Market share: o que é e como aplicar?

Market share: o que é e como aplicar?

Muito utilizado no mundo dos negócios, o market share é um termo que indica a participação de um empreendimento no nicho que está inserido. É uma terminologia que modifica a forma na qual o seu negócio é conduzido, com base na competitividade desse setor.

Para aplicar estratégias eficazes e que melhoram sua posição no mercado, é necessário compreender o que compõe o market share e como pode alcançar o sucesso a longo prazo. Com a Data Stone, seu negócio pode crescer de maneira orgânica por meio de insights relevantes sobre o Market Share aplicado no mercado B2B atual.

O que é market share?

O market share é uma parcela que indica a participação de mercado B2B que uma empresa ocupa em relação aos concorrentes de um mesmo setor. Ele é calculado com base nas vendas e volume dos negócios, proporcionando uma visão clara sobre sua posição no mercado.

Qual a definição no contexto empresarial?

No contexto empresarial, o Market Share é definido como uma porcentagem que uma empresa resulta no total de todas as vendas de um determinado produto ou serviço dentro do nicho que lhe insere. 

Essa métrica é utilizada para avaliar a competitividade que a empresa possui em comparação com as demais. Além disso, é capaz de mostrar a atração de consumidores sobre o produto ou serviço comparado com os concorrentes.

Para que serve?

A principal função do market share está em indicar o nível de desempenho e sucesso que a empresa apresenta dentro do mercado inserido, permitindo que as empresas avaliem sua posição no mercado de maneira competitiva. Com ela, as empresas conseguem identificar as oportunidades de crescimento ou identificar as oportunidades de crescimento tomando decisões baseadas sobre o investimento e expansão do negócio

Entender o que é market share é fundamental para todas as empresas que desejam se destacar entre o seu setor, promover melhorias e novas oportunidades de crescimento, de forma que se tenha um sucesso contínuo sobre o setor inserido.

O que compõe o market share?

O market share é composto por diversos elementos que contribuem com a participação da empresa no mercado, porém, estes variam conforme o setor e o público-alvo. Estes componentes podem ser:

  • Volume de vendas;
  • Número de clientes;
  • Capacidade de atender o consumidor;
  • Satisfação do cliente;
  • Presença da marca.

Compreender os componentes do market share permite às empresas a identificação de pontos fortes e áreas de melhorias para aumentar o crescimento de maneira orgânica, visando uma posição favorável no mercado.

Qual a importância do market share e por que preciso conhecer?

Conhecer o market share é fundamental para entender qual a posição da sua empresa no mercado em relação com os demais concorrentes do mesmo segmento. Assim, o sucesso das estratégias de negócio são identificados de modo que você capture a atenção dos clientes B2B em comparação com o restante do setor. 

Qual a importância do market share e por que preciso conhecer?
Fonte/Reprodução: original.

Ainda, reconhecer a importância do market share é necessário para identificar as áreas que necessitam de melhorias, de forma que explora as demais oportunidades de crescimento e ajusta as estratégias para expandir a participação no mercado. 

Quais os critérios para definir market share?

Conhecer quais são os critérios que o market share define vão além de um simples cálculo de vendas. É preciso considerar tudo o que envolve a posição da empresa no mercado B2B e identificar onde a empresa se destaca para tal crescimento – confira os três principais critérios a seguir:

Posição geográfica

O market share pode ser segmentado por uma posição geográfica. Assim, é analisado o desempenho da empresa sobre diferentes regiões, promovendo uma melhor identificação sobre o poder que seus serviços ou produtos possuem.

Público-alvo

Quando o market share é definido por meio da segmentação do seu público-alvo da empresa, este mercado específico é capaz de identificar o limite de cobertura que os serviços e produtos podem alcançar.

Serviços

Os serviços do market share são calculados em diferentes categorias. Isto permite que as empresas identifiquem as áreas do seu portfólio com potencial, visando uma oportunidade de crescimento no mercado.

Ao analisar estes critérios, é possível visualizar de maneira completa a performance da sua empresa B2B, permitindo novas oportunidades de crescimento enquanto as estratégias são ajustadas focando em uma posição forte dentro do mercado.

Tipos de market share

Existem diversos tipos de market share que seguem diferentes metodologias para calcular a aplicação da empresa no mercado. É crucial conhecer os tipos para analisar de maneira estratégica para proporcionar uma percepção detalhada. Cada tipo oferece uma perspectiva diferente sobre cada desempenho da empresa em relação ao mercado – como:

Tipos de Market ShareDescrição
ClienteEste tipo mede a participação da empresa com um único cliente. É interessante para as empresas que vendem um único produto para diversos clientes específicos.
SegmentoCalcula a participação dentro de um segmento específico dentro do mercado.
RelativoEste mede a participação da empresa no mercado independente dos concorrentes.
ValorCalculado para medir as receitas e medir a participação da empresa no mercado.
AbsolutoDe maneira genérica, o market share absoluto mede a participação da empresa no mercado geral.
VolumeRefere-se à quantidade vendida pela empresa comparada com o total de unidades vendidas sobre o mercado B2B.
Canal de VendasAs empresas que vendem seus produtos em diferentes canais, como lojas físicas, e-commerce, entre outros, devem utilizar este tipo para medir a participação em cada um deles.

Entender todos os diferentes tipos de market share é ideal para analisar de maneira específica a participação dos seus negócios com o mercado. Estes resultam em insights valiosos focados em desenvolver novas aplicações de maneira assertiva que podem resultar em um crescimento orgânico. 

Como identificar o meu market share?

Para identificar o market share de cada empresa, é necessário realizar a coleta de dados e definir qual o primeiro cálculo a ser analisado. Caso seja sobre as vendas dos produtos ou serviços, colete este dado e compare com o total de vendas totais do mercado em um período de tempo ou espaço geográfico multiplicado por 100 – como na fórmula abaixo:

Market Share=Total das vendas da sua empresa/Total das vendas no setorX100

Identificar o market share é um passo essencial para compreender a sua posição no mercado em relação aos concorrentes. Esta métrica promove uma visão clara no desempenho da empresa, permitindo que as estratégias de negócios se tornem eficazes. 

Como ter o market share ideal?

Alcançar o market share ideal não é uma tarefa fácil. Esta etapa envolve a elaboração de estratégias eficazes que envolvem a estruturação das campanhas de marketing, inovação de produtos e até melhorias na qualidade do serviço.

Como ter o market share ideal?
Fonte/Reprodução: original.

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Compreender o conceito do market share e aplicá-lo de maneira correta é essencial para promover o sucesso dentro de sua empresa. A Data Stone otimiza os seus passos com insights estratégicos e orientações personalizadas focadas para um futuro promissor. Entre em contato com um de nossos especialistas!