Expansão de mercado: como funciona e como usar?

Expansão de mercado como funciona e como usar

Uma expansão de mercado eficaz ocorre através do mapeamento e do estudo do cenário, com base em uma boa análise de dados. Com essas duas práticas, existem maiores possibilidades de seu negócio entender como utilizar os serviços ou produtos que já tem e  transitar para outros cenários mais proveitosos.

Conhecer as características de seu negócio e o cenário em que ele se encontra são exigências básicas para usar a estratégia de expansão do mercado de maneira eficaz. Sem tomar cuidado com os passos que precisam ser feitos para a estratégia, o empreendimento corre risco de investir em medidas que não são adequadas para a sua situação, perdendo energia e muitos recursos que poderiam ser melhor aproveitados.

O que é expansão de mercado?

A expansão de mercado trata-se da prática que objetiva ampliar a capacidade de atuação da sua empresa para outros mercados diferentes. Por essa definição, nota-se como a estratégia exige muita inteligência de negócios para que sua execução possa trazer os resultados mais desejados pelo empreendimento.

Para que serve?

Essa prática serve para ajudar a empresa a atingir cenários e resultados que, até então, não eram possíveis com as estratégias anteriores. Com isso, é possível não só aumentar a quantidade de clientes existentes, como também aprimorar o seu posicionamento em relação à concorrência, o que a torna referência dentro do cenário empresarial.

Qual sua importância?

Potencializar a aquisição de receita e aumentar a quantidade de oportunidades existentes são os principais fatores que tornam a expansão de mercado muito importante e decisiva para qualquer negócio. Desse modo, essa prática é indispensável para os empreendimentos que desejam crescer e se tornar bem duráveis.

Exemplos de expansão de mercado

Aumentar a quantidade de pontos de venda que seu negócio possui é uma das principais formas de realizar a expansão de mercado mais conhecidas. No entanto, há outros exemplos muito utilizados no mercado – tais como: 

  • Lançamento de novos produtos;
  • Atuação no ambiente virtual;
  • Criação de novas lojas;
  • Alterar os produtos e serviços que a empresa oferece;
  • Escolha melhor de como a marca atende ao público.

Por meio de todas essas formas de expansão, é possível escolher aquela que mais se adequa às demandas de seu empreendimento. Assim, é importante escolher os tipos de expansão que mais se encaixarem na demanda que seu negócio apresentar para maior precisão.

Por que devo investir em estratégias de expansão?

Atingir novos clientes e reduzir os custos empregados em seu empreendimento são alguns dos motivos de se investir em estratégias de expansão de mercado. Com elas, há maiores possibilidades de sua empresa conseguir se manter estável no cenário e transformar mais oportunidades em negociações lucrativas.

Redução de riscos

Reduzir os riscos com a expansão de mercado é um ponto muito interessante, pois a estratégia auxilia o negócio a visualizar várias possibilidades de crescimento no seu cenário. Isso faz com que o empreendimento possa evitar executar práticas que podem ficar sem efeito no futuro e, dessa forma, perder oportunidades de crescimento.

Redução de custos

A redução de custos é proporcionada pelas estratégias de expansão de mercado, por causa da análise do cenário que a prática exige. Esse ponto faz com que o orçamento seja utilizado cuidadosamente, o que não só evita os desperdícios como também auxilia na maior potencialização de ações assertivas.

Aprimoramento de processos

Melhorar a qualidade dos processos efetuados com a expansão de mercado é muito importante, já que a estratégia ajuda o empreendimento a alinhar suas ações com os requisitos estabelecidos pelas leis. Assim, evita-se que o empreendimento encare problemas relacionados à parte jurídica, o que pode ocasionar punições.

Quando estruturar um plano de expansão de mercado?

Quando seu negócio apresenta dificuldades com vendas, estagnação ou até mesmo está com ótimos recursos e deseja explorar novas possibilidades, é interessante estruturar um plano para expansão de mercado. Os empreendimentos que desejam garantir uma boa base de clientes futura para deixar o negócio estável também podem aproveitar as práticas de expansão.

Quando estruturar um plano de expansão de mercado
Fonte/Reprodução: original

Em todas essas ocasiões, o empreendimento deseja atingir potenciais clientes para obter melhorias, exigindo bastante cuidado e análise durante a composição do plano. Sempre leve em consideração a situação em que sua empresa se encontra para entender quais medidas serão mais promissoras para a expansão e aprimoramento da realização das tarefas.

Quais os benefícios da expansão de mercado?

A expansão de mercado oferece diversos benefícios, como a obtenção de resultados mais consistentes e maior previsibilidade, por exemplo. Além desses, existem outros que costumam se destacar muito e ajudar na melhoria de vários empreendimentos – como:

  • Resultados mais consistentes;
  • Maior previsibilidade ao negócio;
  • Aproveitamento de recursos;
  • Aumentar a lucratividade;
  • Melhor relacionamento com os clientes;
  • Aprendizados constantes.

Ao proporcionar todos esses pontos, é claro como a expansão de mercado atinge diretamente o crescimento do negócio que aplica a estratégia adequadamente. Vale destacar a melhoria proporcionada nos relacionamentos com os clientes, já que a expansão auxilia o empreendimento a compreender as tendências de outros contatos que podem se interessar pela empresa, ajudando a estabelecer relações mais promissoras e longas.

Ter cada um desses benefícios, por sua vez, torna necessário que a empresa execute a estratégia de expansão de mercado com base em dados muito qualificados. Desse modo, contar com a Data Stone e seu serviço de enriquecimento de dados é a escolha mais apropriada devido a toda nossa experiência e cuidado com essa parte no mercado.

8 passos para desenvolver a sua estratégia de expansão de mercado

Mapear possíveis personas e estabelecer metas interessantes para o seu empreendimento são algumas das formas mais interessantes de desenvolver a expansão de mercado. Veja abaixo 8 passos que você pode usar para desenvolver a sua estratégia de expansão de mercado:

Mapeando novas personas

Com o mapeamento de novas personas, você pode encontrar possíveis perfis que tenham altas chances de se interessar pelo que a sua empresa faz. Dessa forma, o seu negócio consegue explorar outras possibilidades que antes seriam inacessíveis sem o acréscimo de mais personas nas estratégias.

Mapeando novas personas
Fonte/Reprodução: original

Para entrar em contato com os possíveis clientes com características de sua persona, é interessante contar com formas confiáveis e eficientes, a exemplo do serviço do enriquecimento de dados da Data Stone. Com ele, há maiores possibilidades de você acrescentar informações suficientes em sua base para atuar adequadamente no mercado!

Definindo tipo de expansão

Escolher qual tipo de expansão será feita é outro passo fundamental para que seu processo aumente o ponto que seu negócio mais precisa no momento. Assim, é importante explorar se há maior necessidade de acrescentar pontos de vendas ou tentar atingir novos mercados com o que já existe.

Observando o mercado

Ao fazer uma boa observação de mercado, há maiores chances de o negócio entender quais atitudes devem ser tomadas durante e após a expansão. Dessa forma, é possível evitar surpresas desagradáveis, como estagnação, e proporcionar maiores probabilidades de sucesso.

Trabalhando meta e objetivos

Ao traçar metas e objetivos, você consegue direcionar o trabalho que sua empresa deverá executar. Com isso, é importante que ambos sejam estabelecidos de uma maneira realista e que consigam se adaptar às necessidades que a companhia apresenta junto da capacidade do corpo profissional.

Estruturando planos financeiros

Por meio da estruturação do plano financeiro, é possível preparar os recursos que serão utilizados na expansão. Assim, o negócio terá mais certezas do quanto precisará ser investido e poderá aplicar as finanças com consciência e cuidados para obter o melhor aproveitamento com as quantias investidas.

Planejando marketing

Com o planejamento de marketing, a empresa pode preparar todo o contexto que será utilizado para a realização da divulgação do empreendimento. Desse modo, ao espalhar mais o seu negócio para possíveis interessados, há maiores probabilidades tanto de negociações positivas acontecerem, como de melhor visibilidade.

Fazendo parcerias

Boas parcerias permitem que a sua empresa seja capaz de atuar com mais recursos e trocar experiências com outras. Isso, por sua vez, é um grande auxílio para a composição de estratégias mais precisas, e que permitam que ambas as companhias em contato consigam melhorar a sua atuação.

Avaliando o desempenho 

Uma boa avaliação de desempenho ajuda muito a empresa perceber quais são as práticas que apresentam maiores possibilidades de proporcionar os resultados desejados. Junto a isso, monitorar o desempenho auxilia na percepção do que precisa ser alterado para que se possa causar a expansão desejada.

Fazer uma expansão de mercado exige muito cuidado e pesquisa, para que as estratégias possam ser adaptadas com as demandas de sua empresa. Ao fazer isso cuidadosamente o seu negócio pode compor as práticas necessárias para atingir os resultados mais interessantes e atingir novos patamares.

Dessa forma, contar com o serviço que a Data Stone oferece para enriquecer seus dados é uma ótima escolha em contribuir com sua expansão do mercado. Por meio de toda a qualidade que apresentamos com os dados mais relevantes, certamente sua empresa pode aproveitá-los para melhorar as estratégias efetuadas.