Como saber qual é o melhor tipo de cliente para minha empresa?
Entender qual o tipo de cliente ideal para seu negócio é a chave para obter conversões, solidificar seu branding no mercado e, claro, lucrar. Afinal de contas, nunca é bom esquecer que uma empresa existe para conquistar clientes e aumentar suas vendas. Mas como obter clientes e fechar vendas sem conhecê-los direito?
A necessidade de saber quem é o tipo de cliente mais adequado aos seus produtos ou serviços tem a ver com as demandas do mercado atual. Isso porque, hoje em dia, as empresas de todos os segmentos estão cada vez mais competitivas.
Esse alto nível ocorreu, por sua vez, devido aos clientes que se tornaram mais exigentes. Por fim, as demandas dos consumidores dizem respeito à forma de comprar — que mudou significativamente nos últimos tempos.
Com o crescimento do e-commerce, as pessoas passaram a usar ainda mais a internet para consumirem produtos ou serviços. Elas podem fazer isso de forma direta, ao comprarem nas lojas virtuais, ou indireta, ao buscarem informações sobre o que desejam na internet, e depois comprarem nas lojas físicas.
Seja como for, a quantidade de informação e abundância de opções tornaram os clientes mais qualificados, de uma forma geral. Por isso, é importante saber quantos tipos de clientes existem e como determinar qual melhor se encaixa à realidade de sua empresa.
Veja a seguir o quão é importante entender sobre cada tipo de cliente e qual é aquele que sempre busca por novidades!
O que é tipologia de clientes?
Os tipos de clientes são dados comportamentais, de personalidade e critérios que levam os leads a tomar uma decisão de compra. Cada perfil pode ter uma necessidade diferente de aquisição e costuma apresentar mais ou menos exigências para gastar com um produto ou serviço.
A tipologia é composta por grupos de clientes separados por características e que podem ajudar a empresa a se comunicar melhor, após ter feito uma análise criteriosa de cada um. É importante conhecer os leads para proporcionar um atendimento especial, que cause uma boa experiência e ajude a aumentar as possibilidades de vender.
Por que identificar os tipos de cliente?
Cada perfil de cliente ideal possui uma característica, por isso, ter conhecimento sobre estas informações é um diferencial competitivo que pode elevar as chances de conversão. Realizar um estudo completo sobre o seu público-alvo pode auxiliar a melhorar as conversas e proporcionar uma experiência de compra agradável para os leads qualificados.
Importância de identificar
Neste caso, a identificação é fundamental para prevenir erros e garantir que os prospects permaneçam ativos na base até estarem aptos à conversão e fidelização. Quando se sabe o seu tipo de cliente, é possível ter maior assertividade nos diálogos e mais chances de conversão, além de conseguir entender rapidamente o que cada lead precisa e tem mais confiança de lidar com possíveis objeções.
Quantos tipos de cliente existem?
Os tipos de clientes que existem são baseados nos aspectos da personalidade de cada um. Há aqueles que, em muitos casos, estão mais propensos a comprar. Existem outros que possuem muitas objeções e aqueles que são mais pragmáticos do que sentimentais.
O primeiro tipo de cliente é o pragmático, o qual prefere uma venda concisa, sem muita conversa, na qual o vendedor rapidamente aborda o assunto que interessa de uma forma clara. Nas vendas onde é necessário falar mais — principalmente por conta da complexidade do produto e da oferta — pode ser mais difícil atender esse cliente pragmático.
Esse cliente passa a impressão de estar apressado sempre. Portanto, o vendedor precisa ser habilidoso para oferecer soluções eficazes em um discurso breve. Aqui, a melhor estratégia é ter amplo conhecimento do produto, do cliente e ser assertivo nas respostas para as dúvidas que surgirão.
Já o segundo tipo de cliente é o analítico: o exato oposto do pragmático. Enquanto o cliente pragmático só quer resolver tudo em tempo hábil, o analítico quer abundância de informações. Raramente esse tipo de consumidor faz as suas compras com emoção. Aqui, pode não ser aconselhável se apoiar tanto nos gatilhos mentais muito puxados para a sentimentalidade.
Nesse caso, o atendimento ideal é um que seja bem detalhado, com riqueza de dados. Para lidar com esse cliente ponderado, o vendedor precisa ter paciência e conhecimento para tirar todas as suas dúvidas. Além disso, deve priorizar uma linguagem mais formal, que demonstra a seriedade e credibilidade da empresa.
O terceiro tipo de cliente é o afável. Enquanto os dos primeiros são mais puxados para as decisões racionais (por pragmatismo ou análise), esse aqui, mesmo que não perceba, é mais levado pelas emoções. Esse é um consumidor que dá muito valor à aproximação em cada atendimento.
Com isso, o vendedor precisa desenvolver suas habilidades de comunicação interpessoal, bem como empatia e capacidade de ouvir. Ou seja, o vendedor deve mostrar a confiabilidade da empresa, não somente a credibilidade.
Por fim, o quarto tipo de cliente é o “expressivo”. Uma característica interessante dele é gostar de um atendimento rápido, mas não por ser pragmático, e sim por gostar de atenção. O cliente muito expressivo gosta de falar — o que pode ser uma arma nas mãos de um vendedor experiente.
Afinal de contas, quanto mais o cliente revela sobre sua vida, mais ele oferece informações para que o vendedor faça o seu pitch com eficácia. Para lidar com esse cliente, o vendedor deve estabelecer uma espécie de relacionamento, pautado na informalidade, mas sem perder o profissionalismo.
Como saber qual o melhor tipo de cliente para minha empresa?
Mas como determinar qual é o tipo de cliente com que lidamos na hora do atendimento? É óbvio que os dados levantados na prospecção são úteis, mas os tipos de clientes são relacionados com a personalidade de cada um.
E essa informação é adquirida muito mais no contato direto com cliente, do que em qualquer outra etapa do funil, por exemplo. Para saber melhor qual tipo de cliente é ideal para a sua empresa, é preciso conhecê-lo e entender suas necessidades.
Conhecer o cliente
Conhecer o cliente é uma tarefa que o vendedor precisa fazer antes e durante o contato com o consumidor. Antes, é necessário fazer uma boa pesquisa, descobrir suas informações básicas como: gênero, localidade, dados de contato, além de informações sobre suas preferências de consumo, se já foi atendido antes, etc.
Após a pesquisa, que é otimizada através de um bom CRM, o vendedor deve se preparar para, ao mesmo tempo, ouvir e vender.
Entender a necessidade dele
Durante o atendimento, o vendedor deve aguçar os ouvidos e ser empático, a fim de estar disponível para o que o cliente falará. Ao conversar, o cliente revela seus medos, dores, desejos e preferências.
Com isso, é possível estabelecer suas necessidades e fazer uma venda mais rápida e eficaz. De fato, essa é a chave para a comunicação e o relacionamento.
Saber lidar com todos os tipos de cliente
Para cada empresa (de qualquer segmento) existe um público ideal. Mas ele não representa o dia-a-dia da equipe de vendas.
É necessário conhecer os diversos tipos de clientes em seus perfis psicológicos e de consumidores. Estudar inteligência emocional, ainda mais em uma situação de venda, é uma estratégia para vender para qualquer tipo de pessoa, desde os clientes mais exigentes até os mais analíticos e os mais afetivos: não faltarão conversões.
Como prospectar para diferentes tipos de clientes?
Com o módulo B2B da Stone Station, você consegue prospectar o tipo de cliente ideal para o seu negócio. Este é um serviço completo, de fácil utilização e com um menu robusto que oferece exatamente o que a sua empresa pode precisar para aumentar as chances de fazer bons negócios.
Como encontrar?
Encontre no módulo B2B da Stone Station, o tipo de cliente com o uso dos 40 filtros disponíveis e que vão fornecer os dados que a sua empresa precisa. As informações são rigorosamente atualizadas e em instantes, você recebe o que demanda para começar a realizar os estudos e definir boas estratégias de captação de leads.
Qual o tipo de cliente que busca sempre por novidades?
Dentre os tipos de cliente que vemos por aí, aquele que sempre busca por novidades é o cliente que compra porque gosta da marca. Ele simplesmente passou por uma boa experiência de compra (talvez várias) e, por isso, se transformou em um cliente fidelizado.
Além disso, o cliente que gosta da marca também pode ser uma boa fonte de marketing de referência. Por isso, o recomendado é nunca perdê-lo de vista!
É importante entender qual o melhor tipo de cliente?
Agora que você conhece alguns tipos de cliente, assim como suas características e quais as melhores estratégias de venda para cada um, chegou a hora de saber como entender como abordá-los.
É impossível prever quem chegará interessado em um produto ou em algumas informações. Talvez seja uma pessoa mais tímida, mas que por trás de poucas palavras e gestos realmente deseja comprar um produto ou serviço, e apenas precisa ter suas dúvidas sanadas. Se o vendedor não souber lidar com isso, pode perder o cliente.
Já os clientes expressivos podem simplesmente querer conversar e não ter muita intenção de consumir. O vendedor também precisa saber lidar com isso e focar a atenção do cliente no que importa. Para os analíticos é necessário demonstrar conhecimento e, no caso dos pragmáticos, é preciso ser rápido e eficaz.
Esses são apenas alguns exemplos de situações que podem acontecer em qualquer atendimento, mas que certamente demonstram o quanto é necessário saber lidar com cada tipo de cliente e suas subjetividades.
Após conhecer mais sobre o perfil de cada cliente, o importante é orientar suas vendas para que sejam eficazes, humanas. Mas além disso, é importante fornecer a sua equipe de vendas, ferramentas eficazes como a Stone Station, onde é possível consultar dados de clientes e assim, prospectar com inteligência através da plataforma da Data Stone e claro, gerar muitas conversões
Vantagens de trabalhar os diferentes tipos de clientes
Existem algumas vantagens de trabalhar os diferentes tipos de clientes, porém, com os dados obtidos por meio do módulo B2B, é possível entender as necessidades dos perfis e fornecer o que eles precisam com agilidade. Com isso, a sua companhia pode aumentar as chances de vender, reduzir erros e fornecer uma experiência positiva para os leads que precisam da sua solução.
Campanhas de marketing segmentadas
Estudar o tipo de cliente pode auxiliar a equipe desenvolver campanhas de marketing segmentadas para o público-alvo correto. Conteúdos exclusivos chegam aos nomes ideais e podem aumentar as possibilidades de atrair somente leads qualificados para a base.
Redução de erros ao conhecer o tipo de cliente
A sua empresa pode reduzir erros ao conhecer e entender melhor o tipo de cliente que precisa de auxílio. Com as informações adequadas, você tem melhores possibilidades de oferecer o serviço correto por compreender as dores dele, o que evita o fornecimento de produtos inadequados.
Melhora de relacionamento com os leads qualificados
Construir um excelente relacionamento com os leads é fundamental, pois, futuramente, podem se tornar perfis fieis e defensores da sua marca. Portanto, ter pleno conhecimento do tipo de cliente que consome os seus conteúdos auxilia na construção de uma relação de longo prazo e previne leads inativos na base.
Aprimoramento de produtos e serviços e diferencial competitivo
O fato de saber bem o tipo de perfil de cliente pode ajudar a sua empresa a aprimorar produtos e serviços para melhor atender o público e garantir plena satisfação. Melhorias constantes mostram aos leads que o seu negócio realmente se importa com as opiniões por eles deixadas em conversas e feedbacks, o que faz a marca ser um diferencial.
Essa é uma forma de mostrar autoridade plena nas soluções vendidas e proporcionar um atendimento especial para cada tipo de perfil que procura a sua companhia, pois quanto mais acolhido pela empresa, maiores são as chances de um cliente ser fidelizado.
Suporte personalizado
Quando o cliente é fidelizado, é normal surgirem solicitações de suporte e com o pleno conhecimento sobre este perfil, o seu time vai conseguir prestar atendimento imediato para solucionar o problema. Fornecer ajuda rápida é um forte diferencial para a sua empresa, além de auxiliar na prevenção de possíveis reclamações, por exemplo.
Bons clientes na base
Conhecer o tipo de cliente evita a comunicação com leads inadequados e incompatíveis com a sua companhia. Deste modo, o relacionamento é construído somente com perfis qualificados e que realmente gostam das soluções fornecidas pela sua marca.
Data Stone: sua escolha ideal para encontrar seu cliente
A Data Stone é a escolha perfeita para encontrar o seu tipo de cliente ideal e conseguir se comunicar de imediato. Com o módulo B2B, você filtra os dados que quer saber sobre os leads e, ao receber o arquivo com as informações completas, pode iniciar os contatos em menos tempo para elevar as oportunidades de vender – ainda, é possível contar com:
- Plataforma robusta, completa e repleta de filtros eficientes;
- Pesquisa rápida e prática;
- Dados constantemente atualizados;
- Informações assertivas;
- 40 filtros disponíveis;
- Estudo de cliente aprimorado;
- Facilidade de importar o arquivo a sua ferramenta de gestão.
Ter dados regularmente atualizados previnem erros de comunicação e podem tornar o envio de conteúdos aos leads mais personalizados. A equipe consegue realizar um estudo completo de clientes e entender o que precisam para fornecer as soluções ideais em tempo hábil.
Com o módulo de prospecção B2B da Stone Station, você tem a oportunidade de entender melhor o tipo de cliente ideal que a sua empresa busca e vai poder desenvolver estratégias eficientes para fortalecer a conversão e fidelização. Ao entrar em contato com a Data Stone, um dos especialistas vai responder a sua mensagem e tirar as suas dúvidas relacionadas à plataforma!