Qualificação de Leads: saiba tudo sobre o processo passo a passo

Qualificação de Leads: saiba tudo sobre o processo passo a passo

Todo o processo de qualificação de leads se baseia em avaliar quais são os melhores contatos para o seu negócio, por meio de dados que mostram as chances de o lead ser convertível em cliente. Por isso, realizar esse processo é extremamente importante para que o seu negócio consiga desenvolver um melhor posicionamento no mercado.

Isso pode ser feito através da terceirização de prospecção da Data Stone, que, por meio de um corpo de profissionais competentes, compreende as características de seu empreendimento, fazendo o mapeamento e a qualificação de leads para a sua equipe negociar sem problemas. Com a competitividade observada entre as companhias, não se pode perder as chances de sair na frente e economizar recursos como este.

O que é a Qualificação de Leads?

Uma prática em que determinada companhia faz a avaliação dos contatos obtidos para futuras negociações, a qualificação de leads é uma checagem que precisa ser baseada em critérios adequados. Alguns exemplos são informações demográficas e nichos de atuação, para a empresa conseguir obter uma maior quantidade de leads qualificados.

qualificação de leads
Fonte/Reprodução: original.

O primeiro passo se trata de traçar qual é o perfil de contato ideal para o seu negócio. Essa etapa não só determina com quais leads o seu time precisa depositar energias, como também auxilia no descarte de contatos que não podem ser aproveitados pelo empreendimento.

Benefícios de fazer a Qualificação de Leads

Aumentar as probabilidades de boas negociações acontecerem é um dos benefícios da qualificação de leads. Reduzir os custos também é outro ponto bastante relevante e buscado pelas companhias, que conseguem os leads qualificados e fazem total diferença nos resultados do negócio.

Como os benefícios dos leads qualificados conseguem auxiliar o crescimento de qualquer negócio, contar com um serviço confiável para realizar essa prática é essencial. O módulo B2B da Stone Station se destaca por permitir que sua companhia conheça informações importantes do contato e possa chegar aos decisores para guiar uma negociação mais ágil e promissora.

Aumento da organização das vendas

O aumento da organização das vendas acontece pelo fato de a qualificação de leads auxiliar diretamente na compreensão das etapas em que os seus contatos se encontram no funil de vendas. Ao saber disso, sua equipe consegue guiar interações bem mais precisas, ao saber o momento em que o contato se encontra, tornando as negociações bem compreensíveis e proveitosas.

A nutrição de leads, por exemplo, é um processo que exige bastante entendimento a respeito de em qual etapa o contato se encontra. Afinal, dependendo do seu momento, os conteúdos que surtiram maior efeito serão diferentes entre um lead e o cliente, que está em uma etapa mais avançada.

Melhorar as campanhas

A melhoria nas campanhas de marketing é um dos benefícios mais relevantes da qualificação de leads, pois essa prática auxilia a equipe a compreender os padrões de preferência dos contatos. Dessa forma, pode-se criar conteúdos e postagens com maiores chances de atrair e, consequentemente, com maior potencial de conversão.

Basta notar como a criação de conteúdo personalizado é sempre um grande potencial para a geração de leads b2b ou, até mesmo, na fidelização de clientes já antigos. A compreensão de todo esse processo e obtenção das informações necessárias, por sua vez, acontece quando a organização investe na qualificação de leads.

Aumentar a produtividade da equipe de vendas

O aumento da produtividade da equipe de vendas é outro benefício bastante notável pelo fato de a qualificação de leads auxiliar a companhia a encontrar contatos mais dispostos a negociar. Por causa disso, a tendência de interações mais proveitosas sobe muito, o que ajuda a tornar a equipe mais ágil e produtiva.

Todo esse cenário positivo ajuda também a aumentar o ânimo e dedicação da sua equipe de vendas. Com essa melhoria, o seu negócio certamente apresentará, diariamente, um ambiente bem mais interessante e produtivo, além de melhorar todo o potencial do alcance de resultados.

Obter maiores lucros

Com uma boa qualificação de leads, o seu empreendimento tende a obter maiores lucros precisamente pela maior quantidade de negócios fechados. Assim, a presença de maiores recursos será importante para o crescimento do negócio, já que os ganhos poderão ser revertidos em melhorias nos setores.

Redução de custos

A redução de custos com a qualificação de leads acontece pelo fato de sua organização não precisar depositar muito tempo em negociações que não tragam bons resultados ao empreendimento. Isso não só evita gastos desnecessários, como também previne que o time de vendas fique esgotado.

Na geração de leads b2b, a redução de custos é ainda mais relevante, ao considerar que os recursos de uma companhia desse perfil exigem gastos mais cuidadosos. Caso uma nutrição de leads seja feita cuidadosamente, além da diminuição dos gastos, a quantidade de bons resultados pode subir muito, o que proporciona melhorias relevantes no cenário.

Qual o significado de MQL, PQL, SAL e SQL?

MQL, PQL, SAL e SQL são siglas que servem para representar tipos de leads conforme os processos em seu funil de vendas. Dessa forma, a compreensão sobre cada um desses tipos de leads é muito importante para que a sua equipe de vendas consiga organizar adequadamente os contatos e possa entender como continuar os processos. 

MQL (Marketing Qualified Leads)SAL (Sales Accept Leads)PQL (Product Qualified Leads)SQL (Sales Qualified Leads)
Os MQL são leads pelos quais o time de marketing deve se responsabilizar pela qualificação.Os SAL se tratam dos leads que passaram pelo time de marketing e terão suas informações e qualificação validadas.Os PQL são leads que já negociaram com sua organização e apresentam interesse em negociar novamente.Os SQL são leads que já são considerados oportunidades para a sua companhia e necessitam de atenção dos vendedores.

Entender cada um desses tipos de leads auxilia muito a equipe a compreender como o lead deve ser tratado de acordo com a etapa em que se encontre. Consequentemente, essa separação permite que o time possa ser mais produtivo e aproveite melhor as oportunidades. 

Todo esse contexto pode aumentar bastante as chances de ocorrerem negociações mais relevantes, justamente pela equipe conseguir se portar conforme a exigência do contexto. Esse diferencial pode ser obtido para o seu negócio com bastante paciência e constante capacitação para os profissionais.

Importância de fazer Qualificação de Leads

A qualificação de leads é de extrema importância, por aumentar as chances de seus profissionais negociarem com os contatos corretos. Por meio desse processo, é possível selecionar as companhias que mais apresentam chances de se interessar pelo que o seu empreendimento oferece, o que proporciona um maior aproveitamento de oportunidades por parte do time de vendas.

Importância de fazer Qualificação de Leads
Fonte/Reprodução: original.

Quando se trata de qualificação de leads, a terceirização de prospecção da Data Stone é um grande destaque nessa etapa. Com a disposição de um time extremamente capacitado, nós tomamos todo o cuidado necessário para entender os objetivos do seu negócio e, dessa forma, selecionar os melhores leads para a sua equipe continuar as negociações.

Conte com uma empresa capacitada

Uma companhia capacitada consegue assegurar que a sua qualificação de leads ocorra com o cuidado e a qualidade desejados para potencializar as melhorias de resultados do empreendimento. Dessa forma, o módulo B2B da Stone Station é um dos destaques para esse processo, por permitir que a sua equipe mapeie informações relevantes das empresas buscadas.

Além de conseguir detectar dados como quantidade de funcionários, o módulo B2B da Stone Station auxilia o seu negócio a encontrar os decisores. Dessa forma, sua equipe pode fazer uma abordagem para alguém que tem influência no processo de compra; o que, além de agilizar a negociação, auxilia bastante no aumento das chances de sucesso.

Fica bem evidente como a qualificação de leads é um processo bem importante para a empresa conseguir organizar toda forma com a qual realiza as etapas necessárias para as vendas. Além disso, a prática ajuda bastante a aumentar a quantidade de oportunidades promissoras, que podem fazer a diferença no empreendimento.

Dessa forma, contar com os serviços da Data Stone será a sua melhor escolha. Por meio de toda a nossa qualidade e cuidado no mercado, oferecemos soluções muito proveitosas para você, que deseja aumentar a qualidade de seu negócio com base em dados seguros e confiáveis!