O que é mailing list? Confira tudo sobre!
É muito comum ver dúvidas em diferentes empresas, especialmente sobre ‘’o que é mailing list’’. Uma lista de e-mails pode ser a peça que falta para o sucesso da sua empresa, visto que é por meio dela que se torna possível entrar em contato com leads qualificados e com maiores chances de conversão.
Não só isso como, também, para companhias que optaram pela mailing, as chances de fidelizar o público-alvo são maiores, assim como o crescimento do negócio. É uma vantagem competitiva que pode fazer a diferença na sua empresa, principalmente no que se diz respeito para o fortalecimento da marca perante os concorrentes.
O que é mailing list?
Uma mailing list é a listagem de e-mails com informações de todos os potenciais clientes, sendo esta uma maneira de representar os dados do seu público-alvo com mais precisão e organização. O conteúdo, quando bem estruturado, facilita o trabalho da equipe de marketing e vendas quanto à realização de contatos eficientes e repleto de materiais relevantes.
Para que serve?
A mailing list serve para as equipes comerciais contatarem os leads através do e-mail marketing, uma das principais estratégias para fortalecer os laços com os possíveis clientes. Através do envio de mensagens segmentadas, é possível ter uma taxa de abertura 30% maior e receber até 50% de cliques do que conteúdos enviados para públicos aleatórios.
Para quem é indicado?
Quando entendem o que é mailing list, todas as empresas podem utilizá-la para conseguir desenvolver estratégias baseadas em e-mail marketing. Essa é uma das maneiras mais eficazes de se comunicar com os leads qualificados, apresentar produtos, enviar ofertas e criar uma relação duradoura.
Qual sua importância da mailing list?
Investir na mailing list se torna importante por auxiliar as empresas divulgarem o negócio para potenciais clientes que realmente querem adquirir o produto ou serviço, além desta ser uma maneira de encontrar leads semelhantes com o público fidelizado.
E, se bem construída a rotina de envios de mensagens, é possível que 77% dos profissionais de marketing e vendas consigam notar o aumento do interesse dos alvos com a melhora da taxa de abertura. Para a companhia se destacar e conquistar ainda mais leads, é essencial compreender o que é mailing list, já que 87% das marcas mencionam que o e-mail é uma estratégia indispensável para o crescimento do negócio.
Quais os conceitos de mailing list e como aplicá-los?
Os conceitos de mailing list se definem por uma lista repleta de informações para as empresas entrarem em contato com os leads por telefone, e-mail, endereço e porte da companhia. Estes são dados que podem ser aplicados em estratégias de conversão para entender adequadamente quais são as principais necessidades dos possíveis clientes.
Para ter um bom uso após saber o que é mailing list, você pode conversar com a sua equipe para solicitar o desenvolvimento de materiais relevantes para enviar por e-mail, lembrando de construir um assunto personalizado para a mensagem, pois ele pode gerar taxas de abertura 50% maiores. Leads que não se interessam pelas informações iniciais têm menos chances de clicar no contato e podem até excluir o conteúdo.
Quanto aos demais dados obtidos durante a segmentação feita com a Data Stone, você pode selecionar atividade econômica, localidade, faturamento estimado e faixa de funcionários. Com estas informações, pode ser mais prático realizar uma comunicação assertiva com os potenciais clientes, pois você e a sua equipe têm um conhecimento abrangente desses perfis e vão ter a praticidade de iniciar as comunicações por e-mail.
Quais as estratégias usar em mailing list?
Estratégias como produzir conteúdos relevantes e segmentar bem os dados para conseguir fazer um bom uso da mailing list, são fundamentais e podem ser aplicadas na sua empresa. É indicado analisar as informações adquiridas antes de realizar os contatos para entender as demandas do público-alvo e avaliar como a solução pode ser a ideal.
Desenvolver e-mails relevantes
A produção de mensagens relevantes é de muita importância, pois é através do e-mail que os potenciais clientes podem se interessar ainda mais pelo que a sua empresa faz. Por isso, é indispensável que o conteúdo seja exclusivo, responsivo, chamativo e personalizado para cada um dos leads.
Segmentar bem a maling list
Além de saber sobre o que é mailing list, é importante conversar com a sua equipe sobre este conteúdo para a segmentação ser bem desenvolvida. Isso porque não se deve enviar e-mails para os leads sem organização, visto que menos da metade vai abrir o conteúdo, enquanto os demais podem denunciar o contato ao provedor.
Atualizar regularmente a mailing list
Com regularidade, é indispensável atualizar as informações na mailing list para garantir que os contatos sejam feitos com eficiência e agilidade. Uma empresa que não consegue se comunicar com os leads pode ter mais dificuldades de fechar bons negócios.
Contatar os leads com frequência
Não se deve contatar os leads uma vez por semana porque a concorrência pode aparecer e os converter. As comunicações precisam ser frequentes como forma de garantir que o público-alvo permaneça ativo na base e interessado no que a empresa tem como solução e, ao ter conhecimento sobre o que é mailing list, pode ser possível fortalecer as estratégias de conversão.
Definir horários de comunicação
É indispensável entender quais os principais horários que os seus leads estão disponíveis para enviar as mensagens. Pode ser que os clientes qualificados permaneçam ativos das 8h às 12h e façam pausas, retornando apenas às 14h e encerrando o expediente por volta de 18h. Não se deve enviar conteúdos enquanto eles estiverem ocupados, pois este também pode ser um motivo para os e-mails serem bloqueados.
Principais erros para se evitar na mailing list
Companhias que não conhecem o que é mailing list, têm chances maiores de cometer erros como enviar mensagens sem segmentação ou realizar a comunicação a qualquer hora e dia da semana. Estes são alguns fatores prejudiciais que precisam ser evitados para garantir que os contatos ocorram adequadamente e que a equipe comercial tenha sucesso nas investidas.
Esquecer de segmentar a mailing list
Montar um material com informações vagas, incompletas ou incorretas é um problema que pode prejudicar o uso da mailing list. É essencial que a segmentação aconteça da maneira correta para ter entendimento sobre o perfil dos leads, analisar o que eles precisam e definir estratégias assertivas para iniciar as comunicações.
Realizar contatos insistentes
Um dos principais erros cometidos por empresas que usam a mailing list é realizar contatos insistentes por e-mail. Isso pode ocorrer pela falta de conhecimento sobre o período que os clientes qualificados estão ativos e este é um dos motivos que podem fazê-los bloquear as mensagens enviadas sem pensar duas vezes.
Não separar os e-mails por cliente
A segmentação não é feita apenas na mailing list, na verdade, este processo precisa ser realizado no momento de mandar os e-mails para os clientes. Cada um deles tem as próprias necessidades e precisam receber um atendimento exclusivo e que faça sentido.
Data Stone e mailing list: como melhorar meus resultados?
Com a Data Stone, você tem a praticidade de segmentar as informações que precisa para construir sua mailing list ideal. Com nossos serviços, você consegue encontrar dados sobre localidade, faixa de funcionários, período de abertura, faturamento e CNAE, que podem ser indispensáveis para as estratégias do seu negócio.
Todas as informações fornecidas são atualizadas regularmente, pois os cientistas de dados são criteriosos quanto ao padrão de qualidade. Com facilidade, você localiza exatamente o que precisa para iniciar as comunicações e ter chances melhores de fidelizar o seu público-alvo.
Empresas que não sabem o que é mailing list podem ter mais dificuldades de se comunicar com os potenciais clientes, ao contrário da sua empresa que poderá ter oportunidades excelentes com os leads qualificados. Converse com um dos especialistas da Data Stone para tirar as suas dúvidas e fazer a contratação do serviço!