SCM: o que é e quais as categorias?

SCM o que é e quais as categorias

Gestão da cadeia de suprimentos, ou SCM, é o gerenciamento de dados sobre fornecedores, produtos e público-alvo, e tem algumas categorias como processo de distribuição, envio de encomendas e projeção das vendas. Estes são fatores que auxiliam as companhias a manter a organização interna, prevenir falta de matéria-prima ou atrasos no transporte da compra ao cliente.

Para as empresas terem mais praticidade nestas etapas, o serviço de comunicação pode ser aplicado para agilizar os diálogos entre os colaboradores. Dessa forma, problemas como excesso de itens parados em estoque ou atraso de produtos por causa do fornecedor podem ser solucionados rapidamente para não prejudicar as etapas seguintes.

O que é SCM?

O supply chain management (SCM), que, em português, significa gestão de cadeia de suprimentos, é o processo de gerenciamento de informações relacionadas à matéria-prima, clientes, parceiros, fornecedores e mercadorias. Neste procedimento acontece a gestão, desde o momento em que um produto chega até a empresa e é enviado para o cliente. 

Qual seu objetivo?

O SCM tem como objetivo melhorar os produtos, fornecer maior qualidade, enriquecer e aprimorar a produtividade. Estes são fatores que tornam o SCM importante para as companhias conseguirem prevenir falhas de produção, logística e distribuição, que são aspectos essenciais para garantir a satisfação do público-alvo.

Quais os 3 principais elementos?

Três elementos do SCM são indispensáveis para as empresas que atuam com a venda de produtos para clientes. Para ter sucesso nos processos internos, é fundamental considerar estas características para conseguir aprimorar os serviços da seguinte forma:

  • Planejamento: planejar-se auxilia na tomada de decisões, de forma a verificar o estoque, o transporte e a matéria-prima;
  • Compras: aquisição de matéria-prima e observação do prazo de entrega;
  • Processo de produção: auxilia na diminuição dos desperdícios e o estoque se torna adequado.

É importante observar o ponto de distribuição, controle da armazenagem, prazo de transporte e período que as encomendas precisam ser entregues. Com estes dados, você vai conseguir realizar uma verificação eficiente de cada um destes aspectos, para prevenir o excesso de mercadorias paradas no estoque e assegurar que a quantidade ideal de itens seja adquirida para corresponder às demandas de cada cliente.

Qual a origem do SCM?

A origem do SCM se deu na década de 1980, quando as companhias notaram a necessidade de gerenciar processos logísticos que envolviam as etapas de comunicação com fornecedores, obtenção de matéria-prima ideal, transporte e entrega eficiente aos clientes, conforme explicação do Abepro. Entenda como foi o processo de criação, integração, globalização, especialização, e era 4.0:

Criação do SCM

A criação do SCM se deu em 1980 com a intenção de diminuir gastos e aprimorar as fábricas com novos recursos. Neste período, a linha de montagem se tornou uma forte tendência que as empresas logo aderiram e incluíram internamente para impedir erros, agilizar procedimentos e proporcionar excelente experiência ao cliente.

Integração

O sistema de dados para ter acompanhamento regular das atividades é usado há muitos anos para auxiliar as equipes a verificarem e gerenciarem a cadeia de suprimentos. Devido ao avanço tecnológico do SCM, as ferramentas passaram por melhorias e inovações e, atualmente, os dados são armazenados em nuvem para agilizar a organização de informações, promover mais segurança, mitigar erros e monitorar em tempo real as tarefas.

Período de globalização

A globalização do SCM, de acordo com o Medium, melhorou o alcance do mercado, trouxe mais diversidade e desafios que passaram por estudos para serem solucionados. Por conta de suas características benéficas às empresas, a supply chain management expandiu o escopo de suas operações e começou a fazer parte de novos mercados e culturas diferentes.

Especialização

A especialização teve 2 fases antes de se tornar o processo de gestão utilizado pelas empresas para ter controle de logística, fornecedores, matéria-prima, transportadoras e entregas. Para realizar a implementação do SCM em sua empresa, é também indispensável entender como foram estas etapas:

Fase IFase II
Durante o período de 1990, as companhias se concentraram em terceirizar procedimentos para atingirem o nível de excelência em especializaçõesO processo de planejar, elaborar, executar e gerenciar foram integrados ao SCM para que as estratégias dessem bons resultados, e erros fossem controlados com mais eficiência.

Gerenciar informações e coletar dados auxiliam no planejamento para estratégias serem desenvolvidas e aprimoradas. Isso permite que as companhias consigam mitigar erros, façam melhorias nos processos e aumentem a produtividade da equipe para garantir que as atividades sejam concluídas.

Era do SCM 4.0

O uso de tecnologia auxilia na obtenção de dados relevantes sobre os fornecedores e também dos potenciais clientes como forma de realizar comunicações ágeis. Para ter mais praticidade nesses diálogos, é fundamental higienizar as suas informações por meio do serviço de enriquecimento de dados da Data Stone, para a sua empresa poder nutrir, converter e fidelizar os leads com o que eles realmente demandam.

Qual a importância e como funciona o SCM?

SCM é importante para tornar os processos da cadeia de suprimentos agilizada e controlar erros, tendo como funcionamento o início das produções, etapa de armazenamento e a distribuição dos produtos. O gerenciamento é feito sobre cada um dos procedimentos para assegurar que as atividades sejam feitas como forma de prevenir gastos e falhas.

Qual a importância e como funciona o SCM
Fonte/Reprodução: original

Ter controle dos estoques, da produção, entregas e vendas é indispensável para aumentar a fidelização dos clientes e assegurar que se mantenham ativos por anos em sua empresa. Com a supply chain management é possível aprimorar os diálogos internos, reduzir gargalos e os gestores entenderem o que precisa ser melhorado com base em informações atualizadas.

Quais os exemplos de SCM?

Como exemplo de SCM temos o gerenciamento da matéria-prima, verificação de estoque, o envio de mercadorias e os diálogos eficientes com os clientes, que podem receber atendimentos personalizados. Estes são procedimentos feitos por etapas, que auxiliam as equipes a verificarem em tempo real se os serviços estão sendo feitos, como forma de evitar atrasos e problemas relacionados aos fornecedores ou transportadoras.

Quais os exemplos de SCM
Fonte/Reprodução: original

Neste caso, a supply chain management reúne diversas tarefas e interliga o abastecimento, etapas de produção, monitoramento do envio e entrega dos produtos, que são atividades importantes. Sem a implementação na empresa, existem mais chances de falhas, desperdícios de tempo e de investimento acontecerem.

Implementando o SCM na sua empresa

Para implementar o SCM, você precisa contar com contatos eficientes para conseguir ter controle de toda a cadeia produtiva, até o processo de logística e entrega. É importante também atuar com o enriquecimento de dados e mailing list da Data Stone, ambos serviços que fornecem informações atualizadas dos seus potenciais clientes para conteúdos de qualidade serem enviados, aumentar o relacionamento e os fidelizar.

Ter bons fornecedores

A escolha por bons fornecedores precisa ser feita não apenas conforme o valor do contrato, mas pelo tipo de serviço prestado e os prazos de entrega da matéria-prima. Evite fazer negócios com empresas que não dão garantia de fornecer os produtos para a sua companhia no tempo solicitado, ou que cobram mais caro para realizar procedimentos básicos.

Verificação do estoque com CRM

O CRM pode ser uma ferramenta indicada para a sua empresa conseguir verificar a quantidade de produtos disponíveis em estoque, quais saíram com mais frequência e as mercadorias que tiveram baixa procura. Estes dados podem auxiliar na definição de novas estratégias para o mês seguinte, como a diminuição ou a remoção de itens da loja que foram pouco comprados.

Trabalhar com dados para se comunicar com os clientes

Realizar comunicações regulares com os clientes é muito importante, mas com uma base de dados mais antiga ou incompleta, pode ser desafiador enviar comunicados, ofertas e promoções. O método indicado para conseguir conversar com o público-alvo é utilizar os filtros da Stone Station para montar uma mailing list completa com o que a sua empresa pode precisar para nutrir os leads.

Escolha de uma boa transportadora

Escolher a transportadora ideal e que cumpre com os prazos de entrega aos clientes tem muita importância, porque é um dos aspectos que definem se a empresa presta um bom serviço ou não. Encomendas entregues em tempo hábil conquistam o público, auxiliam na fidelização e proteção da marca, além de ser uma maneira de fortalecer a imagem no mercado.

Transportadoras pouco conhecidas ou que realizam um serviço de má-qualidade são prejudiciais e devem ser evitadas. Uma pesquisa rigorosa sobre os serviços oferecidos, metodologia de envios e preços praticados são critérios que precisam ser observados antes de você tomar uma decisão.

Todos estes aspectos são indispensáveis para monitorar as atividades, saber se estão sendo concluídas da maneira correta e os contatos com leads e clientes acontecendo com frequência. Para poder fortalecer a sua base e enriquecer as informações do seu público-alvo, conte com o serviço de enriquecimento de dados e mailing list da Data Stone para obter as informações que precisa e poder melhorar as vendas!