A consulta de dados por CPF: entenda a importância para sua empresa!
Quem possui uma empresa em pleno funcionamento, sabe que a consulta de dados por CPF é tão importante quanto os esforços para fechar uma venda. Afinal de contas, há um investimento enorme de recursos como, tempo, conhecimento, energia e, até, dinheiro, para que uma empresa alcance o seu principal objetivo: o lucro.
O lucro pode ser pensado como resultado de dois fatores: gastos menores e ganhos maiores. Se uma empresa gasta muito em conquistar um cliente, se relacionar com ele, criar bons produtos, e investir em estratégias para manter-se viva no mercado, é óbvio que os lucros devem justificar esse esforço.
Porém, todo esse investimento pode estar em risco caso a empresa não adote como parte de sua estratégia, o hábito da consulta de dados por CPF. É necessário conhecer o cliente muito além de suas preferências e tendências, mas entender como ele gasta seu dinheiro e como paga suas dívidas. Essa é a forma mais assertiva que uma empresa tem de se proteger contra as inadimplências.
A consulta de dados por CPF pode soar algo óbvio, mas ainda existem muitas empresas que perdem dinheiro por negligenciar essa prática.
Para evitar prejuízos, e não desperdiçar seus investimentos de tempo e recursos, veja a seguir o que é a consulta de dados por CPF, para que serve e qual a importância dessa prática para a empresa. Conheça também os detalhes sobre como funciona a consulta, quem pode realizá-la e onde é feita.
O que é a consulta de dados por CPF?
A consulta de dados por CPF trata-se do processo de descobrir informações acerca de um cliente com base no seu cadastro de pessoa física. Geralmente, isso é feito antes de uma empresa fechar a venda com consumidor interessado em seus produtos ou serviços.
Em nosso país, assim como em diversos outros, cada pessoa deve ser registrada no cadastro de pessoas físicas ou similar. Através desse registro, que no nosso país é o CPF, é possível extrair uma série de informações sobre o indivíduo, como o nome, telefone, endereço de e-mail, endereço residencial, e claro, sua situação junto ao órgão de Serviços de Assessoria, que conhecemos como Serasa.
Além de conhecer melhor o cliente, as empresas usam a consulta de dados por CPF, especialmente para não fechar a venda com quem tenha débitos pendentes. Empresas que possuem um ticket alto devem se proteger ainda mais, pois a inadimplência do cliente pode apontar a possibilidade de uma perda maior de dinheiro.
Na prática, a consulta de dados por CPF impede que a empresa gaste seus recursos em vendas que não geram pagamentos. Essa é a pior forma que existe para um empreendedor perder dinheiro. Não é deixar de lucrar por uma venda não realizada, mas soltar um produto e não obter o retorno pelo investimento de produzi-lo e de conduzir o cliente até a compra.
Para que serve a consulta de dados por CPF?
A consulta de dados por CPF serve, majoritariamente, para proteger a empresa contra clientes que não pagam pelos produtos ou serviços adquiridos.
A atividade empresarial é marcada por muitas etapas de trabalho meticuloso e intenso. Para começar, é necessário conhecer o mercado, desenvolver processos de trabalho, reunir uma equipe, conquistar o público e vender bem sua ideia.
É preciso adequar a empresa ao marketing digital, as estratégias de inbound e outbound. O treinamento da equipe de vendas também é essencial. É preciso contratar colaboradores que se adequem a rotina do trabalho, bem como ensiná-los a lidar com os mais diversos tipos de clientes. Até essa etapa, a empresa já desprendeu enormes quantidades de capital e esforço humano.
Quando uma venda é concluída, qual é a expectativa óbvia? A de que cada cliente convertido pague pelo que comprou. Afinal de contas, só esse retorno justifica todo o processo e investimento feitos pela empresa. Mas, se não houver a consulta de dados por CPF, previamente ao fechamento da venda, há um risco grande de que todo esse esforço seja em vão.
Qual a importância da consulta de dados por CPF para a empresa?
Uma vez compreendido que a consulta de dados por CPF serve para proteger a empresa de perdas financeiras, vale a pena mencionar a importância dessa proteção.
Atualmente há cerca de 66,6 milhões de consumidores inadimplentes em nosso país, segundo dados da Serasa Experian, e as estatísticas dos últimos meses mostram que esse número segue crescendo.
No Brasil, o sistema de leis permite que uma empresa processe um cliente inadimplente, no entanto, sabemos que os processos podem ser longos e onerosos, o que pode levar a uma perda ainda maior no caixa da empresa. Além disso, o grande problema é que nem sempre a empresa ganha uma causa desse tipo, ainda que o cliente esteja inadimplente.
Pode até existir ocasiões em que as causas são vencidas, mas o cliente simplesmente não tem como pagar a dívida, então você continuará no prejuízo. Vários dos bens pessoais de pessoas inadimplentes, por lei, não podem ser executados para quitação de dívidas, como o valor que ele tiver em poupança, se somar até 40 salários mínimos.
O ideal é utilizar a consulta de dados por CPF para fugir de todo o estresse e prejuízo que uma situação assim pode causar, ainda mais quando uma solução tão simples será capaz de proteger a receita de sua empresa.
Como funciona a consulta de dados por CPF?
Após conhecer o que é a consulta de dados por CPF e sua importância, vale a pena saber como esse mecanismo funciona na prática.
Atualmente, empresas especializadas em consulta e enriquecimento de dados oferecem o serviço de consulta de dados por CPF. Através da consulta é possível descobrir o histórico de inadimplências de cada cliente, além do estado atual do seu CPF que pode ser suspenso, pendente de regularização, cancelado, regular ou nulo.
Mesmo que um cliente não esteja negativado no momento, é possível saber se, e quantas vezes, isso já aconteceu em sua vida financeira. Além disso, identificar CPF nulo vai evitar que a empresa lide com situações de fraude, que também representam perigo de prejuízos.
Quem pode realizar a consulta de dados por CPF?
Qualquer pessoa pode realizar a consulta de dados por CPF, pois esse procedimento pode ser realizado na internet. Mas, uma consulta aprofundada dos dados deste cliente e seus padrões de transações financeiras é realizada por empresas de consulta especializada na coleta, seleção e atualização de dados, como a Data Stone. Através deste serviço você poderá ter acesso, desde dados mais antigos, aos mais atuais e utilizados pelos clientes.
Esse tipo de consulta é necessário para empresas que realizam vendas a crédito constantemente. Se o ticket médio for bem alto, então podemos dizer que a consulta de dados por CPF é uma obrigação. Deve fazer parte de cada processo de vendas individualmente.
Onde é feita a consulta?
Atualmente, com o advento da tecnologia, pode ser feita por sites de empresas especializadas, como a Data Stone, que garante toda agilidade e comodidade na consulta de dados por CPF.
O empresário ou sua equipe pode buscar as informações no Big Data de acordo com perfil do cliente, tanto por CPF, CNPJ e até mesmo por área. Assim, você tem as informações necessárias antes de iniciar o primeiro contato ou fechar qualquer venda.
A Data Stone é uma empresa especializada em consulta e enriquecimento de dados e, com ela, você pode ter acesso a todos os dados de seus clientes em poucos minutos. Os dados são atualizados com frequência diária, e a coleta é feita de forma legalizada.
Além disso, sua segurança também estará protegida, já que a empresa adéqua seus serviços à LGPD. Visite agora mesmo a página da Data Stone e veja todas as possibilidades de consultas e serviços oferecidos para você e sua empresa!