Como construir o melhor marketing email design?

Como construir o melhor marketing email design

O marketing email design se torna uma excelente opção nos dias atuais para aumentar a eficácia das suas estratégias e a possibilidade de ter melhores resultados futuros. Esse ponto é fundamental para a companhia como um todo e deve ser aplicado nos produtos, serviços e no marketing, assim como em suas mensagens enviadas por e-mail.

Um marketing focado no design pode apresentar melhor performance – ao menos é o que o mercado afirma. Em pesquisas recentes, 41% das empresas afirmaram que recursos visuais empregados no marketing foram relevantes para o aumento do sucesso de seus investimentos, e este recurso pode facilmente ser adaptado em seu e-mail. 

O que torna um marketing email design eficiente?

Diversos fatores tornam o design email marketing eficiente, como a associação dos clientes com sua empresa, a personalização e a autoridade da sua marca.

O que torna um marketing email design eficiente
Fonte/Reprodução: original

Esses elementos corroboram para tornar o seu negócio reconhecível e para aumentar a relação do público com sua empresa. Entre outros elementos que tornam o design eficaz estão: 

  • Criação de identificação visual com seu público; 
  • Tornar sua empresa mais acessível;
  • Permitir a personalização; 
  • Mensagens mais agradáveis para o público; 
  • Foco maior para suas vendas; 
  • Converter leads B2B em clientes. 

No entanto, é preciso entender um ponto importante: o marketing email design depende do conhecimento do seu público-alvo. Estudos comprovam que diversos fatores culturais, geográficos e psicográficos influenciam a recepção do marketing. Compreender esses aspectos e orientar seu design para atendê-los pode aumentar a performance do email

10 Dicas para construir o seu marketing email design

Para que sua empresa consiga aplicar o email marketing de verdade, separamos abaixo 10 dicas indispensáveis para criar mensagens eficientes e que conseguem chamar a atenção dos seus leads B2B e aumentar o valor do seu produto. Veja o que fazer para criar um email marketing design de qualidade! 

Atenção ao assunto

O assunto do email é uma das suas partes mais importantes e deve ser muito bem planejado. Seu primeiro objetivo é informar o teor da mensagem, mas, além disso, ele deve chamar a atenção e fazer com que o leitor se sinta interessado em abrir o email. Utilizar gatilhos mentais no campo assunto é uma ótima ideia.

Atenção quanto ao horário

Embora o e-mail possa ser aberto a qualquer momento, é interessante utilizar horários comerciais para enviar suas mensagens. Se o seu cliente estiver online na hora que receber o e-mail, as chances de abrir imediatamente a mensagem e engajar com a estratégia são maiores. 

Ainda, estudos recentes definiram quinta-feira, terça-feira e quarta-feira, respectivamente, os melhores dias para enviar mensagens, sendo os melhores horários das 8 da manhã até às 10 da manhã. Os horários das 13 e 15 horas também são excelentes para disparar marketing email design. 

Escolha bem as cores

Lembre-se de prestar bastante atenção nas cores do seu email. Os elementos visuais são importantes para passar a mensagem, e sua marca deve ter cores características, que marcam sua identidade e faz com que seu conteúdo seja sempre lembrado.

Personalize

A personalização é fundamental para ter uma maior eficiência em suas mensagens. Quanto mais personalizado for o seu email, mais bem recebido será pelo cliente. Ela pode ocorrer em diversos níveis, desde o teor das mensagens, cores utilizadas, elementos visuais e até mesmo produtos oferecidos. 

Utilizar dados na personalização e segmentar suas mensagens é essencial para conseguir atingir seu público. Assim, a personalização seguida de segmentação B2B permite que sua empresa possa se comunicar com diversos leads ao mesmo tempo, porém de maneira personalizada. 

Use imagens

O uso de imagens é uma das melhores formas de passar uma mensagem e elas devem ser criadas com base no conteúdo do email. Há diversos métodos de inserir imagens em sua mensagem, que podem ir de memes feitos apenas para chamar atenção até a amostras do seu produto ou serviço. 

Ortografia e gramática perfeita

Não deixe de prestar muita atenção à gramática e ortografia das mensagens, que sempre devem estar corretas. Muitos clientes têm pouca paciência para mensagens escritas de maneira incorreta e com erros de português. Releia sempre suas mensagens antes de enviá-las. 

Estruture suas mensagens

Quando escrever seu texto, preste atenção em sua estrutura geral. Veja se sua leitura é fluída, se o que importa dentro da mensagem está claro e se o cliente terá algum problema para ler seu email. É importante para o marketing email design que a estrutura textual esteja em harmonia junto com os elementos visuais.

Seja criativo

A criatividade costuma dar muito certo no email e no marketing. O design deve respeitar certas estruturas e fórmulas prontas que já foram testadas várias vezes, porém, sua equipe de marketing pode ser criativa e apostar em elementos inusitados para chamar atenção. 

Utilize gatilhos mentais

Gatilhos mentais são formas clássicas de chamar atenção do cliente, como criar um senso de urgência, empatia, utilizar argumentos de autoridade ou até mesmo confiança. Estude seus leads B2B e veja qual o gatilho mental mais se conecta com eles e quais fazem sentido para seu produto – os principais, incluem:

  • Autoridade;
  • Confiança;
  • Empatia; 
  • Autoridade;
  • Urgência;
  • Escassez;
  • Novidade;
  • Antecipação;
  • Prova social. 

Adapte cada um deles para sua realidade e design do seu email, pois são ferramentas muito úteis para conseguir chamar atenção do público e associar seu produto a um bem com vários benefícios. Vale muito a pena estudar seus leads B2B e descobrir os gatilhos mais favoráveis para aplicar no marketing email design. 

Cuidado com os excessos

Embora tenhamos chamado atenção para os elementos visuais, ainda assim é importante nunca exagerar. Cuidado com o excesso de cores, imagens, vídeos e outros elementos visuais que podem poluir a sua mensagem. É importante encontrar o equilíbrio e investir em um marketing email design clean

Exemplos de marketing email design

Certos exemplos de marketing email designs são tradicionais e muito úteis para utilizar em sua empresa como as mensagens informativas, promocionais ou até mesmo de boas-vindas. Alguns exemplos de marketing email design, envolvem:

  • Email de boas-vindas: este tipo de email deve ser produzido com a intenção de trazer conforto para seus clientes B2B. Seu design deve trazer algo de acolhedor e animador, de preferência com foco nas imagens e cores tradicionais de sua marca; 
  • Email promocionais: estes devem atiçar seus clientes B2B e investir em mensagens com gatilhos mentais. Servem para lançar produtos e serviços, e por isso devem ser visualmente interessantes, chamativos e especialmente segmentados; 
  • Email com marketing de conteúdo: o design é importante também para o marketing de conteúdo, onde o foco é enviar mensagens úteis, geralmente de topo de funil. O seu design deve ser mais objetivo e centralizado em artigos no infoproduto oferecido;
  • Email para abandono de carrinho: também chamadas de mensagens para usuários inativos, devem ser enviadas para clientes B2B que abandonaram produtos que mostraram interesse. O design deve ser personalizado de acordo com o interesse do cliente e ter um design que enalteça os pontos positivos do produto ou serviço. 

Esses são alguns exemplos dos emails que podem ser planejados com um design inteligente. Durante a rotina de uma empresa no mercado B2B, diversos deles serão utilizados e aplicados conforme o estado do lead e a conveniência. Em todos eles a equipe de marketing pode aplicar um design inteligente. 

Conte com a Data Stone para construir sua mailing list

E a base de todo o marketing email design é a mailing list, o contato de diversos emails B2B que você pode conquistar com a Data Stone! Nossa plataforma Stone Station como suas demais ferramentas, como o Módulo B2B, permite que seu negócio possa consultar um banco de dados e o contato de email de diversas outras empresas. 

Conte com a Data Stone para construir sua mailing list
Fonte/Reprodução: original

As nossas ferramentas não só auxiliam a sua empresa a aplicar na prática o email marketing, como também proporcionam um conhecimento mais amplo e profundo a respeito do mercado. Este conhecimento é essencial para criar o marketing mais eficiente para seus leads B2B. 

Uma empresa que investe no marketing email design pode aumentar a performance de suas mensagens e, consequentemente, sua receita. Por isso, é essencial estudar as formas de fazer marketing, obter dados atualizados sobre seus leads B2B com as plataformas da Data Stone e passar a investir nessas mensagens enriquecidas!