Comunicação mercadológica: como funciona e por que é importante?

Comunicação mercadológica como funciona e por que é importante

Investir em ter uma boa comunicação mercadológica é fundamental para garantir o correto funcionamento da sua empresa, assim como manter a rotina engrenada e de forma que transcorra adequadamente. Ser comunicativo é de extrema importância para as empresas, pois elas podem atingir os resultados que precisam para se consolidar no mercado e conquistar outras vantagens de igual importância a longo prazo.

Sabe-se que companhias que não atuam com esse modelo de comunicação podem encontrar dificuldades de se relacionar com os potenciais clientes e conduzi-los pelo funil de vendas. Devido a esse aspecto, os esforços dos colaboradores são desperdiçados, pois não conseguem se comunicar com os leads nem desenvolver ações eficazes que os mantenham interessados nos serviços oferecidos pela empresa.

O que é a comunicação mercadológica?

A comunicação mercadológica envolve um conjunto de estratégias voltadas para comunicar a divulgação de um serviço ou produto específico. Seu principal objetivo é conquistar mais público e aumentar as vendas, além de ser uma maneira de fortalecer a imagem da empresa e obter mais autoridade com a solução que vende.

O que é a comunicação mercadológica
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Com uma boa comunicação mercadológica, é possível aumentar a taxa de conversão e garantir cada vez mais uma boa relação com o seu lead. Ao investir nessa estratégia, é possível mostrar ao seu cliente que se importa e que tem a solução necessária para o seu problema.

Por que é importante?

Trabalhar com a comunicação mercadológica aprimora o relacionamento com o público-alvo e pode ajudar a métrica de conversão. Para as empresas, esta é uma estratégia indispensável, justamente por auxiliar na divulgação dos serviços, melhorar a relevância e reter leads qualificados na base.

Quais as formas da comunicação mercadológica?

Existem diversas formas de comunicação mercadológica, onde cada uma oferece às empresas táticas eficientes para conquistar o público-alvo ideal. Conhecer cada uma delas faz com que você escolha a ideal para a sua empresa – confira as principais!

Publicidade

A publicidade é um método de comunicação que visa conquistar os leads, desenvolver a consciência de marca e consolidar o nome da empresa. É de interesse também concretizar melhores vendas e se estabelecer no mercado com um diferencial competitivo da concorrência.

Eventos

Participar de eventos é mais uma maneira de reter atenção dos potenciais leads, por meio de conversas e divulgação da marca. O uso de folhetos informativos, brindes, cartões de visita e até mesmo participações em palestras são métodos de atrair os prospects e aumentar as possibilidades de retenção, conversão e fidelização.

Interagir com os participantes do evento é importante para aumentar o engajamento da companhia. Ao fazer isto, você consegue obter um bom networking e ter uma carteira repleta de contatos importantes, e que podem ajudar o seu negócio a se desenvolver cada vez mais.

Propaganda

A propaganda é feita para trabalhar com a comunicação mercadológica. Porém, indo mais além, a intenção é apresentar as crenças e valores de uma empresa. A finalidade é atrair, persuadir e conquistar o público-alvo por meio de mensagens que inspiram e comovem, para construir laços e influenciar os leads tomarem decisões de seguir a marca nas redes sociais ou fazer uma compra.

Promoção de vendas

A promoção de vendas atua com estratégias que ajudam a impulsionar os serviços e produtos para os prospects de interesse da companhia por um determinado período. Neste caso, as promoções por tempo limitado, frete gratuito por 2 dias, cupom para realizar a primeira compra na loja, ou o famoso “compre um e leve outro” são exemplos que podem ser utilizados por sua empresa.

Marketing direto

O marketing direto é mais uma forma de comunicação mercadológica que tem a função de interagir com o potencial cliente sem um intermediador. Ou seja, todos os contatos são realizados por envio de newsletter, e-mail marketing, e-books e diálogos regulares; tanto por eventos e reuniões, quanto pelas redes sociais.

Venda pessoal

Os vendedores se encarregam de realizar as vendas diretamente com um cliente que possui chances melhores de comprar. A intenção é dialogar com o lead, a fim de persuadi-lo, fornecer informações relevantes, tirar dúvidas e mostrar a importância de fazer a aquisição da solução em questão.

Relações públicas

As relações públicas analisam a forma como a empresa precisa dialogar com o público-alvo, realiza acompanhamento da marca e ajuda no desenvolvimento de uma relação duradoura com os leads e clientes já fidelizados. Este é um grupo fundamental para a comunicação mercadológica, pois possui expertise em persuasão e pode dialogar com a imprensa, investidores e nomes importantes que podem ajudá-la a crescer.

Merchandising

O merchandising é uma ação promocional feita em áreas de venda com a intenção de promover produtos e auxiliar os leads a terem pleno conhecimento do que é a marca e o que ela faz. Este é um tipo de comunicação mercadológica que pode influenciar os potenciais clientes a fazerem uma compra, e que pode trabalhar com os gatilhos mentais como forma de potencializar a estratégia.

Como usar a comunicação mercadológica na sua empresa?

Para usar a comunicação mercadológica, tenha em mãos dados de potenciais leads para conseguir se comunicar melhor. Com o módulo B2B da Stone Station, você consegue obter as informações de que precisa a respeito do seu público-alvo por meio de uma busca segmentada, feita com os 40 filtros disponíveis.

Como usar a comunicação mercadológica na sua empresa
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Os dados fornecidos são rigorosamente atualizados para assegurar qualidade e auxiliar as equipes comerciais e de marketing a se comunicarem melhor com os leads. A segmentação ajuda a definir os perfis que melhor se encaixam com as necessidades da empresa, evitando que prospects inadequados sejam contatados pelos colaboradores.

Vantagens da comunicação mercadológica

A comunicação mercadológica pode ser vantajosa para a sua empresa, por ser possível aumentar o reconhecimento da marca para o público-alvo. Ou seja, todos os esforços são direcionados para leads qualificados que têm desejo de adquirir os seus serviços, impedindo que prospects de baixa qualidade sejam procurados ou tenham acesso às propagandas e promoções.

Melhor reconhecimento da marca

Com esse tipo de estratégia, é possível melhorar o reconhecimento da marca e atrair mais leads interessados em comprar, pois se interessaram nas soluções e nos benefícios que podem ser proporcionados durante a utilização. A sua companhia pode trabalhar com a comunicação mercadológica para chegar a um número maior de prospects e conseguir convertê-los em clientes fieis e defensores do seu negócio.

Experiência especial para o cliente

O envolvimento do cliente com a marca é melhor, porque as experiências fornecidas pela empresa são exclusivas e especiais. As comunicações por e-mail ou WhatsApp, por exemplo, são atenciosas, informativas e relevantes, além dos serviços e produtos atenderem às expectativas ao longo do uso.

Possibilidade de conquistar mais leads

Ao desenvolver uma mailing list completa com a Data Stone, você pode ter uma comunicação mais assertiva com o seu público-alvo, porque possui dados completos sobre os leads. Dessa forma, você consegue desenvolver estratégias de comunicação mercadológica que auxiliem na nutrição e fidelização dos potenciais clientes.

Relevância no mercado

Realizar comunicações estratégicas com os prospects é indispensável para obter mais relevância no mercado, fortalecer-se e conquistar mais autoridade no nicho. A marca pode desbancar a concorrência e expandir os negócios para atingir leads que precisam de uma solução eficaz.

Vender para o público certo

Montar uma lista repleta de informações dos leads permite que a equipe consiga direcionar esforços somente para o público-alvo ideal, e não contate os que possuem pouco ou nenhum interesse no que a sua marca faz. Deste modo, o time de vendas consegue estabelecer uma excelente comunicação, e pode encontrar possibilidades melhores de vendas.

Tipos de comunicação mercadológica

Existem alguns tipos de comunicação que podem ser analisados e estudados pelas empresas para aplicar internamente e aprimorar estratégias já existentes. É essencial definir os melhores para o seu negócio fazer uso, e conquistar ainda mais leads qualificados, tendo como principais os seguintes:

  • Propaganda corporativa e institucional;
  • Publicidade de produtos, serviços, classificados e promoção;
  • Marketing direto pode atuar com telemarketing e internet;
  • Ações de marketing.

A publicidade de produtos, serviços e promoções é uma maneira eficaz de atuar com a comunicação e atrair a atenção do público ideal. Para ter sucesso nessa tática, é necessário verificar quais as necessidades dos leads para desenvolver conteúdos com gatilhos mentais, a fim de fazê-los tomar uma ação.

Ter conhecimento pleno sobre o público-alvo é indispensável para trabalhar com estratégias eficientes e que podem proporcionar resultados positivos no longo prazo. A Data Stone possui serviços de alta qualidade que podem auxiliar o seu negócio a interagir com os leads qualificados e elevar as chances de vender!