Retenção de clientes: saiba o que é e como aumentar a sua!
A retenção de clientes, junto com a geração de leads B2B, é a base para o sucesso de qualquer companhia. É essa prática que reforça a lista de empresas que preferem fazer negócio com a sua marca, assim como adquirir seus produtos e soluções. No atual cenário B2B, dar atenção a esse ponto é essencial para o sucesso.
Reter clientes pode ser encarado como mais do que apenas uma fidelização, pois envolve passos ainda mais abrangentes e um esforço ativo da marca de apresentar exatamente aquilo que sua base de consumidores B2B já desejam. Esse esforço pode compreender toda a vida útil do cliente, desde o seu primeiro contato até sua conversão e retorno, logo após adquirir os seus serviços.
O que é a retenção de clientes?
Definimos a retenção de clientes como a capacidade da marca de criar uma base de clientes que gostam e compram com frequência seus produtos e serviços. Essa retenção, a longo prazo, consolida uma lista de clientes sólida e lucratividade, que permitem à marca pensar estrategicamente no futuro e ter uma receita previsível.
É uma forma muito eficiente de se manter ativa no mercado e conseguir investir em novos leads B2B, sem perder aquela parcela que já é mais íntima do seu negócio. A retenção pode trazer uma série de benefícios, desde a autoridade da marca até o marketing espontâneo, uma das formas mais preciosas e fortes de propaganda.
Qual a importância da retenção de clientes?
A retenção de clientes é fundamental para garantir que uma empresa sempre terá uma base sólida de consumidores B2B com a qual contar, capazes não só de gerar lucro mas também de engajar com sua marca em campanhas e realizar o marketing espontâneo. Ter clientes B2B recorrentes é tão importante quanto gerar novos leads B2B.
Sem a retenção de clientes, uma marca tem uma perspectiva de futuro muito mais limitada e é seriamente impactada em seu pensamento estratégico. É fundamental criar estratégias que possam aumentar a retenção e passar a engajar tanto antigos clientes como, também, leads a adquirirem seus produtos e permanecerem ativos.
Quais os pilares da retenção de clientes?
Existem pilares irrevogáveis que criam toda a base da retenção de clientes, como a qualidade no serviço e originalidade dos seus produtos e serviços. Esses e outros aspectos contribuem e criam o ambiente propício para que os clientes se interessem pela sua marca e busquem sempre seus produtos.
Qualidade do serviço
A qualidade de serviço é o tópico mais relevante para reter clientes. Seus consumidores não irão retornar caso seus produtos ou serviços sejam de má qualidade. Sem dar atenção máxima a esse aspecto do seu negócio, é impossível falar sobre retenção de clientes. Este é o primeiro passo para reter consumidores B2B.
Pós-venda
Suporte pós-venda é uma das maneiras mais eficientes de manter os clientes retidos e engajados. Esse suporte oferece mais vida útil para o relacionamento que o seu cliente tem com a marca, e impacta diretamente a forma como o mesmo enxerga seus produtos e serviços.
Benefícios de compras
Oferecer diferentes benefícios nas compras, mesmo que sejam pequenos, faz total diferença. Esses benefícios podem vir através de descontos progressivos, brindes, suportes, softwares que auxiliam na execução do serviço e demais vantagens que se relacionam à persona do cliente.
Promoções
Promoções são maneiras eficientes de reter seus clientes. Oferecer um valor mais baixo sem comprometer a qualidade do serviço é a raiz do custo-benefício. Essas promoções podem ser periódicas, sazonais ou até mesmo progressivas, e vale a pena testar estratégias de up selling e cross selling.
Marketing de qualidade
Ter um bom marketing é muito importante para reter novos clientes e gerar mais leads B2B. O marketing é o princípio da relação entre o seu público-alvo e a empresa, o vínculo que seus leads têm com seu negócio e pelo qual poderão ser retidos. Por isso, crie sempre campanhas de qualidade e invista em mensagens que engajem os consumidores B2B.
Atualização
Para a retenção de clientes não basta que um produto ou serviço seja bom e de qualidade, ele deve ser atualizado constantemente para se adequar às novas dores do mercado. Este é um dos pilares mais importantes para a retenção dos leads e para garantir que seus clientes B2B não terão razão para abandonar sua empresa.
Conceito de comunidade
Sempre que possível a companhia deve reforçar o conceito de comunidade e lembrar que seu negócio tem valores, cultura, políticas e demais aspectos que criem afeição com seus clientes. Desta forma, os mesmos se relacionam com seu negócio em um nível mais íntimo, o que reforça a sua retenção a longo prazo.
Confiabilidade
Ter produtos confiáveis é certamente um dos pilares da retenção de clientes, oferecer um produto ou serviço quase à prova de falhas é fundamental para se tornar uma opção confiável. Também, vale a preocupação de responder e corrigir os problemas relatados por seus leads e clientes B2B o mais rápido possível.
Engajamento e fidelização
Estratégias de fidelização vão de encontro com a retenção de clientes. Essas estratégias são bem diversificadas e podem ser construídas por meio de descontos progressivos, pós-venda de qualidade e vantagens em novas compras e foco no advocacy do cliente. No mercado B2B, adotar uma postura de fidelização é fundamental para uma base sólida de consumidores.
Como aumentar a retenção de clientes?
A melhor forma de aumentar a retenção de clientes é criar uma rotina de geração de leads B2B que possam ser retidos. Desta forma a sua empresa recebe novos consumidores sem perder os antigos, e consegue fazer com que esses contatos recentes também engajem com seus produtos e serviços.
Para solidificar essa estratégia em sua empresa, aproveite as melhores ferramentas do mercado como a Stone Station, da Data Stone. A plataforma é perfeita para otimizar a prospecção de clientes B2B e pode ser combinada com uma série de ferramentas diferentes. Com a Stone Station é possível:
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- Ter novos contatos corporativos;
- Conhecer os principais decisores do mercado;
- Ter acesso a mais de 1 milhão de WhatsApp corporativos no país.
A Stone Station é a plataforma perfeita para gerar leads e solidificar uma estratégia de retenção de clientes a longo prazo. Sua empresa pode utilizar nossos bancos de dados para manter contato e engajar seus clientes sempre que necessário. Nossa plataforma pode contribuir até para a prospecção pelo celular, serviço extremamente diversificado.
Como calcular?
Calcular a retenção de clientes é bastante simples: basta selecionar determinado período em que sua empresa atuou e retirar deste recorte o total de clientes. Esse total deve ser subtraído pela quantidade de clientes novos que apareceram nesse período. O resultado deve ser dividido pelos consumidores que já compraram com sua marca antes do período selecionado e então o quociente deve ser multiplicado por 100.
- Retenção: Total de clientes em determinado período – Novos clientes no período/clientes que já haviam comprado antes do período x 100.
Esta é a fórmula para descobrir qual a retenção de clientes, mas é preciso deixar claro que diferentes setores ou modalidades de negócio devem ter a sua retenção analisada de maneira diferente. O número deve ser sempre interpretado de acordo com a realidade da sua empresa e dos produtos e serviços comercializados.
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