Cruzamento de dados: o que é e como é feito?

Cruzamento de dados: o que é e como é feito?

Investir na realização do cruzamento de dados é de grande importância para qualquer empresa, uma vez que essa prática tem como objetivo associar diferentes níveis e formas de informações para tirar conclusões mais precisas. Nesse ponto, são utilizadas ferramentas capazes de reunir e comparar os dados para que os profissionais observem possíveis inconsistências ou padrões entre elas.

Com esse cruzamento, a empresa consegue perceber as inconsistências de informações que podem existir em diferentes companhias e melhorar a realização de processos dentro da área, a exemplo da segmentação de dados. 

Caso esses pontos sejam somados ao uso da plataforma Zeus, da Data Stone, o seu negócio pode se preocupar menos em localizar sonegadores de impostos e, com isso, pode também aumentar bastante sua eficiência operacional.

O que é cruzamento de dados?

O cruzamento de dados é um processo que faz comparações entre diferentes níveis de informações para verificar a validade dos dados fornecidos pelas pessoas jurídicas. Normalmente, essa prática é executada pela Receita Federal e alguns exemplos de sua aplicabilidade são em relação às informações fiscais, econômicas, patrimoniais e financeiras.

Qual sua importância?

Com um excelente cruzamento de dados, a sua empresa consegue compreender quais são as práticas que mais contribuem para uma gestão eficiente e adequada para a situação do negócio. Assim, é possível analisar com maior precisão as possibilidades de todo o cenário que envolve o empreendimento e tomar decisões mais adequadas.

Como funciona o cruzamento de dados?

O funcionamento do cruzamento de dados é feito através da checagem das informações fornecidas pelos diversos bancos. Basicamente, observa-se o que é informado pela empresa e tenta-se correlacionar essas informações por meio de outras fontes confiáveis.

Como funciona o cruzamento de dados?
Fonte/Reprodução: original.

Temos como exemplo a Receita Federal. Imagine que uma empresa declara uma renda específica que foi obtida em um período. Se a Receita Federal fizer o cruzamento de dados, significa que o órgão pode checar as movimentações bancárias e observar se os valores estão de acordo, o que caso não esteja pode indicar sonegação fiscal.

Quando se trata da localização de sonegadores de imposto, portanto, o destaque vai para o Zeus, plataforma da Data Stone. Com ela, seu empreendimento pode ter o suporte de abordagens aprofundadas e eficazes para solucionar questões de conformidade fiscal, ponto essencial para combater maiores problemas ao negócio dentro das conformidades.

Qual o impacto do cruzamento de dados para mim?

O impacto do cruzamento de dados se dá, especialmente, no auxílio que a estratégia dá para a verificação do pagamento de impostos ou taxas. Por conta disso, além de evitar problemas com a parte legal, esse pagamento frequente ajuda na manutenção de serviços públicos.

Qual o impacto do cruzamento de dados para mim?
Fonte/Reprodução: original.

No entanto, caso a verificação seja feita e se observe inconsistência, há a possibilidade de sua empresa sofrer penalidades ou multas. Com isso, se torna importante investir em um excelente gerenciamento de dados para assegurar que seu empreendimento esteja ciente da situação em que se encontra.

O cruzamento dessas informações é muito importante para assegurar que sua empresa atue com a segurança de dados e a eficiência desejada. Além desse processo, entender sobre a análise de dados impacta diretamente no aproveitamento do cruzamento, já que ele auxilia na verificação das informações que sua empresa possui e como utilizar a prática a favor do negócio.

Quais informações são usadas no cruzamento de dados?

Informações como Sintegra e EFD ICMS/IPI são exemplos das mais utilizadas pela Receita para o cruzamento de dados. Além delas, existem outras que tanto o órgão como sua empresa podem utilizar para verificar se a situação do empreendimento está nos conformes legais.

EFD ICMS/IPI

O EFD ICMS/IPI trata-se de um arquivo digital capaz de reunir as informações de determinado negócio que interessam tanto à Receita Federal como à Secretaria da Fazenda Estadual. Dessa forma, as possibilidades mais comuns de cruzar esse recurso são com o EDF Contribuições ou com as Guias de Apuração do ICMS.

DIRF com RAIS e SEFIP

O cruzamento de DIRF com RAIS e SEFIP também é uma opção muito proveitosa justamente por informar se a empresa tem irregularidades nos valores que são pagos aos funcionários mensalmente. Assim, é possível verificar pontos como o pagamento de verbas indenizatórias ou até mesmo os próprios salários.

Sintegra

O Sintegra reúne um conjunto de informações organizadas sobre a entrada e saída de produtos de determinado estado. Por meio disso, o cruzamento de dados neste caso acontece entre as Receitas Estaduais, os órgãos fiscalizadores, o Fisco ou a empresa em questão.

DIMOF

O DIMOF (Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira) é responsável por possibilitar que tanto instituições financeiras como bancos façam a realização das declarações de operações que pessoas jurídicas fazem. Assim, o cruzamento de dados vai avaliar o que foi informado pela empresa junto dos registros da instituição financeira.

DECRED

Com o DECRED (Declaração de Operações com Cartão de Crédito), é possível fazer um cruzamento de dados da receita declarada pela companhia junto das movimentações feitas pela empresa em seu cartão de débito ou crédito. Assim, a emissão ocorre a cada 6 meses por parte das administradoras dos cartões de crédito e são remetidas ao Fisco.

DOI

A declaração de Operações Imobiliárias (DOI) tem a utilidade de armazenar dados sobre os móveis adquiridos ou alienados por determinada empresa. Essa declaração é emitida por serventuários de justiça e oficiais do cartório de Registro de Imóveis e Títulos e Documentos. 

Depois da emissão, o documento é enviado para a Receita Federal para cuidar da análise restante. Todo esse processo vai servir para o Fisco verificar se a companhia comunicou corretamente os móveis comprados e vendidos.

DIPJ

O DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais de Pessoa Jurídica) se trata do documento responsável por permitir que uma empresa declare a distribuição dos lucros obtidos entre os sócios presentes no negócio. Assim, o cruzamento de dados dela pode ocorrer com diferentes declarações, como é o caso do DIFRF ou SPED Contábil, por exemplo.

Como é feito o cruzamento de dados?

O cruzamento de dados é feito com a comparação e verificação da consistência do que é informado, como, por exemplo, o estudo do plano de contas referencial da ECD. Com ele, é possível fazer a comparação dos dados fornecidos de uma forma precisa e que possa garantir a validade das informações analisadas de determinada empresa.

Como a receita federal faz este cruzamento?

A Receita Federal utiliza uma série de ferramentas que são capazes de cruzar os dados tanto em seus próprios sistemas como nos de outros. Assim, o órgão não fica dependente de poucas fontes e é capaz de expandir o seu campo de atuação, junto da obtenção de conclusões mais precisas.

Por que o cruzamento de dados deve ser feito?

Garantir análises completas e segurança na atuação são dois grandes motivos para realizar o cruzamento de dados com uma boa frequência. Com eles, é possível assegurar que as decisões escolhidas sejam mais adequadas sem contar a melhor confiabilidade nas operações que são feitas, assim como:

  • Identificação de problemas rapidamente;
  • Otimizar o trabalho dos profissionais;
  • Tomadas de decisões precisas e mais rápidas;
  • Composição de estratégias melhores;
  • Proporcionar responsabilidade fiscal.

Proporcionar a escolha de empresas honestas em seus negócios é um dos exemplos de benefícios quando se realiza o cruzamento de dados. Ao observar a validade das informações que elas declaram e que estão documentadas em outras fontes, é possível observar se a companhia escolhida é confiável, evitando que seu negócio entre em contato com outro que possa prejudicá-lo.

Com a importância desse ponto em mente, ter o auxílio da plataforma Zeus da Data Stone é a escolha mais adequada para assegurar que seu empreendimento não negocie com sonegadores de impostos. Dessa forma, sua equipe pode evitar prejuízos que esses contatos podem fazer no cenário financeiro e nas outras áreas de sua empresa.

Existe algum cuidado a ser tomado?

Ter o registro de todas as operações que você realiza é o principal cuidado que se precisa ter quando se realiza o cruzamento de dados. Através disso, o negócio consegue verificar a consistência das informações declaradas e agir o mais rápido possível para evitar cenários mais prejudiciais.

O cruzamento de dados é uma prática extremamente importante e que faz total diferença na maneira que os empreendimentos atuam no mercado. Por isso, é preciso contar com serviços que não só auxiliam a realizar esse processo, como também ajudam no enriquecimento de dados e melhor uso deles.

Para esses objetivos, a Data Stone é a melhor opção para seu empreendimento. Através da experiência acumulada por bastante tempo atuando no mercado, a nossa inteligência de dados pode potencializar completamente as estratégias executadas pela sua empresa, o que vai ajudar muito a aumentar as chances de obter melhores resultados.