seu banco e atualizar os dados já existentes, o que possibilita que seus profissionais tenham uma base de informações bem mais rica para montar estratégias mais precisas e executar as práticas com mais cuidado.

Integrar marketing e vendas exige um cuidado especial e certa paciência para o processo ocorrer como desejado. Investir nessa prática, por sua vez, fornece uma atuação bem mais consistente e com maior qualidade para a sua empresa, o que aumenta consideravelmente as chances de um melhor posicionamento dela e alcance de resultados mais promissores.